Um roteiro especial que vai dar água na boca, revelar curiosidades da moda brasileira e estimular reflexões sobre ciência e tecnologia. Esse é o mote da nova temporada do programa Conhecendo Museus que a TV Brasil apresenta a partir desta segunda (8), às 7h15. A primeira atração é o Museu Catavento, em São Paulo.
Com 20 episódios sobre instituições culturais de norte a sul do país, a série traz edição diárias de segunda a sexta. A produção é uma parceria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que gere a TV Brasil, com a Fundação José de Paiva Netto (FJPN) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
A sequência de programas inéditos está organizada em dois eixos com roteiro de incríveis museus temáticos em dez estados do Brasil. A produção exibida pela emissora pública intercala um destino sobre moda e gastronomia com uma atração voltada para ciência e tecnologia.
Entre os espaços visitados destaque para o Museu da Rapadura, na Paraíba; o Museu do Calçado, no Rio Grande do Sul; o Espaço Ciência, em Pernambuco; os Museus da Imagem e do Som, de São Paulo e do Rio de Janeiro, e os Museu da Vida e do Amanhã, também no Rio de Janeiro.
Ao manter a fórmula original das temporadas anteriores em que a câmera do Conhecendo Museus guia o telespectador, a série apresenta edições cada vez mais atrativas, dinâmicas, visualmente atraentes e que geram conhecimento.
Com narrativa conduzida por um personagem principal, a obra audiovisual dá vida aos museus e aos acervos brasileiros. Esses conteúdos são revelados ao público através do depoimento de profissionais que atuam nesses espaços culturais.
Querido nas salas de aula, em disciplinas como arte e história, o programa da TV Brasil destaca museus que possuem temas em comum, mas cada um com história e característica particulares. O telespectador pode conferir o seu assunto preferido e descobrir acervos nacionais culturalmente riquíssimos.
Sobre o programa
De forma dinâmica e objetiva, o Conhecendo Museus promove o resgate da memória nacional na telinha da TV Brasil em cada objeto, obra e documento que é mostrado. Esses espaços são retratados na sua integridade, com a exposição detalhada dos acervos e a revelação das histórias por trás das peças.
A série busca divulgar bens e valores culturais democratizando o conhecimento gerado por essas instituições, além de divertir e fomentar o surgimento de novos públicos. Sob esse prisma, a série busca contribuir na formação dos jovens e no desenvolvimento da consciência crítica dos telespectadores.
Com episódios de vinte e seis minutos de duração, divididos em dois blocos, a atração investe em linguagem ágil e moderna. Sem contar com as figuras tradicionais do apresentador e do repórter, a narrativa se apoia em voz off, com texto na primeira pessoa. Para manter um diálogo direto com o público, a visita aos museus é guiada pela câmera, que percorre todos os espaços das entidades culturais.
Primeiro episódio: Museu Catavento
A estreia da nova temporada do programa Conhecendo Museus na TV Brasil vai até o centro da cidade de São Paulo onde está o Museu Catavento, um local riquíssimo de conhecimento com muita interação. No espaço, a garotada pode aliar a curiosidade sobre o mundo da ciência e da tecnologia com os estudos e o lazer.
A entidade já encanta pelo visual da sede que fica no Palácio das Indústrias. Ele tem estrutura metálica importada no seu prédio principal, bem visível no sótão. A construção utiliza tijolo aparente como principal acabamento, além de elementos decorativos e um impressionante porão que cativa a todos os visitantes.
Para se ter uma ideia, o prédio que hoje abriga o Museu Catavento já foi uma delegacia de polícia, a Assembleia Legislativa e a sede da Prefeitura da cidade. A obra levou 13 anos para ser erguida e representa um grande marco para São Paulo.
Criado para ser um espaço interativo que apresenta a ciência de forma instigante para crianças, jovens e adultos, o Museu Catavento tem sido um grande fenômeno de público desde sua inauguração, em 2009. Apresenta mais de 250 atrações divididas em quatro grandes áreas: Universo, Vida, Engenho e Sociedade.
Ao iniciar o passeio, a ala Universo recepciona os interessados com a chegada do homem à Lua. As crianças podem ter uma aula sobre o Sol e aprender mais sobre as Constelações, recriadas no teto, além de ver alguns planetas e estrelas em pequenos observatórios na parede. Outro destaque é para meteorito que caiu há 6 mil anos na Argentina. A garotada pode tocá-lo e a mão fica com cheiro de ferro.
Na área de Vida, os turistas aprendem sobre o DNA, com uma estrutura gigante e colorida. Também podem ver bem de perto um peixe-palhaço e um blue tang, os famosos Nemo e Dory, do filme da Disney. Os peixes ficam em um aquário com outras espécies que também chamam a atenção.
Instalado no jardim interno do museu, um borboletário de 13 metros de diâmetro e dez metros de altura arrebata o público. Uma das mais divertidas áreas, a sala das ilusões de ótica engana a visão. As imagens em preto e branco misteriosamente ganham cor, fotografias vazias tornam-se retrato de personagens e em um dos experimentos as pessoas trocam os rostos.
O Engenho guarda uma série de experimentos que arrepiam os cabelos. Um gerador de Van der Graaf é uma das atrações mais disputadas pela garotada que quer ver os fios de pé. A criançada consegue ver dinossauros sem sair do lugar. A experiência acontece na sala de realidade virtual em que se encontram os Dinos do Brasil. São sete sessões diárias com quarenta minutos de duração.
No setor Sociedade, a criançada diverte-se em duas atrações diferentes. A primeira é um painel com sensores em que os pequenos têm que passar seus pincéis para que uma tela escondida seja revelada. Disputadíssimo, o Monte dos Sábios tem sete metros de altura e é para corajosos. Trata-se de uma parede de escalada onde o visitante se depara com quadros falantes.
Ficha Técnica
Coprodução: Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Fundação José de Paiva Netto (FJPN) e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)
Direção: Amauri Mauro
Assistente de direção: André Torres
Pesquisa e roteiro: Wanderleia Faria
Produtora executiva: Deborah Caroline Cearamicoli
Produtora: Ana Moura
Narração: Maria Paula Uchôa
Ano: 2020
Episódios: 20
Duração: 26 minutos
Classificação indicativa: Livre
Serviço
Conhecendo Museus – segunda a sexta, às 7h15, na TV Brasil
Programa TV Brasil Esporte estreia nesta segunda (8/6)
Nova atração da emissora pública ocupa faixa do tradicional Stadium durante a pandemia
Com a redução das atividades esportivas mundiais em razão da pandemia do novo coronavírus, a TV Brasil lança uma atração que aborda o tema de forma transversal nesta segunda (8), às 19h30. O programa TV Brasil Esporte vai ao ar de segunda a sexta, sempre no mesmo horário.
Apresentada pelo jornalista Paulo Garritano, a produção de 30 minutos vai mostrar uma serie de conteúdos que envolvem diferentes modalidades. A ideia é exibir matérias que contemplam esportes tradicionais, mas também olímpicos e paralímpicos até os radicais e aqueles praticados de forma amadora.
Outro destaque do novo programa são as entrevistas com grandes ídolos do esporte no país. A atração traça o panorama sobre a carreira e traz depoimentos de personalidades que se destacam em suas modalidades e conquistaram reconhecimento internacional com títulos e medalhas para o Brasil.
Na primeira semana, os homenageados são astros como Pelé e Daniel Alves (futebol), Anderson Varejão (basquete), Robert Scheidt (iatismo), Gustavo Kuerten (tênis), Yane Marques (pentatlo moderno), Adhemar Ferreira da Silva, Joaquim Cruz e Vicente Lenilson (atletismo).
