UFC 251: Usman x Masvidal
Horário: 19h – Card preliminar
23h – Card principal
Local: UFC Fight Island, Abu Dhabi, Emirados Árabes
Como assistir: Combate e Combate Play. As duas primeiras lutas da noite serão transmitidas também no SporTV2 e no Twitter e no Facebook do UFC. Já no Tik Tok, Vicente Luque, No. 12 do peso meio-médio do UFC, e a criadora de conteúdo Isa Machado, tricampeã de Kung Fu, comandam uma live comentando os dois primeiros combates pela primeira vez na plataforma.
PRINCIPAIS ASSUNTOS:
Cinturões em jogo
O UFC 251 marca a estreia da UFC Fight Island, localizada na Ilha de Yas, em Abu Dhabi, e sede dos próximos quatro eventos da maior organização de MMA do mundo. O primeiro, que acontece neste sábado, dia 11 de julho, reúne três disputas de cinturão e mais uma série de lutas eletrizantes.
O confronto principal da noite sofreu uma baixa no final da semana passada, quando o brasileiro Gilbert Burns, que seria o desafiante ao cinturão peso-meio-médio do campeão nigeriano Kamaru Usman (16-1-0), teve de ser retirado do card por testar positivo para Covid-19. Em seu lugar, com apenas seis dias de antecedência, entrou o americano Jorge Masvidal (35-13-0), terceiro no ranking da divisão. Dono do cinturão BMF do UFC (em inglês, algo como “o maior durão de todos”), “Gamebred” vem de três nocautes, incluindo o de cinco segundos sobre Ben Askren, considerado o mais rápido da história.
Já o campeão Kamaru tem um cartel que fala por si. Com 15 vitórias seguidas, “The Nigerian Nightmare” entrou no octógono pela última vez em dezembro, quando nocauteou o americano Colby Covington.
Na luta co-principal da noite, o campeão peso-pena Alexander Volkanovksi (21-1-0) e o ex-dono do cinturão Max Holloway (21-5-0) fazem a tão esperada revanche. Os dois se enfrentaram pela primeira vez no UFC 245, em dezembro. Na ocasião, o australiano dominou o havaiano e conquistou o título da divisão. Líder da categoria até 65kg, Holloway espera retomar o cinturão, que defendeu com sucesso por três vezes, e, de quebra, interromper a sequência de 18 vitórias de Volkanovski.
José Aldo de volta
Depois do campeão Henry Cejudo anunciar sua aposentadoria no começo maio, o cinturão peso-galo do UFC volta a ter um dono neste sábado. De um lado do octógono estará o russo Petr Yan (11-1-0), terceiro da divisão e invicto no UFC com seis vitórias seguidas. Do outro, a lenda José Aldo (28-6-0). O brasileiro, que foi dono do título peso-pena do UFC por mais de quatro anos, busca se tornar um dos poucos atletas da história a ser campeão em duas divisões diferentes. Com apenas uma luta na categoria até 62kg – uma derrota por decisão dividida para Marlon Moraes – Aldo espera conquistar sua primeira vitória na divisão e, de quebra, retomar seu posto de campeão do povo.
Mulheres em ação
Duas brasileiras também fazem parte da lista das estrelas que compõem o card principal do UFC 251. A ex-campeã peso-palha Jessica Andrade (20-7-0) enfrenta a americana Rose Namajunas (9-4-0). As duas lutaram pela primeira vez no UFC 237, no ano passado, quando a brasileira tirou o cinturão de Namajunas. Dois meses depois, em agosto, foi Jessica que perdeu o título ao ser nocauteada pela chinesa e atual campeã Weili Zhang. A vencedora da luta deste sábado deve sair de Abu Dhabi como a nova e experiente desafiante.
Já pelo peso-mosca, Amanda Ribas (9-1-0) enfrenta Paige VanZant (8-4-0). O confronto entre as duas chegou a ser marcado para o UFC Brasília, em março, mas a americana lesionou o braço e teve de ser retirada do card. Em ascensão no peso-palha, Amanda topou subir para a categoria até 57kg para a tão esperada luta contra VanZant. A mineira de Varginha está invicta no UFC, com três vitórias seguidas.
