Apesar das adversidades na economia enfrentadas de forma geral no Brasil em 2019, a Kodak Alaris conseguiu se posicionar como líder indiscutível, alcançando um faturamento semelhante ao conquistado em 2018. Ou seja, mesmo com um cenário instável, a empresa conseguiu manter-se firme no mercado de digitalização no país.
Importantes investimentos e lançamentos de inovação tecnológica de grande relevância para os processos de transformação digital, foram fundamentais para esse resultado. “Estamos finalizando um ano muito bom em resultados para a Kodak Alaris em toda a América Latina, com um crescimento no faturamento acima de dois dígitos no nível regional, onde fortalecemos nossa participação no mercado privado, principalmente no segmento de educação e serviços financeiros”, afirma Vanilda Grando, diretora de negócios de LATAM para Kodak Alaris.
A marca também fechou cinco novas alianças estratégicas globais com o objetivo de fornecer uma solução de ponta a ponta para seus clientes finais, o que, juntamente com parceiros de negócios regionais ou locais, facilita a automação de processos. “A aliança com TAIGER (Software de Inteligência Artificial), UiPath (RPA Solutions), SoftExpert e Newgen (ECM / BPM), permite entregar aos usuários finais um nível acima de 85% de precisão nas informações extraídas de documentos que ainda estão no papel”, acrescenta Vanilda.
Em relação aos equipamentos de alto volume, em 2019 no Brasil, a demanda e a venda de scanners de produção para o mercado privado aumentaram significativamente em comparação ao ano anterior.
Em termos geográficos, a marca destacou um crescimento muito importante no Peru, Colômbia e América Central, onde fortaleceu sua presença e cobertura por meio do recrutamento de novos canais.
Para 2020, as expectativas são ainda melhores, já que a transformação digital é latente em todos os setores que exigem que as informações digitais sejam integradas em seus processos ou estejam disponíveis para consulta e validação. Isso vale para qualquer fluxo de trabalho que envolva gerenciamento de documentos. É possível melhorar, ainda, tempo, níveis de serviços e segurança, o que representa uma perspectiva positiva para o setor.
Segundo os líderes da Kodak Alaris na América Latina, em 2020 as soluções inteligentes adicionadas ao processo de conversão de papel físico em digital se tornarão ainda mais importantes e indispensáveis.
Entre os desafios da Kodak Alaris para esse novo ano, está continuar inovando para enfrentar a entrada de dispositivos móveis com software de captura avançados, multifuncionais com tecnologias de digitalização, softwares de captura e integração avançada.
Em relação aos esforços de marketing, Sandra Galvéz, gerente de marketing de LATAM e Felipe Fontes, gerente de marketing Brasil afirmam que todos os esforços estarão concentrados na geração de demanda. A expansão dos canais continuará sendo o foco para 2020. A diretiva latino-americana projeta para a região um crescimento semelhante ao de 2019, continuando com um forte investimento no desenvolvimento de soluções em nuvem, focado na automação de processos de negócios.
“Temos um forte interesse em alcançar todos os espaços de colaboração que envolvem o manuseio ou gerenciamento de documentos e a extração de informações e dados deles. Nossos modelos não apenas buscam permitir experiências de digitalização fáceis de operar e fáceis de usar, mas também adaptáveis e escalonáveis às tecnologias e processos existentes nos ambientes de nossos clientes.”, conclui os gestores de Marketing da Empresa.