Uma palavra pode ter diversas interpretações. Pensando em mostrar que a maneira que a Jeep® traduz a natureza e os hábitos é diferente, a marca criou, em parceria com a agência F.biz, a ação “Dicionário Nation”. Desenvolvida para o Instagram e Pinterest, a iniciativa explora as expressões utilizadas pelos jeepeiros em suas trilhas e aventuras.
“Oferecer experiências para gerar histórias faz parte do DNA da Jeep e quisemos tangibilizar isso quando lançamos o Jeep Nation. Muito mais que um clube de relacionamento, criamos uma nação. E porque não reforçar a nossa proximidade com o público com uma linguagem autêntica do universo Jeep? Pensando nisso, desenvolvemos esta ação para o ambiente digital em que criamos um dicionário para traduzir o que essa nação entende tão bem e que vale ser compartilhado e ‘traduzido’ para todo mundo que se interessa por esse mundo”, disse Frederico Battaglia, diretor de Brand Marketing Communication.
Dicionário Nation
Para engajar a Nação Jeep, foram feitos Stories interativos no perfil oficial da marca no Instagram que perguntaram o significado de palavras populares da língua portuguesa como “Chuva”, “Biscoito” e “Zequinha”. Se, para a maioria da população, estes termos representam, respectivamente, fenômeno meteorológico, alimento e personagem de anedotas, para os milhares que vivem o Espírito Jeep estes verbetes têm sentido completamente diferente.
Por meio de cards animados, foi mostrado que, para os amantes da Jeep, “Chuva” significa “o início de uma aventura 4×4, “Biscoito” quer dizer “o pneu perfeito” e “Zequinha” é sinônimo daquele “parceiro de aventuras que está sempre pronto para ajudar os jipeiros”. Em um processo colaborativo com os entusiastas da Jeep, cada uma dessas ressignificações foi proposta por um seguidor e o @ do respondente já está disponível no conteúdo para envolver ainda mais a comunidade.
Em um processo em constante evolução, a cada mês novos termos serão adicionados. Construindo uma linguagem única e colaborativa do universo Jeep.
Confira abaixo o destaque do Instagram com os primeiros posts:
Jeep Nation
Mais que apenas um clube de benefícios, o Jeep Nation é um grupo de apaixonados por explorar o desconhecido e trocar experiências. Aberto para qualquer um que queira se inscrever, a nação ávida por explorar a natureza segmenta o novo participante em quatro níveis diferentes de acordo com o seu relacionamento com a Jeep: Spirit, Emotion, Loyal e Legend.
Para conhecer melhor todo este território de pessoas com valores em comum, acesse o site e fique por dentro de todas as novidades e vantagens de ser Jeep Nation.
Ficha Técnica
co-CEO: Fernand Alphen
CCO: Adriano Alarcon
Diretor de Criação: Fabiano Pinel e Alexandre “Nego Lee” Popoviski
Diretora de Conteúdo: Fernanda Fontes
Diretora de Criação Associada: Daniele Rodrigues
Criação: Bianca Agnelli, Pedro Gait e Bernardo Medina
Conteúdo: Daniele Rodrigues, Camila Gusson, Carlos Damazo, Giulia Perrone e Vagner Vital
RTVC/Artbuyer: Viviane Guedes e Karina Bueno
Motion: Alexandre Arantes
Produção Digital: Marcelo Carneiro, Vitor Goersch e Guilherme Elias
Planejamento: Sara Silva, Guilherme Cipolla, João Roa e Maria Paula Miura
CMO: Carolina Buzetto
COO: Juliana Vilhena Nascimento
Negócios: Daniela Lancellotti, Juliana Passini, Bruno Giorgetto, Heloisa Torezan e Larissa Gama
Cliente: Frederico Battaglia, Maria Lucia Antonio, Paula Salerno, Renato Miele e Lívia Lira