Para realizar o TV Brasil Esporte, a emissora pública conta com diversos parceiros. A produção esportiva utiliza conteúdos produzidos por entidades como os Comitês Olímpico e Paralímpico brasileiro, o Museu do Futebol, entre outras organizações. Diversos clubes também cederam vídeos para a nova atração.
Assuntos sobre saúde e bem-estar relacionados à prática de atividade física, como doping e alimentação, são lembrados na série. Com o reinício das competições esportivas, o tradicional programa Stadium vai voltar à programação diária da TV Brasil.
Universo olímpico e entrevista de Pelé na estreia da produção
A primeira edição do TV Brasil Esporte destaca os 86 anos do Comitê Olímpico Brasileiro nesta segunda (8), às 19h30, na telinha da emissora pública. Para celebrar a data, o programa explica como funciona o “Transforma COB”, inciativa que leva a temática olímpica para o ambiente escolar.
A nova atração esportiva da emissora pública também resgata os heróis olímpicos brasileiros, atletas que realizam verdadeiros atos de bravura na busca pela conquista de uma medalha para o país.
O TV Brasil Esporte traz, ainda, uma entrevista com o maior atleta de futebol de todos os tempos, o Rei Pelé. Edson Arantes do Nascimento concedeu depoimento para a Santos TV e abriu o coração. O veterano revela uma promessa feita ao pai e comenta, entre outros momentos da carreira, o gol mais importante.
Ficha técnica
Apresentação: Paulo Garritano
Roteiro: Paulo Fernandes
Duração: 30 min.
Classificação indicativa: Livre
Serviço
TV Brasil Esporte – segunda a sexta, às 19h30, na TV Brasil
Série documental Vale Indomado estreia na TV Brasil nesta segunda (8/6)
Produção do canal Love Nature revela a vida selvagem na região do Rio Luangwa, na Zâmbia
A TV Brasil estreia a produção documental Vale Indomado que apresenta a fauna africana das áreas alagadas do Vale do Rio Luangwa, na Zâmbia, nesta segunda (8), às 20h30. A produção explora as incríveis imagens da beleza natural desse rico ecossistema.
A planície abriga uma grande variedade de espécies da vida selvagem, cada uma em constante luta pelo domínio, em competição por território e sobrevivência. O conteúdo também vai ao ar na madrugada de segunda para terça, à 0h30.
Em três episódios semanais de 50 minutos, o seriado original da emissora canadense Love Nature destaca alguns dos mais impressionantes biomas do planeta e conta as histórias dramáticas de animais e comunidades que disputam a manutenção do seu próprio espaço.
Em habitats incríveis, a série documental mostra sequências de tirar o fôlego sobre o drama dos diversos estágios da vida nessa região de natureza selvagem. De planícies abertas a lagoas exuberantes, o Vale Luangwa é formado por uma combinação de inúmeras espécies de répteis, anfíbios, mamíferos, aves e insetos que vivem desafios sucessivos.
Primeiro episódio visita Lagoa Kasikizi
A atração da estreia de Vale Indomado na TV Brasil é o episódio “Lagoa dos Hipopótamos” que mostra, uma área isolada e protegida, longe da agitação do rio Luangwa, a Lagoa Kasikizi, também na Zâmbia. A região abriga uma pequena comunidade diversificada, mas apropriada para dois velhos hipopótamos machos mergulharem em suas águas profundas.
No auge da estação chuvosa, a lagoa fica repleta de água e mostra-se um local tranquilo, um verdadeiro santuário para esses mamíferos. Os hipopótamos deixaram a violência do rio principal onde tiveram que enfrentar concorrentes da praia agressivos, espécies dispostas a lutar para proteger seus territórios.
Serviço
Vale Indomado – segunda-feira, dia 8/6, às 20h30, na TV Brasil
Vale Indomado – segunda, dia 8/6, para terça-feira, dia 9/6, à 0h30, na TV Brasil