A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) lança nesta segunda-feira (10/2) o novo site da Agência Brasil (http://agenciabrasil.ebc.com.br), que está mais moderno e interativo. O lançamento também celebra os 30 anos do veículo.
Sempre conectada às evoluções tecnológicas e com foco no público, a Agência Brasil continua se reinventando e chega à terceira década sendo considerada uma das mais importantes e respeitadas fontes de informação do país.
“Além da reconhecida qualidade do conteúdo produzido, com matérias e reportagens republicadas pelos mais diversos veículos da imprensa, o novo site está mais dinâmico, com recursos que oferecem uma melhor experiência aos usuários e em sintonia com novos comportamentos em ambientes digitais. A modernização da Agência Brasil objetiva não apenas atrair novos públicos, como também fidelizar a audiência já conquistada. A visão da EBC é ser uma empresa relevante para a sociedade, e é com base nesta diretriz que procuramos aperfeiçoar os nossos produtos e serviços”, afirma o presidente da EBC, Luiz Carlos Pereira Gomes.
A diretora de Jornalismo da EBC, Sirlei Batista, ressalta que a navegação está mais intuitiva e adaptada a dispositivos móveis, tornando mais ágil o compartilhamento de matérias nas redes sociais. “A reformulação da Agência Brasil foi pensada para atender o leitor moderno, que busca uma fonte confiável e responsável para se informar em meio à correria da vida contemporânea”.
A renovação da Agência foi realizada de acordo com a nova identidade visual da EBC, que tem como base as cores da Bandeira Nacional em tons que remetem à Pátria e à cidadania.
Para a gerente executiva de Web e Agência Brasil, Narjara Carvalho, uma das mais significativas mudanças está na modernização gráfica das páginas. “O novo site traz um layout mais atual, que valoriza a informação tanto em texto quanto em foto”, explica.
O novo site foi desenvolvido por talentos da Casa. Profissionais da Diretoria de Operações, Engenharia e Tecnologia (DOTEC) trabalharam durante três meses conjuntamente com representantes da Diretoria de Jornalismo (DIJOR) na realização do projeto.
Agência Brasil: 30 anos de história
A Agência Brasil é uma agência pública de notícias criada em 1990, logo após a incorporação da Empresa Brasileira de Notícias (EBN) pela extinta Empresa Brasileira de Comunicação (Radiobrás).
Em 2007, com a criação da EBC, que incorporou a Radiobrás, a Agência Brasil passou a integrar o sistema público de comunicação, junto com a TV Brasil, a Radioagência Nacional e as Rádios Nacional e MEC.
Com uma cobertura de temas de impacto no cenário nacional, em áreas como política, economia, cidadania, direitos humanos, pesquisa, inovação, cultura, saúde, educação, esporte e internacional, a Agência Brasil estreou sua cobertura na web em 1996, ao publicar o Serviço de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente – boletim semanal distribuído a assinantes.
Todo o material da agência de notícias era distribuído via telex até 1997, quando o noticiário passou a ser publicado integralmente na web, incluindo o seu material fotográfico.
O conteúdo da Agência Brasil pode ser reproduzido gratuitamente, desde que citada a fonte.
Serviço
Agência Brasil – Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
Lançamento do novo site