Esquadrão brasileiro em Abu Dhabi
Mais cinco atletas completam o esquadrão brasileiro na UFC Fight Island. O peso-meio-médio Elizeu Zaleski (22-6-0) enfrenta o russo Muslim Salikhov (16-2-0), o peso-leve Leo Santos (17-4-1) retorna contra o invicto cazaque Roman Bogatov (10-0-0), o peso-mosca Raulian Paiva (19-3-0) encara Zhalgas Zhumagulov (13-3-0), e as atletas peso-galo Karol Rosa (12-3-0) e Vanessa Melo (10-7-0) fazem um duelo brasileiro.
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-médio: Kamaru Usman x Jorge Masvidal
Peso-pena: Alexander Volkanovski x Max Holloway
Peso-galo: Petr Yan x José Aldo
Peso-palha: Jessica Andrade x Rose Namajunas
Peso-mosca: Amanda Ribas x Paige VanZant
CARD PRELIMINAR
Peso-meio-pesado: Volkan Oezdemir x Jiri Prochazka
Peso-meio-médio: Elizeu Zaleski dos Santos x Muslim Salikhov
Peso-pena: Makwan Amirkhani x Danny Henry
Peso-leve: Leo Santos x Roman Bogatov
Peso-pesado: Marcin Tybura x Alexander Romanov
Peso-mosca: Raulian Paiva* x Zhalgas Zhumagulov
Peso-galo: Karol Rosa x Vanessa Melo**
Peso-galo: Martin Day x Davey Grant
*Raulian Paiva irá ceder 20% da sua bolsa para o seu oponente
**Vanessa Melo irá ceder 30% da sua bolsa para a sua oponente
CONFIRA O QUE AS ESTRELAS DO UFC 251 TÊM A DIZER ANTES DE SUAS LUTAS:
José Aldo
Preparação para a luta: “Eu estava me preparando para lutar no dia 9 de maio, em São Paulo, quando tudo isso aconteceu. Fiquei na quarentena, me resguardei durante duas semanas e depois comecei a treinar com o Matheus Naccache, que ficou comigo o tempo todo. Aí a luta foi cancelada e logo depois surgiu a oportunidade de lutar na Ilha. Eu comecei a fazer a preparação física em casa e depois voltamos para a academia, só nós, já que ela estava fechada. Selecionamos três atletas e ficamos sempre nós quatro durante todo o camp. Eu sempre tento olhar o lado positivo das coisas, então penso que foi uma preparação muito boa. Porque eu pude treinar sozinho e escolher meus parceiros.”
Peso-galo: “Eu sempre tive em mente lutar em outra categoria, mas pensava que seria no peso de cima. Depois da minha última luta na divisão até 65kg, o Dedé Pederneiras propôs que a gente tentasse descer para o peso-galo. Eu procurei profissionais para entender se eu teria condições de bater esse peso e todo mundo disse que era totalmente possível. Na primeira vez, foi uma experiência, eu não tinha certeza como meu corpo iria reagir. Agora já sei como funciona, estou bem mais tranquilo. Lutar em uma categoria diferente me motiva e me rejuvenesce.”
Novo cinturão: “É uma motivação diferente, poder conquistar um cinturão em uma nova divisão. Acho que essa conquista me colocaria entre os melhores de todos os tempos, que pra mim são Georges St-Pierre, Anderson Silva e Jon Jones. Quero vencer sábado, defender meu cinturão até o final do ano e lutar mais no ano que vem. Esse é o meu plano.”
Jessica Andrade
Preparação para Rose: “Eu já estava me preparando para enfrentar a Rose, então foi uma continuação do que eu já vinha fazendo. Mas foi muito bom, porque eu tive tempo e oportunidade de melhorar em tudo. Como a Rose já conhecia o meu jogo, aproveitamos para fazer algumas mudanças na minha movimentação e na entrada de queda. Posso garantir que não serei mais um alvo fixo como fui na primeira luta e isso vai fazer muita diferença dentro do octógono.”
