Como destaque em sua reunião de Diretoria, nesta sexta (29), a ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – lançou o “Guia para diversidade e inclusão – A abordagem de um profissional de marketing”. Trata-se da adaptação brasileira do estudo “A marketer’s approach todiversityandinclusion”, da WFA – World Federation ofAdvertisers.
As boas práticas trazidas pelo guia em sua versão tropicalizada são uma entrega dos Comitês de Branding & Conteúdo e de Comunicação da ABA, com apoio do Grupo Croma. O lançamento foi realizado pela presidente do Comitê de Brainding& Conteúdo, Kellen Silverio (Hasbro), e pelo CEO doGrupo Croma, Edmar Bulla.
Essa entrega faz parte do compromisso da ABA com seus associados e com o mercado de apoiar os profissionais de marketing e suas agências com insights e recomendações aplicáveis sobre o tema da diversidade e inclusão para um desenvolvimento coletivo.
“O momento atual demanda o desenvolvimento da cultura colaborativa que valorize a não objetificação de pessoas, que promova espaços em que elas se sintam acolhidas e incluídas. A ABA acredita nesta ideia e, ao trazer o “Guia para diversidade e inclusão – A abordagem de um profissional de marketing” para o mercado brasileiro, propaga de forma protagonista as boas práticas que promovem a diversidade e inclusão em nosso ecossistema”, afirma Nelcina Tropardi, Vice-Presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da HEINEKEN e Presidente da ABA.
O objetivo das boas práticas contidas no guia é o de compartilhar novas abordagens e percepções acerca da diversidade e inclusão, considerando as inúmeras dimensões da identidade, em relação à produção criativa das empresas, favorecendo com que o marketing influencie e seja influenciado por tais transformações.
À luz destas questões, vem à tona a necessidade de uma nova tratativa das marcas enquanto agentes comunicadores, que vai além da necessária busca pelo retorno financeiro e se expande para o impacto positivo e sustentável na sociedade.
Kellen Silverio, iniciou o lançamento do guia afirmando que “é assumindo uma posição social engajada que poderemos nos aproximar da transformação não somente dos negócios, mas da imagem do marketing como uma atividade que contribui positivamente para toda a sociedade. O Comitê de Branding & Conteúdo da ABA acredita no poder da criatividade das marcas para construir este cenário que celebra a diversidade”.
Regina Teixeira não pode participar do lançamento oficial, mas afirma no guia que “A missão do Comitê de Comunicação da ABA compreende que a premissa básica de orientação de nossas iniciativas é a responsabilidade de representar o mundo diverso em que vivemos. Os exemplos apresentados no “Guia para diversidade e inclusão – A abordagem de um profissional de marketing” concretizam claramente nossa missão enquanto Comitê e acreditamos que a disseminação desses conceitos será essencial para o desenvolvimento de nosso mercado”.
Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma, reforçou que “Empresas e profissionais de marketing têm o dever de pensar, preocupar-se, promover e defender a longevidade e a diversidade de orientação sexual, gênero, raça, pessoas com deficiência e todos os demais âmbitos da identidade. Marcas devem orientar e interferir positivamente na vida das pessoas, valorizando e espelhando o tecido social e seus códigos culturais. Toda iniciativa, como este guia, que promove a aceitação da livre expressão e a inclusão social em favor da dignidade humana, deve ser calorosamente aplaudida”.
Após o reconhecimento das dezenas de líderes, representantes dos anunciantes, participantes da reunião, Sandra Martinelli, Presidente-Executiva da ABA, concluiu que, “os profissionais de marketing e comunicação encontrarão neste guia análises sobre a cultura colaborativa, o fator humano e valores de uma empresa, juntamente com insights de grandes líderes globais, assim como aplicações práticas essenciais para a abordagem de um profissional de marketing para diversidade e inclusão. Acreditamos que ele será um forte instrumento de orientação e inspiração para os profissionais de marketing que almejam a mudança”.