A série documental “Revoluções: as ideias que mudaram o mundo” apresenta um panorama sobre a história de humanidade a partir de seis invenções tecnológicas marcantes: telescópio, carro, avião, smartphone, foguete e robô. A produção internacional estreia na TV Brasil nesta sexta (1), às 20h30.
Com seis episódios de 50 minutos, a nova atração da emissora pública viaja pela história desde a antiguidade até a era atual para mostrar como esses dispositivos fantásticos contribuíram para o desenvolvimento do mundo moderno.
As edições investigam como cada objeto representa o auge de uma conquista humana. Com entrevistas de especialistas e narração em “off”, o programa explica que essas criações incríveis são o resultado de milhares de anos de experiências a partir de exemplos que remetem ao passado
Produzida em parceria pelos canais públicos britânico BBC e americano PBS, a série destaca invenções que surgiram de necessidades fundamentais como se comunicar, explorar ou viajar. A proposta é revelar como ciência, invenção, acidente e descoberta se combinam de maneiras surpreendentes e interconectadas para criar o mundo contemporâneo e o homem moderno.
Descobertas e histórias de visionários
Apresentada pelo físico iraquiano naturalizado inglês Jim Al-Khalili, a atração explora a extraordinária história de seis invenções notáveis a partir do aprendizado, conhecimento, sacrifício, determinação e discernimento de pesquisadores visionários.
A série examina cadernos e esboços originais de diversos inventores. Com recursos de última geração, a ideia é lançar uma nova luz sobre as descobertas de personalidades como Galileu Galilei e Leonardo da Vinci.
A produção também mostra a trajetória e os inventos de pensadores menos conhecidos, como os pioneiros, Ada Lovelace e Bertha Benz, além de apresenta gênios como o estudioso medieval Ibn al-Haytham que a maioria dos espectadores nunca ouviu falar.
Cada episódio aponta histórias pouco conhecidas e é repleto de ideias inacreditáveis como o início da robótica há 2.000 anos ou o caso de uma estrela de Hollywood que, inventora, ao tentar derrotar os nazistas, tornou possível a rede de dados móvel de hoje.
O programa “Revoluções: as ideias que mudaram o mundo” destaca que várias vezes na história da humanidade uma descoberta específica leva a uma aplicação completamente diferente do propósito original e oferece um emprego à invenção que ninguém esperava.
O resultado é uma jornada de tirar o fôlego por milhares de anos da trajetória humana repleta de consequências não intencionais e conexões incríveis. A série indica como ciência, invenção e tecnologia se unem para transformar a vida.
Ao celebrar as conquistas de algumas das maiores mentes do mundo, a produção ainda faz referências a grandes autores da literatura de ficção científica que imaginavam o futuro, como Júlio Verne. Ele escreveu obras sobre o advento de avanços científicos como submarinos, máquinas voadoras e viagem à Lua.
Episódio de estreia – O Telescópio
A TV Brasil apresenta o desenvolvimento do telescópio na primeira edição da série “Revoluções: as ideias que mudaram o mundo” que vai ao arnesta sexta (1), às 20h30. Essa invenção permitiu a maior descoberta da história da humanidade: o próprio universo.
A produção revela o fascínio pelo céu noturno desonhecido que há milênios estimula inventores a criarem equipamentos cada vez mais elaborados e alinhados com o universo. Ao longo da história, mentes brilhantes, de Galileu a Edwin Hubble, foram responsáveis pela criação do telescópio. Hoje, ele permite alcançar os limites mais distantes a cerca de 13 bilhões de anos-luz.
Ficha Técnica
Título original: Revolutions: the ideas that changed the world
Produção: BBC e PBS
Ano: 2019
Gênero: Documentário
Episódios: 6
Duração: 50 min.
Apresentador: Jim Al-Khalili
Produção-executivos: Ben Bowie; Iain Riddick
Direção: Christopher Riley; Sean Smith; Nat Sharman; Nathan Williams
Produçao: Tim Green
Distribuição: BBC Studios
Classificação indicativa: Livre
Serviço Revoluções: as ideias que mudaram o mundo – sexta-feira, dia 1/5, às 20h30, na TV Brasil