Enquanto e-commerce é um dos caminhos naturais para as marcas impulsionarem as vendas e atingirem novos mercados, algumas grifes que são nativas digitais também estão explorando o sentido inverso e experimentando a relação direta com os clientes para conquistar e fidelizar novos consumidores em uma loja física. O projeto Trama Lab, desenvolvido pela brMalls no Shopping Tijuca, no Rio de Janeiro, vem sendo uma grande oportunidade para fazer essa “contramão” inovadora. Com baixo investimento e rateio no custo de locação, dez marcas dividem um espaço de 70 m² num dos principais centros de lazer e compras da cidade.
Localizada em um dos pontos mais movimentados do shopping, a Trama Lab reúne operações com conceitos ligados à sustentabilidade, inclusão e tecnologia. Desde o início do mês, fazem parte do projeto a Molde, de moda masculina; Leve Rio e Ideologic de vestuário feminino; Meiota, Anpo, moda praia, Ciranda Flor e Carioca das Gemas, de acessórios; Lovestyle de moda unissex; Craft de papelaria e BW de gastronomia.
O objetivo é colaborar para experimentação e uma possível consolidação das marcas online no varejo tradicional. O projeto piloto também é um laboratório para a brMalls ter um conhecimento ainda mais profundo sobre os desafios da jornada do lojista, sobretudo nesse o momento de otimismo do varejo. “Sempre tivemos o interesse em criar conexões com lojas que nascem das redes sociais, como o Instagram, mas que não têm o tamanho ou capital para entrar num shopping center” afirma Jini Nogueira, Diretora Comercial da brMalls.
A loja conta com um sistema de gestão de vendas e equipe de atendentes próprios da administradora, o que reduz o custo e contribui para o empreendedor concentrar esforços na análise dos resultados e no novo modelo de negócio, acompanhando de perto sua performance e as necessidades de reposição de estoque ou substituição de produtos.
O contato direto entre as marcas e a gerente da Trama Lab permite identificar a demanda por peças não expostas fisicamente, mas que podem ser compradas por encomenda. Além disso, as operações do espaço também foram conectadas à Delivery Center – plataforma integradora de lojas físicas, marketplace e shoppings que permite que as compras online saiam do estoque em exposição no local e sejam entregues em até uma hora ou no mesmo dia.
Para Leonardo Rogienfisz, sócio da Ideologic, que foi selecionada para fazer parte desde o lançamento do projeto, “participar da Trama Lab foi uma grande oportunidade não só para alcançar um público maior em um shopping de grande circulação, como também levar clientes antigos para um ponto físico onde eles têm a oportunidade de experimentar itens de outras marcas bacanas que compartilham o mesmo propósito.
A seleção das grifes é feita pela equipe da brMalls, que não exclui marcas que já atuam no varejo tradicional. A intenção é dar rotatividade e dessa forma oferecer a oportunidade a um maior número de empreendedores.
A Trama Lab também permite que lojas consolidadas em outras regiões possam atuar no espaço e experimentar o mercado local, como um possível estudo de expansão. E com o foco em crescimento, em junho a Trama Lab do Shopping Tijuca vai virar uma megaloja com 320 m² e 22 operações de moda à gastronomia. A brMalls pretende levar a iniciativa a outros estados. Análises de viabilidade já estão em andamento para, em 2021, a iniciativa desembarcar no mercado de shoppings em São Paulo.