Para lembrar o talento e a criatividade do saudoso dramaturgo e romancista Ariano Suassuna, o Recordar é TV de sábado (25) resgata uma entrevista do autor para o jornalista Araken Távora no especial “Os Mágicos”, exibido originalmente pela TVE/RJ, em 1979. O programa vai ao ar na TV Brasil, às 20h30.
Suassuna discorre sobre literatura e menciona seus trabalhos em dramaturgia. O escritor, já experiente na época, revela a fonte de inspiração para uma de suas obras mais importantes, a peça teatral “Auto da Compadecida”, que combina cultura popular e tradição religiosa.
Conhecida no país e no exterior, a peça reúne elementos da literatura de cordel, do gênero comédia e, ainda, contém traços do barroco católico brasileiro. O espetáculo foi adaptado mais de uma vez para o cinema, com “A Compadecida” (1969), dirigido por George Jonas, “Os Trapalhões no Auto da Compadecida” (1987), de Roberto Farias e “O Auto da Compadecida” (2000), adaptação de Guel Arraes para TV.
Histórias da infância e visibilidade para a cultura nordestina
À vontade em sua casa no Recife, às margens do Rio Capibaribe, o escritor conta histórias de sua infância e juventude. Ao relembrar a biblioteca de seu pai, explica como se tornou dramaturgo e romancista.
Muito exigente como criador artístico e dono de uma disciplina rigorosa, Suassuna escreveu para o teatro, fez poesia e romances. A mistura de gostos e expressões o levou à Academia Brasileira de Letras, onde foi o sexto ocupante da cadeira 32, cujo patrono é Manuel José de Araújo Porto Alegre, o barão de Santo Ângelo.
Grande defensor da cultura do Nordeste, o paraibano foi um mestre em sintetizar elementos e figuras do povo nordestino com obras clássicas da literatura universal. Ariano Suassuna faleceu no Recife, em 23 de julho de 2014, vítima de parada cardíaca, aos 87 anos.
O Recordar é TV leva ao telespectador momentos importantes da televisão brasileira. Os registros, feitos na época da TVE do Rio de Janeiro, hoje integram o acervo da TV Brasil. Todo sábado, às 20h30, o programa revisita shows, entrevistas, matérias jornalísticas, musicais e programas de teledramaturgia.
Serviço:
Recordar é TV – Ariano Suassuna
Sábado, 25 de julho, às 20h30, na TV Brasil.