A OLX Brasil, uma das empresas de tecnologia com crescimento mais rápido no país, anuncia que firmou acordo para adquirir 100% das ações do Grupo ZAP por um valor aproximado de R$ 2,9 bilhões, em dinheiro, fortalecendo sua posição no segmento de Imóveis no Brasil. As empresas permanecerão completamente independentes até que a transação seja aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e as demais condições para o fechamento sejam cumpridas.
A transação ocorre em um momento de alto crescimento para o setor de publicidade online no país. De acordo com o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), o valor total projetado para os investimentos neste setor no Brasil em 2018 foi de R$ 16,1 bilhões, sendo que os classificados online correspondem a cerca de 10% deste montante. Diante disso, é de se esperar que as verbas de publicidade sejam cada vez mais alocadas ao ambiente digital e que o setor de imóveis migre para o virtual. Isso beneficiará particularmente o segmento de classificados online, contribuindo para o crescimento da popularidade e do tráfego das plataformas de publicidade online de imóveis (classificados). Além disso, o setor de Imóveis brasileiro, que tem sido alavancado pela queda na taxa de juros, ainda oferece muito potencial de crescimento até atingir os níveis de maturidade de outros mercados.
“A OLX Brasil e o Grupo ZAP estão na vanguarda para contribuir para que os players da cadeia de valor de Imóveis sejam cada vez mais digitais. Essa transação irá alavancar a capacidade de inovação da OLX Brasil e o desenvolvimento de uma experiência superior para os consumidores, tornando os processos de compra, venda e aluguel de imóveis no Brasil muito mais seguros, simples e eficientes para todos os envolvidos”, afirma Andries Oudshoorn, CEO da OLX Brasil.
“A transação irá permitir uma melhor experiência para os usuários, graças à natureza altamente complementar das plataformas da OLX Brasil e do Grupo ZAP. A combinação de nossas escalas de tráfego online, número de propriedades anunciadas, produto e tecnologia promete acelerar a inovação para construirmos uma gama melhor e mais customizada de serviços para nossos consumidores, anunciantes e outros parceiros”, diz Lucas Vargas, CEO do Grupo ZAP.
O acordo reforça o compromisso da OLX Brasil com o desenvolvimento de um sólido ecossistema de tecnologia no país, promovendo empregos, bem-estar social, empoderando seus usuários privados e profissionais a ganhar ainda mais valor com os serviços da plataforma. A OLX Brasil permanece totalmente comprometida com as suas outras verticais de atuação, como Autos, Bens de Consumo, Empregos e Serviços.
J.P. Morgan e Allen & Company são os assessores financeiros exclusivos da OLX Brasil e do Grupo ZAP nessa transação.
Sobre a OLX Brasil
No Brasil desde 2010, os acionistas da OLX Brasil são dois dos principais investidores globais em tecnologia: a Prosus N.V. (50%), um dos maiores players de marketplace no mundo, – listada na Holanda e majoritariamente controlada pela Naspers Ltda – e Adevinta ASA (50%), um dos maiores marketplaces do mundo, – listada na Noruega e majoritariamente controlada pela Schibsted ASA. A missão da OLX Brasil é empoderar as pessoas a alcançarem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo. A empresa faz isso por meio de tecnologia desenvolvida localmente, ajudando seus usuários a comprar e vender quase tudo de maneira segura, transparente, inteligente e conveniente. Ao encorajar o reuso, a OLX Brasil contribui com a redução de lixo, de emissões de CO2 e incentiva o uso de recursos naturais, dando aos itens segunda, terceira e até uma quarta vida. A OLX Brasil registrou um faturamento de cerca de R$ 400 milhões em 2019 e segue crescendo sua rentabilidade.
Sobre o Grupo ZAP
O Grupo ZAP é resultado da fusão do ZAP Imóveis e da Viva Real em 2017. O Zap Imóveis foi criado em 2000 e é controlado indiretamente por acionistas do Grupo Globo desde 2013, enquanto a Viva Real foi lançada em 2009. O Grupo ZAP tem a missão de transformar a maneira como o mercado imobiliário opera por meio da tecnologia. Com 26 escritórios no país, tem uma base de dados relevante no mercado, desenvolvendo produtos, inteligência, serviços e informação que geram ganhos e decisões acertadas para todas as partes envolvidas.