A JBS tem o propósito inabalável de garantir a saúde e segurança de seus colaboradores, e esses assuntos são inegociáveis para a Companhia.
Com a expansão da pandemia de coronavírus globalmente e a necessidade da inclusão de procedimentos e protocolos de prevenção, desde o primeiro momento, a JBS adotou sólidas medidas para garantir o máximo de segurança para seus colaboradores e prestadores de serviços em todas as suas dependências.
Em linha com as melhores práticas e com a consultoria clínica de médicos especializados, as medidas adotadas pela Companhia seguem as determinações de órgãos de saúde como a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde. Entre as providências e os protocolos adotados, destacam-se:
Grupo de Risco: Afastamento dos colaboradores que se encaixam nos grupos de risco – pessoas com mais de 60 anos, gestantes e aqueles que tiverem indicação médica.
Informação e conscientização: Reforço e contínua comunicação sobre prevenção e cuidados – campanhas internas de conscientização sobre higienização das mãos, uso do álcool em gel e distanciamento social, entre outros. Uso ostensivo de canais de comunicação nas unidades, com TVs, murais e campanhas audiovisuais.
Transporte: Ampliação das frotas dos ônibus que fazem o transporte dos colaboradores e intensificação da higienização e desinfecção dos veículos no intervalo das viagens.
Saúde: Controle de temperatura de todos os colaboradores nas entradas dos turnos e vacinação gratuita para gripe H1N1 para 100% dos colaboradores.
Cuidados pessoais: Fornecimento de máscaras de uso obrigatório. Disponibilização de sabonetes, sanitizantes e de álcool em gel nas áreas comuns.
Higienização: Desinfecção diária de todas as instalações com registros a cada realização e ampla divulgação para consulta dos colaboradores.
Distanciamento: Regras para coibir a aglomeração e promover o distanciamento seguro entre colaboradores e demarcação de intervalos de espaços e controle de acesso nas portarias e nos vestiários das unidades.
Refeições e descanso: Criação de novas rotinas de horários alternados para as pausas, com reorganização dos espaços de descanso. Nas refeições, implantação de regras de distanciamento, com instalação de divisórias e sinalizações visuais.
Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): Implantação de novos equipamentos de proteção como máscara tipo ninja e outras de proteção total do rosto.
Outros: Criação de protocolos de emergência para qualquer integrante da equipe que apresente sintomas. No caso em que um colaborador da JBS teste positivo para Covid19, a empresa prestará imediato atendimento e total apoio a ele e seus familiares, com
acompanhamento integral até seu restabelecimento. Nesse período, conforme orientam os órgãos de saúde, o colaborador será afastado de suas atividades. Além disso, a empresa inclui como protocolo a total desinfecção e sanitização das áreas
comuns e do local em que o profissional trabalha.
Com essas medidas, a empresa está confiante em garantir o abastecimento e a oferta de produtos da mais alta qualidade a seus clientes e consumidores no país e no mundo.
É uma missão que não pode parar, já que a produção de alimentos se integra ao rol de atividades essenciais para a população, no contexto de crise da Covid-19.