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Intimus lança iniciativa “Ela Pode” e doa mais de 1,3 milhão de produtos para cerca de 35 mil mulheres em situação de vulnerabilidade

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Divulgação

A campanha #ChegadeEstigma, uma das maiores já realizadas por Intimus®, marca de cuidados femininos da Kimberly-Clark Brasil, iniciada em março de 2020, chega a sua última etapa comprometida socialmente com a higiene menstrual e bem-estar feminino por meio de ações em benefício de milhares de mulheres. E, como forma de continuar apoiando o progresso da mulher, Intimus lança a iniciativa Ela Pode, que reforça o programa mais recente de engajamento da marca na América Latina. A ação tem como objetivo unificar esforços sociais da marca para contribuir com o questionamento dos estigmas da menstruação, democratizar a educação sobre higiene íntima, defendendo as escolhas das mulheres de serem o que quiserem.

Globalmente, a iniciativa Ela Pode dá subsídios para meninas e mulheres que vivem em regiões marginalizadas a enfrentar os dias de menstruação e melhorar a higiene. Para isso, as ações reúnem esforços que possibilitam um ambiente solidário oferecendo mais conhecimento e habilidade também para meninos, pais e professores, no intuito de não estigmatizar a menstruação.

Nesse sentido, a marca se uniu à ONG Plan International, organização global que trabalha para promover os direitos da criança e a igualdade para as meninas, e vai doar a partir de agosto mais de 1,3 milhão de absorventes e protetores diários para cerca de 35 mil meninas e mulheres que vivem em situações de vulnerabilidade em comunidades da Bahia, Maranhão e Piauí. Juntamente com os produtos, serão entregues cartilhas sobre educação sexual para adolescentes.

“Essa doação chega num momento muito oportuno. Estamos vivendo uma crise de saúde que também se configura como uma crise humanitária. A pobreza menstrual, que tem como principal característica a falta de acesso a itens de higiene menstrual, já era uma realidade para muitas meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social e agora está se agravando. A doação de absorventes contribuirá para a dignidade de meninas e mulheres em comunidades pobres e que enfrentam problemas de saneamento”, afirma Nicole Campos, Gerente Técnica de Programas da Plan International Brasil.

Além disso, em parceria com a Cia. da Consulta, Intimus disponibilizará 2.500 consultas online gratuitas, até o mês de outubro, com médicos ginecologistas, para mulheres de diferentes faixas etárias. Um voucher ilustrado pela artista visual Nath Araújo, a Nanaths – uma das embaixadoras da campanha #ChegadeEstigma – foi criado para a ação, criada pela PROS, com uma mensagem positiva e orientações para acesso às consultas, que serão feitas via telemedicina.

“A Cia. da Consulta busca participar de iniciativas que geram impacto positivo na sociedade. Nosso objetivo é levar saúde de qualidade e acessível à população. Esse projeto possibilita, por meio das consultas online, promover assistência médica e realizar um trabalho de prevenção às mulheres”, diz o fundador e CEO da Cia. da Consulta, Victor Fiss.

“Desde o início da campanha #ChegadeEstigma, em março, já tínhamos um compromisso forte com a questão social e de educação menstrual e, por isso, a Plan International já atuava com a marca, não só aqui no Brasil, mas em outros países. Com a pandemia, nos deparamos com um cenário diferente e caótico, afetando muitas mulheres. As doações, que já eram recorrentes por parte da marca, intensificaram-se e, pensando na saúde das nossas consumidoras, a parceria com a Cia. da Consulta traz mais esse cuidado com elas. O nosso compromisso em empoderar a mulher só cresce, e com iniciativas concretas”, destaca Fernanda Hermanny, Diretora de Marketing de Cuidado Adulto e Feminino da Kimberly-Clark.

AÇÕES SOCIAIS

O programa Ela Pode é uma plataforma perene de Intimus que reunirá todas as ações sociais da marca, sempre baseada nos três pilares de atuação da estratégia global que são questionar os estigmas da menstruação, garantir o acesso à educação e abrir portas para cerca de 1,4 milhão meninas e mulheres buscarem seus sonhos. A ação tem recebido investimento de 2,5 milhões de dólares, ao longo de três anos.

“Atuando em comunidades de alguns países da América Latina, juntamente com a Plan International, abrimos portas para que as mulheres busquem ter futuros independentes. Além disso, a campanha tem como foco dar lugar a comportamentos positivos na sociedade em relação à menstruação. Auxiliamos a promoção de ações educacionais e desejamos que as meninas que participam do projeto sejam líderes e multiplicadoras do discurso contra os estigmas da menstruação”, afirma Fernanda.

A organização Alliance for Period Supplies (Aliança para Produtos para a Menstruação) é outra parceira que também integra a iniciativa Ela Pode para reforçar que a menstruação jamais será empecilho para o progresso de uma mulher. A Aliança promove a conscientização quanto à falta de produtos para lidar com o ciclo menstrual e apoia o desenvolvimento e a expansão de programas de acesso a esses produtos em comunidades.

As ações fazem parte das metas de Sustentabilidade 2022 da Kimberly-Clark, que investe em programas sociais que geram significado e mudanças duradouras. Sob o pilar do impacto social, a empresa tem atuado para melhorar o bem-estar de 25 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade social com foco no acesso ao saneamento básico, ajudando crianças a progredir e dando ferramentas para o empoderamento de mulheres e meninas.

CAMPANHA #CHEGADEESTIGMA

O movimento #ChegadeEstigma, lançado dia 8 de março em uma ação inédita na Avenida Paulista, foi criado por K-C Connect – time composto pelas agências Ogilvy e VML –, resultando em um projeto inovador e completo, dividido em várias fases. Entre os meses de março a julho, a campanha teve cobertura com mídia online e off-line e ações de PR da agência PROS. 

O movimento tem sido fortemente veiculado nos canais digitais e conta com alguns vídeos que retratam situações de estigma da menstruação e diversas peças digitais para amplificar o tema. Ao final de todas essas ações, é transmitida uma mensagem questionando a estigmatização da mulher por causa da menstruação e o convite à sociedade para participar do movimento #ChegadeEstigma, com apoio de Intimus. 

E, como forma de convidar a sociedade mais uma vez a debater e questionar o estigma da menstruação, Intimus realizou uma Ocupação Virtual, em julho, com o lançamento de três filtros no Instagram e centenas de cartazes para serem baixados no site www.intimus.com.br/facasuaparte.

As ações no digital contaram ainda com um time de embaixadores composto pela cantora Karol Conká, as atrizes Sophia Abrahão e Klara Castanho e as influenciadoras digitais Letticia Munniz, Gabriela Sales (Rica de Marré) e Gabriela Lopes, que desde o início trouxeram diversidade para a campanha estabelecendo diálogo com os seguidores.

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