O mundo não vai voltar ao normal depois da Pandemia. E nunca mais será o mesmo. Dentro de um cenário ainda incerto, a agência de publicidade nbs está publicando um estudo chamado “Novo Padrão”. Seremos diferentes. E não precisamos falar na vida pós-pandemia, porque as mudanças já aconteceram e estão, diariamente, impactando a vida em grandes proporções. A tendência é que o altruísmo ganhe ainda mais peso e valor, levando em consideração que a coletividade e a colaboração entre as pessoas é um elo forte de luta contra um inimigo comum a todos.
– Recebemos muitos documentos sobre o impacto da pandemia como algo temporário, tem gente esperando isso tudo passar para entender o que será o novo normal. E isso não vai acontecer. Já estamos com comportamentos adquiridos e irreversíveis. É o que estamos chamando de novo padrão. E não é o próximo passo, é o agora – enfatiza Bruno Altieri, diretor de Estratégia da nbs.
O documento elaborado pelo time da agência aponta 12 tendências, que foram identificadas com a curadoria de estudos secundários e confirmadas através de social listening. Algumas das mudanças identificadas levariam muito tempo para acontecer, mas foram “aceleradas” pela crise global promovida pelo Covid-19.
– Identificamos, por exemplo, uma aproximação forçada entre as pessoas da mesma família, os mais jovens ensinando tecnologia para os mais velhos e até a inclusão bancária da população por conta do auxílio emergencial – explica Bruno.
O estudo mapeou os novos compartamentos e dividiu em 12 categorias: Mundo com menos contato; Consumismo revisitado; Novas formas de trabalho; Ensino híbrido; Live com proximidade; Emergência digital; E-commerce e Delivery First; “Adulting”novos papéis; Family First; Visibilidade e Tech após os 60; Fuga do Burnout; e Digitalização da comunicação governamental.
A conclusão do estudo, que está disponível para download nas redes sociais da agência, é de que ainda não se sabe se o mundo será melhor ou pior, mas certamente ele será diferente. E que não faz sentido falar em mundo pós- quarentena, porque a vida já está sendo impactada em grandes proporções.
– Somos uma agência, fizemos esse trabalho com foco nas marcas. Mas ele serve para muitos outros setores. Definitivamente, é hora de se movimentar. As tendências estão acontecendo e já podemos agir, mesmo sem termos a clareza de “por quanto tempo vai durar” ou “como ficará o mundo depois” – finaliza Bruno Altieri, um dos responsáveis pelo estudo.