O mundo está enfrentando uma pandemia sem precedentes, que mudou rotina e razões de ser de pessoas e empresas. Mas mesmo durante este período, alguns serviços básicos e emergenciais seguem em pleno funcionamento, mas sofrem graves consequências por conta do isolamento social: redução drástica nas doações de sangue e bancos de sangue estão com seus níveis cada vez mais alarmantes.
Pensando em uma forma de colaborar e incentivar a doação por parte da população, a M.Dias Branco, dona de marcas como Adria, Piraque, Vitarella, Fortaleza e Isabela, anunciou a doação de R$ 2,4 milhões para apoiar hemocentros em 6 estados do país (SP, PE, RJ, RS, CE e BA), ajudar nas pesquisas em hematologia para o tratamento de pacientes de covid-19 (coronavírus) e estimular a doação de sangue, respeitando as normas sanitárias e garantindo a segurança dos doadores. Por meio de suas marcas, com Adria tendo foco em São Paulo, irá materializar esta corrente de solidariedade, mobilizando as plataformas de mídias sociais para engajar e conscientizar seus fãs sobre a importância das doações de sangue.
Sob o conceito de “você doa, a gente doa”, a ação e toda a sua comunicação, desenvolvidas e assinadas pela Lew’Lara\TBWA, convidam a população a doar sangue, com o incentivo de que para cada bolsa de sangue arrecadada, a marca doará 500 alimentos para entidades de apoio social. Você doa, a marca doa, e juntos forma-se uma rede de apoio para quem precisa em tempos que a solidariedade e empatia prevalecem.
“A doação de sangue é um serviço essencial para inúmeras enfermidades e, por isso, escolhemos apoiar esta causa”, explica Fábio Melo, diretor de marketing da M. Dias Branco. “Queremos colocar nossas marcas a serviço da sociedade, apoiando financeiramente os hemocentros e, também, estimulando a doação. Quem procurar um dos bancos de sangue apoiados pelas marcas, com os cuidados recomendados pelas autoridades de saúde, fará uma doação dupla: a do sangue e de alimentos para uma entidade social”, ele ressalta.
“Comunicação nunca pediu tanta ação como nesse momento. E essa, que construímos junto a M.Dias, é certamente uma que fará diferença na vida de várias pessoas. Estamos não só viabilizando a doação de sangue como amplificando seu significado”, comenta Sleyman Khodor, diretor executivo de criação da Lew’Lara\TBWA.
Em São Paulo, por meio da marca Adria, a Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), ligada à Escola Paulista de Medicina/Unifesp, será a parceira na coleta de sangue, em hemocentros independentes, respeitando as normas sanitárias e garantindo a segurança dos doadores. A Colsan fornece aproximadamente 21.500 hemocomponentes por mês para cerca de 100 hospitais clientes em todo o Estado de São Paulo. Para tornar a coleta ainda mais segura neste período, indica como locais de doação os postos de coleta não ligados a hospitais. Os alimentos serão destinados ao Mesa Brasil, banco de alimentos gerido pelo Sesc.