Voltar a vencer: “É o que eu mais quero. Sei que não preciso provar nada para ninguém. Eu e a Rose somos duas atletas que nos dedicamos muito, mas ganhar é sempre bom. Muita coisa mudou desde a nossa primeira luta. Não vai ser igual. Mas eu não sou muito de falar, prefiro deixar para sábado e surpreendê-la com o meu novo jogo.”
Nova chance pelo cinturão: “É sempre importante poder mostrar o quanto a gente melhorou, se dedicou e merece. Acredito que quem vencer essa vai ter a oportunidade de lutar com a Zhang e imagino que muito em breve. Vamos ver quem tem mais coração e vontade no sábado.”
Amanda Ribas
Lutar na UFC Fight Island: “Eu estou muito feliz. Me sentindo grande de estar em um card principal, em um evento desse tamanho e ainda por cima na estreia da Ilha da Luta. Acho que estou aqui para mostrar que eu posso treinar numa cidade pequena, como Varginha, e posso ser uma das melhores.”
Paige VanZant: “Preciso tomar cuidado, estar preparada para qualquer coisa. Eu assisti muito as lutas dela e sei que ela pode ser imprevisível. Estou entrando sábado pronta para enfrentar a melhor Paige VanZant que já surgiu no UFC. Estou colocando todo o meu coração para também apresentar a melhor Amanda Ribas possível.”
Peso-mosca: “É um grande teste para mim. É bom porque não tenho que cortar tanto peso e ao mesmo vou ver se posso ser competitiva. Estou me sentindo forte e rápida, o que é muito bom. Eu sou ambiciosa, mas mantenho meus pés no chão. Nessa semana, meu foco é todo na Paige. Semana que vem, pode ser em uma atleta Top 10, no final do ano, quem sabe não é no cinturão.”
PERFIS – CARD PRINCIPAL
Kamaru Usman
Categoria: Campeão peso-meio-médio do UFC (6ª no ranking peso-por-peso masculino)
Cartel: 16-1-0
Apelido: The Nigerian Nightmare
De: Auchi, Nigéria
Lutando por: Dallas, Texas, EUA
Idade: 33
Altura: 182cm
Peso: 77kg
Envergadura: 193cm
Alcance de pernas: 104cm
Mais informações:
· Sete vitórias por nocaute, uma por finalização
· Em uma sequência de 15 vitórias
· Vencedor da 21ª temporada do The Ultimate Fighter
· Possui vitórias sobre nomes como Colby Covington, Tyron Woodley, Rafael dos Anjos e Demian Maia
Jorge Masvidal
Categoria: 3º no peso-meio-médio
Cartel: 35-13-0
Apelido: Gamebred
De: Miami, Flórida, EUA
Lutando por: Miami, Flórida, EUA
Idade: 35
Altura: 180cm
Peso: 77kg
Envergadura: 187cm
Alcance de pernas: 100cm
Mais informações:
· 16 vitórias por nocaute, duas por finalização
· 3-0 em 2019
· Possui vitórias por nocaute sobre nomes como Nate Diaz, Ben Askren e Darren Till
· Nocaute sobre Askren foi o mais rápido da história (cinco segundos)
Alexander Volkanovski
Categoria: Campeão peso-pena do UFC (7º no ranking peso-por-peso masculino)
Cartel: 21-1-0
Apelido: The Great
De: Shellharbour, Austrália
Lutando por: Shellharbour, Austrália
Idade: 31
Altura: 167cm
Peso: 65kg
Envergadura: 181cm
Alcance de pernas: 91cm
Mais informações:
· 11 vitórias por nocaute, três por finalização
· Em uma sequência de 18 vitórias
· Sete vitórias no primeiro round
· Possui vitórias sobre nomes como Max Holloway, José Aldo, Chad Mendes e Darren Elkins
Max Holloway
Categoria: 1º no peso-pena (10º no ranking peso-por-peso masculino)
Cartel: 21-5-0
Apelido: Blessed
De: Oahu, Havaí
Lutando por: Waianae, Havaí
Idade: 28
Altura: 180cm
Peso: 65kg
Envergadura: 175cm
Alcance de pernas: 106cm
Mais informações:
· Ex-campeão peso-pena do UFC
