Pelo chatbot da IFCN, usuários do WhatsApp podem verificar se informações específicas que receberam sobre a COVID-19 já foram classificadas como “falsas”, “parcialmente falsas”, “enganosas” ou “sem evidência” por verificadores profissionais. Podem consultar as últimas checagens feitas e fazer buscas em acervo, usando palavras-chave.
Desde janeiro, quase cem organizações que se dedicam ao fact-checking em todo o mundo já identificaram mais de 8 mil boatos relacionados ao novo coronavírus circulando em ao menos 74 países. Todas essas checagens integram o banco de dados da aliança CoronaVirusFacts, que é atualizado diariamente pela IFCN para que os usuários dos chatbots possam navegar e seguir bem informados sobre a pandemia.
Na versão em português, os usuários do chatbot terão acesso a verificações publicadas por organizações que atuam no Brasil e em Portugal. Também verão sinopses – em português – de checagens de interesse internacional que foram publicadas por organizações que trabalham em língua espanhola.
O chatbot da IFCN fornece ainda um diretório mundial das organizações checadoras. O sistema identifica o país do usuário do chatbot por meio do número do celular que ele usa para se conectar ao aplicativo e, a partir dessa informação, fornece uma lista com o nome e o site das organizações que fazem fact-checking perto dele(a). O usuário é, então, encorajado a entrar em contato direto com a entidade e acompanhar o trabalho dos checadores de seu entorno.
O chatbot da IFCN é gratuito. Para interagir com ele, basta salvar o número +1 (727) 291 2606 na agenda de contatos do telefone e enviar a palavra “oi” ou “olá” para iniciar a conversa em português. Outra opção é recorrer diretamente ao link: https://poy.nu/ifcnchatbotPT.
A versão em português do chatbot é um projeto da IFCN com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio).
Baybars Orsek, diretor da IFCN, comenta: “Bilhões de usuários confiam no WhatsApp para manter contato com seus amigos e familiares. Como alguns atores usam todas as plataformas possíveis para espalhar boatos que desinformam nesses tempos difíceis, o trabalho dos verificadores é mais importante do que nunca. Desde janeiro, a aliança CoronavirusFacts da IFCN usa a capacidade da comunidade de verificadores para ajudar os usuários a diferenciar a verdade da ficção, desmascarando falsidades durante a pandemia da COVID-19. O chatbot da IFCN permitirá que os usuários pesquisem a confirmação dos fatos e se conectem com os verificadores de seus países a partir de seus celulares. O chatbot também servirá para direcionar as pessoas ao site dos verificadores locais.”
Ben Supple, diretor de Engajamento Cívico no WhatsApp, explica: “O WhatsApp recentemente concedeu uma bolsa à IFCN para apoiar o trabalho de seus verificadores em todo o mundo na luta contra a desinformação sobre a COVID-19. Estamos felizes em apoiar o trabalho de verificação da IFCN com o lançamento deste importante serviço para usuários do WhatsApp. Existem mais de 40 verificadores de conteúdo que trabalham com a IFCN em todo o mundo que estão usando o WhatsApp Business para apoiar os cidadãos a desacreditar boatos sobre o coronavírus em seus respectivos países.”
É importante observar que o chatbot da IFCN é simplesmente uma maneira de possibilitar aos usuários do WhatsApp um contato direto com os checadores e dar acesso a um banco de dados onde você pode procurar por boatos sobre o coronavírus. Os verificadores só terão acesso às mensagens enviadas diretamente para eles e não podem ver, monitorar ou excluir conteúdo no WhatsApp, pois todas as mensagens do WhatsApp são privadas e protegidas com criptografia ponta-a-ponta. Isso significa que apenas o remetente e o destinatário da mensagem podem ver o conteúdo dessa mensagem e mais ninguém – nem mesmo o WhatsApp.
O chatbot da IFCN foi desenvolvido na API de negócios do WhatsApp graças à tecnologia Turn.io, a ferramenta de impacto para o WhatsApp. O Turn apoia as equipes de impacto social a gerenciar e escalar o suporte personalizado, a partir de conversas fluidas e guiadas com os usuários, sem ficarem sobrecarregadas.
Gustav Praekelt, co-fundador da Turn.io, comenta: “No melhor cenário, a desinformação pode dificultar o apoio à prevenção da saúde. No pior cenário, pode levar a comportamentos que ampliam a transmissão de doenças. Dado que muitos dos detalhes sobre a COVID-19 são desconhecidos, o desafio é ainda maior, já que especulações podem facilmente viralizar e exceder as informações precisas que temos. Esta iniciativa em colaboração com o WhatsApp e a IFCN fornece um serviço inestimável a países, comunidades e cidadãos em tempo real e em escala, permitindo que eles não apenas verifiquem os fatos e questionem as informações, como também desempenhem um papel fundamental no enfrentamento às informações falsas”.Fabro Steibel, diretor do ITS Rio, afirma: “Tanto a desinformação quanto a informação de qualidade podem circular pelo WhatsApp. A diferença entre as duas depende da credibilidade da fonte e da capacidade das pessoas de buscarem informações mais à fundo sobre um dado fato. O chatbot da IFCN resolve os dois problemas: primeiro, leva as agências de checagem para o celular das pessoas, em primeira mão. Segundo, permite que os usuários busquem a informação que querem e precisam. O chatbot é mais um dos bons exemplos de como usar a tecnologia a nosso favor, e de como ter robôs que melhoram a qualidade da informação, ainda mais em tempos de pandemia. Não poderíamos estar mais felizes por fazer parte desse projeto.”