Diante dos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus, a Folha e a Fundação Schwab decidiram pausar a 16ª edição do Prêmio Empreendedor Social, que se encontrava em fase de inscrições. Com o anúncio, os candidatos que já preencheram o formulário ficam automaticamente credenciados a participar, assim que o concurso for retomado – em data e condições a serem definidas. De acordo com os organizadores, o isolamento social imposto para controlar a escalada do Covid-19 impossibilita o cumprimento das etapas fundamentais à realização do maior concurso de empreendedorismo social e ambiental da América Latina, comprometendo fases do processo de avaliação como diligências de campo; condução de reportagens e de produção audiovisual; avaliação de critérios de sustentabilidade financeira e escalabilidade que envolvem as categorias Empreendedor Social, Empreendedor Social de Futuro e Troféu Grão.
Em virtude da suspensão, os organizadores decidiram lançar uma premiação especial: Empreendedor do Ano no Combate ao Coronavírus. “A pandemia lança desafios à toda a sociedade e também à Folha, que abre mais esse espaço para reverberar os esforços de empreendedores sociais para minimizar os efeitos da Covid-19 no Brasil”, afirma Sérgio Dávila, diretor de Redação, sobre a proposta de reconhecer as lideranças que estão emergindo e fazendo diferença no enfrentamento ao novo coronavírus.
A crise – sanitária, econômica e social – coloca os negócios sociais e as instituições do terceiro setor diante de enormes desafios que atingem todos os setores da economia e da sociedade. Em contrapartida, a pandemia é uma oportunidade para mostrar a importância do trabalho de organizações essenciais para minimizar os efeitos do Covid-19, sobretudo entre as populações mais vulneráveis. O empreendedorismo social se faz presente, em um momento extremo como esse, com soluções inovadoras para áreas estratégicas como saúde, educação, tecnologia e sociedade, entre outras. Entre os meses de junho e julho de 2020, a Folha anunciará detalhas da premiação e fará a divulgação do regulamento e cronograma do concurso Empreendedor do Ano no Combate ao Coronavírus.
De acordo com os organizadores do prêmio Empreendedor do Ano no Combate ao Coronavírus, a ideia é reconhecer liderança de destaque em meio à pandemia, ao inovar e ao ampliar o impacto de suas ações e serviços para responder aos novos desafios que se fazem presentes no país. O foco será o enfrentamento da desigualdade e da Covid-19 e respostas às novas demandas de uma sociedade em transformação. Sobre a pausa no Prêmio Empreendedor Social, a comissão organizadora informa que o regulamento do concurso previa a prerrogativa de “modificar o regulamento e/ou as datas do concurso; nesse caso, os candidatos inscritos serão notificados por e-mail e/ou reportagens que esclareçam as alterações serão publicadas.”
Live da Rede Folha de Empreendedores Sociais
A Rede Folha de Empreendedores Sociais vai conduzir a live “Respostas dos Empreendedores Sociais no Brasil ao Desafio Global da Covid-19”, em 1º de maio, a partir das 17 horas. Com mediação da jornalista Eliane Trindade – editora do Prêmio Empreendedor Social, parceira da Folha com a Fundação Schwab, uma das entidades-irmãs do Fórum Econômico Mundial –, o evento será transmitido pela TV Folha.
SERVIÇO |
LIVE: Respostas dos Empreendedores Sociais no Brasil ao Desafio Global da Covid-19Data: 1º de maio
Horário: 17 horas
Onde: TV Folha
Mediação: Eliane Trindade, editora do Prêmio Empreendedor Social, parceria da Folha com a Fundação Schwab, uma das entidades-irmãs do Fórum Econômico Mundial.
Sobre a live: Os brasileiros que fazem parte de movimento global e empreendedorismo social relatam como estão inovando e fazendo parcerias para enfrentar os desafios da pandemia – e atender as populações mais vulneráveis, além de discutir a mudança de mentalidade no mundo pós-coronavívus.
Participantes:
- Os três líderes brasileiros do movimento global Catalyst 2030 | Vera Cordeiro, da Saúde Criança; Gisela Solymos, do Cren; e Rodrigo Baggio, da Recode.
- Carola Matarazzo, presidente da plafaforma Bem Maior, que lançou o Fundo Emergencial de Saúde e apoia uma série de iniciativas. Ela vai analisar o momento histórico para a filantropia brasileira, com recorde de mais de R$ 3,4 bilhões em doações e investimento social privado, carreador para populações mais vulneráveis e para o Sistema Único de Saúde
SOBRE O PRÊMIO EMPREENDEDOR SOCIAL | Criado em 2005 pela Folha de S.Paulo e Fundação Schwab, o Prêmio Empreendedor Social é destinado a gestores de iniciativas com mais de três anos de atuação em setores como saúde, educação, tecnologia assistiva e meio ambiente, entre outros. As iniciativas de negócios de impacto social e startups com foco socioambiental – que estão em fase inicial (de um a três anos) – podem se inscrever para o Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, destinado a empreendedores com até 38 anos. Além da projeção nacional e internacionalmente dos líderes selecionados, a Folha de S.Paulo e a Fundação Schwab – correalizadora do Fórum Econômico Mundial de Davos e idealizadora da premiação no mundo – oferecem um alto nível de qualificação e networking, viabilizando aos premiados a conquista de maiores e melhores indicadores em sustentabilidade, impacto social direto e indireto, influência em políticas públicas e escalabilidade para seus projetos.
O Prêmio Empreendedor Social é patrocinado pela Cervejaria Ambev e pela Coca-Cola Brasil. Conta com apoio do Instituto Porto Seguro e com a parceria estratégica de British Council, ESPM, Faap, FDC, FGV e UOL.