A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Serpro firmaram, hoje, 4/2, Acordo de Cooperação Técnica válido pelos próximos doze meses. O Acordo tem como objetivo estruturar a parceria entre as duas entidades para o desenvolvimento de novas soluções digitais para internacionalização de empresas e atração de investimentos estrangeiros ao Brasil.
O ACT prevê a criação de Planos de Trabalho para cada um dos negócios digitais a serem elaborados por meio da parceria. Os planos de negócio para cada uma das soluções serão documentados e regerão a relação contratual entre as partes. A primeira solução a ser implementada por meio do Acordo será uma plataforma voltada à interação com do investidor estrangeiro.
Um protótipo do aplicativo de
matchmaking foi apresentado no evento. A solução facilitará, aos investidores e
compradores estrangeiros, encontrar empresários brasileiros com ideias
promissoras, incentivando a captação de recursos.
Conhecimento de mercado
“A assinatura deste ACT integra uma
das frentes da estratégia de transformação digital e inovação da Apex-Brasil.
Essa é a primeira vez que a Agência busca soluções alternativas para o
cumprimento de sua missão institucional, que é a promoção de exportações e
atração de investimentos estrangeiros diretos para o país”, explicou o
presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia. “A parceria com o Serpro nos
permitirá aprimorar nosso trabalho por meio de novas formas de coletar dados,
de inteligência artificial, de robôs virtuais e de outras soluções tecnológicas
de ponta. A expectativa é somar esforços numa parceria que reflita o
conhecimento de mercado e as melhores práticas digitais. Este é um acordo
estratégico de ganha-ganha. De um lado, a Apex-Brasil passa a contar com a
expertise tecnológica do Serpro que, em contrapartida, terá oportunidade de
trabalhar na internacionalização de sua marca e seus serviços, chancelados por
uma estrada de mais de 50 anos de atividades”, acrescentou.
“O Serpro merece a internacionalização e exportar seus sistemas e produtos
para a consolidação da transformação digital. Essa é a visão que queremos
implementar: exportar inteligência digital, pois temos muito a levar para fora
do país. Este ACT é um marco na história da empresa. Uma iniciativa que é boa
para o Serpro, como empresa, e para o Estado. E a primeira solução dessa
parceria: o Tinder dos compradores, investidores e empresários, já mostra o
espírito empreendedor dessa parceria”, destacou o presidente do Serpro, Caio
Mario Paes de Andrade.
O Acordo é amparado pela Lei das Estatais (Lei n. 13.303/2016), que viabiliza a
exploração conjunta de uma atividade com o compartilhamento dos riscos e
resultados pelo Estado e a iniciativa privada.
O ACT inclui a realização de atividades de pesquisa, desenvolvimento e
inovação, com transferência tecnológica e compartilhamento de capital
intelectual, mão de obra especializada, capacitação e treinamento, além de
metodologias de inovação de produtos e processos.
Contrapartidas
A assinatura do ACT é vantajosa para as duas instituições: enquanto a
Apex-Brasil ganhará soluções tecnológicas mais modernas, o Serpro terá a sua
marca divulgada para investidores estrangeiros e compradores internacionais, o
que é relevante para o processo de internacionalização do órgão. Além disso, o
acordo possibilitará a rentabilização por meio da prestação de serviços
digitais, o que deverá contribuir para o equilíbrio econômico e financeiro das
duas instituições.