O Banrisul disponibiliza, a partir dessa terça-feira (08), o Registro de Interesse no Pix – sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central – pelo aplicativo Banrisul Digital, onde o cliente poderá informar as chaves de sua preferência (CPF, CNPJ, número de celular ou endereço de e-mail). A partir de 05 de outubro, o correntista pode confirmar estes dados no cadastro oficial de Chaves Pix no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT). No app, também estará disponível conteúdo informativo sobre o pagamento instantâneo brasileiro.
Com o Banrisul Digital, será possível pagar, receber e transferir valores de maneira instantânea pelo uso de chaves, QR-Code, bem como inserção manual dos dados bancários do destinatário; disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive feriados.
O Pix no Banrisul Digital possibilitará, ainda, acesso detalhado a todos os pagamentos e recebimentos de Pix e o completo gerenciamento das chaves do cliente: inclusão, exclusão, alteração, portabilidade e reivindicação.
No dia 03 de novembro, a partir das 09h, o Pix estará acessível de forma restrita, com limitação de horários e usuários, possibilitando a realização de pagamentos instantâneos. Já no dia 16 de novembro, às 09h, o Pix entra no ar de forma oficial. O calendário de implementação do Pix continua com o desenvolvimento de soluções em outras plataformas de atendimento, direcionadas a empresas e ao setor do varejo. Até o primeiro trimestre de 2021, o Banco Central pretende lançar um serviço chamado Saque Pix, onde os usuários poderão sacar dinheiro nos estabelecimentos comerciais aderentes à solução. O saque também poderá ser associado a uma compra.