Mais do que nunca, num cenário de pandemia, o que consumimos diz muito sobre o que queremos para o futuro. A cerveja artesanal independente tem foco na qualidade, impacto econômico local e ainda carrega o conceito de que o público beba menos e beba melhor. Para apoiar o consumidor na decisão sobre qual cerveja tomar e ainda dar visibilidade para o tamanho do setor no país, de 1º a 10 de maio acontece a Semana Beba Independente (www.bebaindependente.com.br).
A ação tem como objetivo mostrar ao consumidor quais são as marcas que atuam verdadeiramente de acordo com os preceitos da cerveja independente e ainda trazer oportunidades de compra por valores promocionais neste período de pandemia.
A campanha é realizada pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) e podem participar mesmo aqueles que ainda não são associados, desde que respeitando as peculiaridades do setor. A ação tem o apoio do movimento Compre o Pequeno, do Sebrae, que visa promover o consumo dos pequenos negócios locais, desde o pequeno agricultor até o restaurante, criando mais empregos e melhor distribuição de renda.
O presidente da entidade, Carlo Lapolli, destaca que a ação quer esclarecer ao consumidor quem faz parte do grupo das marcas independentes e ainda mostrar como apoiar esses negócios nesse cenário de pandemia. “Queremos valorizar quem é artesanal independente além dos discursos: aqueles que não têm ligação com multinacionais e produzem com foco na qualidade. Para isso, entendemos que é fundamental disponibilizar informação para quem apoia negócios. É isso que o movimento propõe”, comenta ele.
Na prática, o site www.bebaindependente.com.br funciona como um guia. Já são mais de 50 cervejarias e pontos de vendas cadastrados em 14 estados brasileiros. Todos com informações sobre como comprar nessa época de isolamento social e promoções que estarão vigentes no período da campanha.
Cenário de crescimento
O mercado da cerveja independente vinha numa crescente de mais de dois dígitos ao ano. O Brasil terminou 2019 com 1.209 fábricas em 26 estados brasileiros – um incremento de 36% em relação a 2018. Nos últimos três anos, além de 530 novas fábricas, foram criados 2.740 postos de trabalho em empresas do segmento – 85% do total, restando apenas 15% para grandes indústrias multinacionais. Os números foram divulgados em março pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
De acordo com o presidente da Abracerva, campanhas como a Semana Beba Independente vão apoiar o setor num cenário ainda incerto. “Mas estamos confiantes de que, com informação e ações como essa, o público seguirá ao nosso lado construindo um futuro próspero para as marcas independentes”, finaliza.
Cervejarias e pontos de vendas de cerveja artesanal independente se unem em campanha pelo setor
Semana Beba Independente acontece de 1º a 10 de maio e tem como objetivo conscientizar o consumidor sobre a importância de seguir consumindo dos bares e marcas locais. Promoções exclusivas para o período acontecem em todo o país