Início Notícias Consumidor Visa divulga dicas de segurança para você curtir o carnaval

Visa divulga dicas de segurança para você curtir o carnaval

0

Por ocasião do Carnaval, momento de descontração e distração de muitos que saem para aproveitar o período nas ruas de todo o país, a Visa gostaria de sugerir dicas de como se prevenir contra a perda e roubo de senhas ou cartões durante seus pagamentos de produtos ou serviços durante o evento.

Também podemos trazer mais informações sobre os benefícios dos pagamentos eletrônicos e por aproximação, para que o consumidor possa aproveitar e cair na folia sem preocupações neste sentido. 

Os executivos da Visa estão à disposição para falar sobre o assunto. Para adiantar, seguem abaixo algumas dicas, por Adriana Umeda, diretora de Risco da Visa do Brasil.

Durante o carnaval, golpistas se aproveitam da aglomeração de pessoas nas ruas para aplicar golpes ou realizar pequenos furtos. Além de redobrar a atenção nesses momentos, é indicado que o consumidor utilize bolsas que fiquem mais à frente e próximas ao corpo, como doleiras e pochetes, para se prevenir contra roubo de senhas e cartões. Indicamos seguir outras orientações:

  • Não deixar senhas expostas, tanto em anotações na carteira, em bolsas ou em bloco de notas no celular. 
  • Não levar toda a carteira. Nesse momento, levar um cartão, no máximo dois para uma contingência, além de um documento com foto é uma boa forma de se prevenir.
  • Se necessário, use um celular para as transações. Hoje, já é muito fácil realizar o pagamento por aproximação usando seu celular, relógios ou pulseiras, e quase todas as maquininhas já aceitam esse tipo de transação. Assim, você pode deixar seu cartão protegido em casa se preferir. A transação só é liberada com a autenticação do portador daquele cartão cadastrado. Você pode usar a biometria disponível no aparelho (digital ou autenticação facial, por íris), ou até mesmo digitar uma senha numérica cadastrada no celular para aprovar a transação. Recomendamos também ter mais um fator de prevenção externo, como cadastrar a confirmação da compra para ser avisado por e-mail ou sms,no momento em que ela é feita, assim você controla seus gastos e é avisado caso tenha sido feita uma compra indevida.

O pagamento por aproximação é sempre mais ágil, pode ser feito por celulares, relógios ou nos próprios cartões que já estão habilitados pelos bancos. É super prático e ajuda a não interferir na diversão. Auxilia na prevenção, já que o meio de pagamento não sai da sua mão, evitando que falsos vendedores troquem seu cartão em um momento de distração – fraude bastante comum entre as quadrilhas nos últimos anos. Ao fazer o pagamento e receber o seu cartão de volta, o fraudador faz a troca do cartão do portador por um outro parecido e poderá usá-lo, já que teve acesso à sua senha quando digitou na maquininha.

No caso de perda ou roubo é indicado que o cliente comunique o mais rápido possível o seu banco, para que ele não tenha uma perda posterior, como retiradas da sua conta ou o uso do limite do seu cartão de crédito. No caso do cartão cadastrado no celular, é necessário que o portador entre primeiro em contato com a operadora de celular para cancelar a linha, e também faça a comunicação para os emissores dos cartões que ele tem cadastrado naquele aparelho, para que os bancos possam tomar as medidas necessárias e realizar o bloqueio de tokens e credenciais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui