Nesta segunda-feira (29), os colaboradores da área da Carroceria da Renault finalizaram a entrega de vinte e cinco toneladas de alimentos distribuídos entre dezesseis instituições de Curitiba (PR) e região metropolitana, como lares voluntários, asilos, casas de recuperação, hospitais, tribos indígenas e comunidades em vulnerabilidade social. Com esta ação, a Renault atingiu a marca de quarenta toneladas de alimentos arrecadados e doados voluntariamente por colaboradores e seus familiares durante a pandemia do coronavírus.
“Iniciamos a campanha em junho com o objetivo de auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade que encontram ainda mais dificuldade no atual cenário que estamos vivendo. Com as entregas da Carroceria conseguimos ajudar cerca de duas mil famílias, o que nos enche de alegria. É muito gratificante poder fazer a diferença na vida de tantas pessoas”, comenta Marcella Engel, supervisora da Carroceria.
“Foram dias inesquecíveis, que ficarão marcados na minha memória. A grande lição que fica é que precisamos ter empatia, um dos mais nobres sentimentos humanos, para poder ajudar o próximo da melhor forma possível, com isso podemos perceber as necessidades de cada um e fazer nosso melhor. Mostramos que juntos somos mais fortes, realmente um time que faz a diferença”, comenta Kaoe Perez, supervisor da Carroceria.
Entre as instituições apoiadas, está a Associação Beneficente Luz no Caminho, que fornece alimentação para moradores de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade social de Curitiba. Claudia de Ciccio, presidente e voluntária do projeto, falou sobre o sentimento de receber as doações.
“Agradeço a todos da Renault, esses alimentos serão utilizados em nossas marmitas que são entregues para moradores de rua das praças Tiradentes, Rui Barbosa, na rodoferroviária e em pontos espalhados de Curitiba. Também servirão para compor cestas básicas destinadas aos carrinheiros da cidade e à comunidade São Judas Tadeu. O sentimento é de imensa gratidão e felicidade por receber essa ajuda que vai impactar a vida de tantas pessoas”.
Na última semana, os colaboradores da Curitiba Injeção de Alumínio (CIA) e da Curitiba Motores (CMO) também realizaram a entrega de 4,3 toneladas de alimentos para as comunidades São Marcos e São Luiz Orione, Vila Guarani e o Espaço Religião da Luta.
“A ação foi gratificante do início ao fim. Toda a organização, arrecadação e entrega dos alimentos mostraram o quanto os times da CMO e CIA são capazes de fazer a diferença. Ações como essa devem se repetir, pois promovem o bem e reforçam a importância de trabalhar em equipe diariamente”, comenta Priscila Martins, supervisora da Montagem (CMO).
“Foi um dia muito especial que vai ficar marcado em nossas memórias. Juntos pudemos demonstrar nossa solidariedade com aqueles que por diversas razões estão desprovidos do essencial em suas casas. Foram 278 famílias assistidas por essa ação. Agradeço a cada um que, de forma voluntária, pôde contribuir com essa iniciativa”, complementa Fabio Elias, Gerente na CIA e Gerente de Usinagem na CMO.
Complementam as 40 toneladas de alimentos doadas pelos colaboradores: 7 toneladas da Montagem, 3 toneladas da Estamparia, 1 tonelada da Alliance Production Way (APW) e 80 quilos da Qualidade.
“Com certeza, nossa maior satisfação e resultado foram representados nos olhos dos que receberam as doações. E nossa felicidade nos motiva a repetir esta ação mais vezes com nosso time. Pequenas atitudes podem mudar vidas” comenta Adriano Ribeiro – Analista da APW.
Sobre o Instituto Renault
Fundado em 2010, o Instituto Renault já impactou mais de 740 mil pessoas, atuando em dois eixos: Inclusão e Mobilidade Sustentável.
No eixo Inclusão, o Instituto Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. O Instituto também promove o Renault Experience, projeto que tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a inovação entre universitários de todo o país na busca por soluções que facilitem o dia a dia da sociedade. Desde 2018, além da categoria Soluções de Mobilidade, foram criadas duas novas: Negócios Sociais e Desafio Twizy.
No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 300 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão.