A pandemia do Novo Coronavírus exigiu do Governo Federal medidas urgentes para garantir o sustento da população mais vulnerável durante a quarentena. Nessa missão, a CAIXA ficou responsável por operacionalizar os pagamentos do Auxílio Emergencial, uma renda básica auxiliar a partir de R$ 600, que foi distribuída aos informais, desempregados e MEIs que tiveram seus rendimentos afetados pela crise e outros grupos mais necessitados. Para mostrar o compromisso do banco em promover a maior inclusão bancária e digital da história do Brasil, a agência Propeg, desenvolveu uma ampla campanha publicitária que contou com duas fases.
Na primeira etapa, iniciada em abril, a comunicação foi composta por peças didáticas com informações sobre saques e calendários, explicando de maneira direta e clara aos beneficiários os passos para o recebimento do Auxílio. Agora em julho, a campanha entra em um novo momento, com objetivo institucional, destacando relatos emocionantes de pessoas que, mesmo vivendo nos mais remotos rincões brasileiros, recebem esse apoio do Governo Federal.
Com um tom emocional, a nova fase da campanha vai apresentar uma série de filmes documentais intitulada “O Banco de Todos os Brasileiros”, que mostra o impacto da operação em cada região. Veiculados em TV e internet, os filmes trazem os relatos de diferentes beneficiários, empregados e parceiros lotéricos de todo o Brasil, além de uma fotografia ao mesmo tempo cinematográfica e sensível, captando o que há de mais genuíno nos depoimentos. “Contar esse capítulo histórico da CAIXA somente seria possível mostrando o impacto do Auxílio Emergencial na vida das pessoas mais necessitadas. O público irá se emocionar com o olhar delicado que usamos para transmitir histórias de realidades tão diferentes. São DOCs sensíveis e verdadeiros que vão registrar para sempre esse momento do país”, declara Karina Monique, diretora de criação da Propeg Brasília.
A série conta com cinco filmes e o primeiro, focado na Região Norte, mostra a chegada da agência-barco da CAIXA à população ribeirinha da Ilha do Marajó, no Pará.
FICHA TÉCNICA
Título: INSTITUCIONAL
Cliente: CAIXA
Produto: INSTITUCIONAL
CEO: Vitor Barros
CCO: Emerson Braga
Diretor de Criação Executivo: Fabiano Ribeiro
Direção de Criação: Karina Monique
Criação: Paulo Lima, Karina Monique, Pedro Chequer, César Mafra, Natália Horta e Thiago Machado
Diretora Geral de Atendimento: Duda Guedes
Atendimento: Manoela Cunha, Ana Laura Naves e Isadora Hida
Atendimento Digital: Janaína Bourguignon
Mídia: Beatriz Vieira e Daniele Maldaner
BI: Emílio Lazarte
CSO: Melina Romariz
Planejamento: Rafael Freaza
Produção RTV: Mel Loiola e Wagner Moreira
Produção Gráfica: Mel Loiola, Juliano Oliveira e Rose Barbosa
Produção Digital: Fernando Ferreira e Lucas Xavier
Finalização: Jean Carlos
Revisão: Denise Goulart
Produtora Filme: VAPT Filmes
Direção de Cena: Rafael Damy
Assistente de Direção: Pedro Sokol
Direção Fotografia: Edu Lopes
Atendimento: Sabrina Lippi
Coordenadora de Produção: Ana Paula Domingues
Diretora de Produção: Paula Ortiz
Pesquisadora e produtora de elenco: Ana Maria Destito
Coordenador de Pós: Alexandre Fernandes
Assistência de coordenação: Lucas Sakai
Pós Produção e Color: Burn Color Grading “Alan Porciuncula”
Montagem: Oscar Delamanha
Finalização: Dennys Tadeu
Produtora de Áudio: DaHouse Audio
Atendimento: Eiji Iwano e Taís Valença
Diretor Musical: Lucas Mayer
Produtor musical: Silvinho Erné e Beto Mejia
Sound design: Rodrigo Deltoro e Silvinho Erné
Mix: Rodrigo Deltoro
Aprovação Cliente: Magda Lucia Dias Cardoso de Carvalho, Camila Brea, Matheus Reis, Mariana Bittencourt, Caroline Oliveira, Antônio Rubens Lopes Bonfim e Vanessa Mafra