· Defendeu o cinturão peso-pena três vezes
· Venceu 14 das últimas 15 lutas no peso-pena
· 10 vitórias por nocaute, duas por finalização
· Possui vitórias sobre nomes como José Aldo, Frankie Edgar, Brian Ortega e Anthony Pettis
Petr Yan
Categoria: 3º no peso-galo
Cartel: 11-1-0
Apelido: No Mercy
De: Krasnoyarsk, Rússia
Lutando por: Krasnoyarsk, Rússia
Idade: 27
Altura: 171cm
Peso: 62kg
Envergadura: 170cm
Alcance de pernas: 96cm
Mais informações:
· Seis vitórias por nocaute, uma por finalização
· Em uma sequência de nove vitórias
· Três vitórias no primeiro round
· Possui vitórias sobre nomes como Urijah Faber, Jimmie Rivera e John Dodson
José Aldo
Categoria: 6º no peso-galo
Cartel: 28-6-0
Apelido: Não tem
De: Manaus, Brasil
Lutando por: Rio de Janeiro, Brasil
Idade: 33
Altura: 170cm
Peso: 62kg
Envergadura: 177cm
Alcance de pernas: 101cm
Mais informações:
· Ex-campeão peso-pena do UFC
· Defendeu sete vezes o seu cinturão peso-pena
· 17 vitórias por nocaute, uma por finalização
· 12 vitórias no primeiro round
· Possui vitórias sobre nomes como Frankie Edgar, Chad Mendes e Urijah Faber
Jessica Andrade
Categoria: 1ª no peso-palha (4ª no ranking peso-por-peso feminino)
Cartel: 20-7-0
Apelido: Bate Estaca
De: Umuarama, Paraná, Brasil
Lutando por: Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Idade: 28
Altura: 155cm
Peso: 52kg
Envergadura: 157cm
Alcance de pernas: 89cm
Mais informações:
· Ex-campeã peso-palha do UFC
· Sete vitórias por finalização, sete por nocaute
· Venceu oito das últimas 11 lutas
· Oito vitórias no primeiro round
· Nove lutas no peso-palha (7-2)
Rose Namajunas
Categoria: 2ª no peso-palha (6ª no peso-por-peso feminino)
Cartel: 9-4-0
Apelido: Thug
De: Milwaukee, Wisconsin, EUA
Lutando por: Denver, Colorado, EUA
Idade: 28
Altura: 155cm
Peso: 52kg
Envergadura: 165cm
Alcance de pernas: 100cm
Mais informações:
· Ex-campeã peso-palha do UFC
· Finalista do The Ultimate Fighter 20, que definiu a primeira campeã peso-palha do UFC (Foi derrotada por Carla Esparza)
· Seis vitórias por finalização, uma por nocaute
· Venceu seis das últimas oito lutas
· Quatro vitórias no primeiro round
Amanda Ribas
Categoria: Peso-mosca
Cartel: 9-1-0
Apelido: Não tem
De: Varginha, Minas Gerais, Brasil
Lutando por: Varginha, Minas Gerais, Brasil
Idade: 26
Altura: 160cm
Peso: 57kg
Envergadura: 167cm
Alcance de pernas: 93cm
Mais informações:
· Em uma sequência de quatro vitórias
· Três vitórias por nocaute, três por finalização
· Quatro vitórias no primeiro round
· Faz sua primeira luta no peso-mosca do UFC
Paige VanZant
Categoria: Peso-mosca
Cartel: 8-4-0
Apelido: 12 Gauge
De: Newberg, Oregon, EUA
Lutando por: Portland, Oregon, EUA
Idade: 26
Altura: 162cm
Peso: 57kg
Envergadura: 165cm
Alcance de pernas: 93cm
Mais informações:
· Três vitórias por finalização, duas por nocaute
· Uma vitória no primeiro round
· Venceu seis das últimas nove lutas
MATERIAIS DE APOIO:
Por favor, veja abaixo materiais que podem auxiliar no seu conteúdo sobre o UFC 251: Usman x Masvidal e outros eventos do UFC:
B-Roll e conteúdos em vídeo
Kamaru Usman, Jorge Masvidal, Alexander Volkanovski, Max Holloway, Petr Yan, José Aldo, Jessica Andrade e Rose Namajunas
Por favor, note que este conteúdo só deve ser usado em conteúdos editoriais e não em redes sociais. O conteúdo em vídeo com trechos do evento estará disponível em 1 ou 2 dias após o mesmo.
Conteúdos UFC Docs
O UFC Docs é uma plataforma que reúne todo o conteúdo audiovisual produzido pelo Canal Combate e produtoras nacionais em parceria com o UFC Brasil. Ao todo, são mais de 70 horas de material, divididas em mais de 100 episódios de 17 títulos diferentes, todas disponibilizadas de forma gratuita pelo site https://www.ufcdocs.com.br/.
Laboratório da Luta
A série testa os limites físicos de grandes nomes do MMA para explicar cientificamente o que faz de um lutador um tipo único de atleta
3ª temporada, episódio 3 – José Aldo
2ª temporada, episódio 4 – Jessica Andrade
Nascidos para o Combate
A série mergulha na história de vida e rotina de treinamentos de importantes lutadores
1ª temporada, episódio 2 – José Aldo
3ª temporada, episódio 4 – Jessica Andrade
Mulheres na Luta
A série acompanha de perto atletas de MMA e suas rotinas, dificuldades, fragilidades e desejos
1ª temporada, episódio 6 – Base Forte (Jessica Andrade)
A evolução do Combate
A série acompanha a rotina de um grupo de atletas que se submetem a baterias de testes e treinos no UFC Performance Institute
1ª temporada, episódio 5 – Jessica Andrade
Futuros Campeões
A série acompanha promissores lutadores de MMA, que compartilham suas histórias, origens, experiências de vida e sonhos.
1ª temporada, episódio 2 – Jessica Andrade
1ª temporada, episódio 6 – Leo Santos
A Reação Brasileira
A série conta a trajetória de atletas mostrando seus caminhos até chegarem ao UFC
1ª temporada, episódio 1 – Jessica Andrade
Matérias especiais
De Olho na Luta, por Vitor Miranda: Max Holloway x Alex Volkanovski
UFC na Ilha da Luta: 4 eventos e história sendo feita
Diário da Ilha da Luta: Episódio 1
Diário da Ilha da Luta: Episódio 2
UFC 251: Embedded – Episódio 1
UFC 251: Embedded – Episódio 2
UFC 251: Embedded – Episódio 3
https://www.ufc.com.br/video/ufc-251-embedded-episodio-3
UFC 251: Countdown – Episódio completo
UFC 251: Melhores nocautes e finalizações dos atletas do card
Contando a história: José Aldo
De Olho na Técnica: o chute baixo de José Aldo
Contando a história: Jéssica Andrade
Todos os nocautes e finalizações de José Aldo
Top nocautes e finalizações de Max Holloway
Todos os nocautes e finalizações de Jorge Masvidal
Todos os nocautes e finalizações de Elizeu Capoeira
UFC 251: Como é lutar na Ilha da Luta?
https://www.ufc.com.br/video/ufc-251-como-e-lutar-na-ilha-da-luta
De Olho na Técnica: as armas de Kamaru Usman
José Aldo: “Será um novo legado e um novo domínio na categoria”
Amanda Ribas: “Vou fazer ela entrar no meu jogo”
Jéssica Andrade: “Vou mostrar minha nova versão”
“Minha estratégia é colocar o coração no Octógono”, diz Amanda Ribas
Atualizações sobre a Ilha da Luta
Conheça o estreante Carlos “Boi”
Ricardo Ramos e Raulian Paiva: dois nomes para ficar de olho na Ilha da Luta
Léo Santos e Davi Ramos: dois brasileiros “em casa” na Ilha da Luta
Treinos em casa e testes semanais: como brasileiras se prepararam para a Ilha da Luta
“Ronda me transformou em uma verdadeira vilã”
“Vão ficar surpresos com minha atuação”, diz José Aldo
Treinadores comentam preparação dos brasileiros para a Ilha da Luta
Conheça os brasileiros que estarão em ação no UFC 251
Kamaru Usman x Jorge Masvidal: a história da rivalidade
+ Retrospectiva: o primeiro semestre brasileiros em 2020