Em razão de notícias de que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou o recolhimento de medicamentos produzidos a base de Ranitidina e do recall efetuado pelo laboratório Sanofi, o Procon-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, notificou os laboratórios Aché, Sanofi (Medley), Nova Química, Germed, Legrand Pharma, EMS e Hipolabor para que esclareçam sobre quais providências estão sendo tomadas relativas ao recolhimento do medicamento Cloridato de Ranitidina.
As empresas deverão informar a natureza do problema e das consequências, incluindo potenciais riscos que oferece à saúde e segurança dos consumidores; e quais os produtos afetados (modelo, lote, período inicial e final de fabricação).
O Procon-SP pede ainda a descrição dos procedimentos adotados junto aos consumidores que adquiriram o produto, inclusive sobre reembolso do valor pago.
As notificações visam resguardar a saúde e segurança dos consumidores. As empresas deverão responder ao Procon-SP no prazo de sete.