Nos últimos anos, NIVEA vem se mobilizando para gerar uma maior aproximação com o Nordeste e, mais recentemente, com o Norte do Brasil, com ações direcionadas às consumidoras locais. Dando continuidade à estratégia, NIVEA lança nova campanha, criada pela Isobar, com estreia prevista para o dia 1º de setembro, no meio digital. Com o conceito “Nosso cuidado na sua pele”, a comunicação reforça a essência de Cuidado da marca, por meio de sua linha Azul, DNA da NIVEA.
Desenvolvidas especialmente por artistas nortistas e nordestinas, as peças retratam, de forma autêntica, o significado do CUIDADO para cada uma delas: Ju Chooo (CE), Ty Silva (PA), Laura Athayde (AM), Rafaela Melo (PE) e Suzane Lopes (BA). As criações fazem parte da campanha digital exclusiva para as regiões Norte e Nordeste do país.
“Contamos com a criatividade e a produção cultural genuínas de cinco maravilhosas artistas locais para trazer um olhar sincero, que exaltasse a personalidade das mulheres nortistas e nordestinas. Nossa proposta é fugir de estereótipos que pouco se conectam com essa consumidora e trabalhar uma comunicação feita por elas e para elas”, comenta Andréa Bó, Diretora de Marketing da NIVEA Brasil.
A ideia surgiu a partir de pesquisas de percepção de marca realizadas pela NIVEA, que apontaram a importância do sentimento de identificação das consumidoras. Os estudos também mostraram pontos comuns e importantes para as mulheres dessas regiões, como a valorização das origens, o cuidado pessoal, a dedicação à família e aos amigos, além da personalidade forte.
“O meio digital nos permite uma conexão maior com a cultura, as características e os interesses de diferentes públicos e regiões. Usamos isso a nosso favor, para criar uma campanha no digital cuja linguagem valorizasse a cultura local e mostrasse como NIVEA cuida e tem orgulho de se colocar na pele dessas mulheres”, comenta Ana Leão, Diretora Geral da Isobar.
A multinacional tem investido nessas regiões e hoje conta com um escritório em Recife, responsável pela gestão de pontos de venda (PDVs) e pelo relacionamento com clientes e parceiros da marca. Para Ligia Annunziato, Head de Trade e Marketing da NIVEA para Norte e Nordeste, “o CUIDADO é a nossa essência e conseguimos expressar isso muito bem com essa campanha. A NIVEA CUIDA, valoriza a cultura regional e entende a importância das pessoas se enxergarem em nossas comunicações. Com certeza o público será tocado pelo belo trabalho realizado pelas artistas”, conclui.
A campanha abrange ações em mídias online (programática e portais), redes sociais, mídia externa (OOH), apenas no Norte, e search (busca paga), além de filme exclusivo para os canais digitais da marca e ação com influenciadores digitais das regiões.
Sobre as artistas:
– Ty Silva, nativa de Belém, Pará, é uma artista visual, professora formada em Moda pela UNAMA-PA e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Sua pesquisa consiste em estudos sobre identidade e representatividade, complementados por inspirações em temas do imaginário paraense. Sua produção artística transita entre ilustração, muralismo e quadrinhos. Instagram: @tysilva_.
– Laura Athayde é uma quadrinista e ilustradora manauara. Formada em Direito e em Design Gráfico, começou sua carreira de ilustradora em 2013, tendo participado de publicações coletivas como Zine XXX e Desnamorados. Também desenvolve capas de livros para editoras como Companhia das Letras, Record e Planeta. Instagram: @ltdathayde.
– Rafaela Melo é designer e ilustradora, nasceu em Bezerros, interior de Pernambuco, e reside atualmente no Recife. Também já administrou sua própria loja, a ‘Oh, Céus!’, marca de ecobags estampadas à mão. Instagram: @raafaelamelo.
– Suzane Lopes, soteropolitana, é formada em Design Gráfico pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia), mistura texturas, cores e linhas para falar de assuntos como união social e poética feminina. Instagram: @movimento1989.
– Ju Chooo é ilustradora de Fortaleza, Ceará. Desenhar sempre foi sua brincadeira preferida, desde criança. Gosta de retratar mulheres, porque são as mulheres sua maior inspiração e seu maior fortalecimento. Tem na família seu principal alicerce. Instagram: @ju.chooo.
FICHA TÉCNICA
Anunciante: NIVEA
Produto: BLUE RANGE | NORTE E NORDESTE
Agência: Isobar
Título: NIVEA. Nosso cuidado na sua pele.
Duração: 45”
Diretor Executivo de Criação: Jorge Iervolino
Diretora de criação: Luciana Lins
Criação: Luiz Felipe Neves Gonçalves e Gabriela Ramalho
RTV: Juliana D’Antino, Indaiara Pelizario, Giovanna Zanardo, Patricia Oliveira e Karoline Justino.
Atendimento: Mariana Cantarelli, Carolina Nogueira e Bruna Paliologo
Planejamento: Bruno Pinheiro e Juliana Nobre
Gerente de Projeto: Thalita Vieira
Mídia: Andreia dos Santos, Gabrielly da Silva e Giovanny Oliveira
Aprovação Cliente: Andréa Bó, Ligia Annunziato, Rachid Antun, Bruno Narchi e Gustavo Silva
Ilustrações
Ilustradora – Bahia: Suzane Lopes (@movimento1989)
Ilustradora – Ceará: Juliana Lousada (@ju.chooo)
Ilustradora – Manaus: Laura Athayde (@ltdathayde)
Ilustradora – Pará: Ty Silva (@tysilva_)
Ilustradora – Pernambuco: Rafaela Melo (@raafaelamelo)
Produtora de Imagem: Amplifi
Diretor: Equipe Amplifi
Montagem/Motion: Diego Ferrandis e André Maziero
Finalização: André Maziero
Produtora de Som: Lucha Libre Audio
Trilha – Produção: Paulinho Corcione e Produção Lucha Libre
Atendimento: Dani Celer e Vanessa Wallner
Locutor: Gabriela Lubambo
Mixagem e efeitos sonoros: Equipe Lucha Libre
Coordenação: Dudu Missono e Leticia Oliveira