A
Petrobras lança, nesta terça-feira (10/03), uma seleção para patrocínio a
projetos de artes cênicas dedicados a crianças até 6 anos e seus pais. É a
primeira de uma série de três chamadas no Petrobras Cultural para Crianças, a
serem lançadas em 2020, que terão valor total de R$ 10 milhões.
A verba para esta primeira chamada é de R$ 3 milhões, destinados à circulação
de espetáculos de dança, teatro e circo. As chamadas posteriores, em datas
ainda a serem anunciadas, terão foco em feiras literárias e animação
audiovisual.
O foco em crianças de zero a 6 anos se dá pela importância desta fase. Diversas
pesquisas reforçam que é na primeira infância que se desenvolvem as habilidades
cognitivas fundamentais que vão durar para toda a vida. Além disso, até os 6
anos, o cérebro da criança tem um enorme poder de absorção, sendo
território fértil e aberto para as práticas artísticas, educativas e culturais.
“Estamos ampliando nosso movimento pela cultura. Queremos abrir o interesse
pelo novo, despertar a curiosidade da criança. Queremos incentivar também pais
e familiares a valorizar a cultura e a arte nesta fase da vida”, afirma a
gerente executiva de Comunicação e Marcas da Petrobras, Flavia da Justa.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.petrobras.com.br/cultura até
30 de abril de 2020. Os resultados serão divulgados em junho e os projetos
serão realizados a partir de outubro. O edital exige que os projetos contemplem
apresentações também em cidades com menos de 150 mil habitantes e pelo menos
uma capital nas regiões Norte, Nordeste ou Centro Oeste, de forma a
democratizar a cultura no país.