A Kimberly-Clark Brasil, multinacional americana de bens de consumo, anuncia contribuição de mais de 3 milhões de produtos para ajudar cerca de 40 mil pessoas que foram afetadas pela situação atual. As entregas, que equivalem ao montante de R$ 850 mil, estão sendo realizadas para famílias e mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do país.
Com ações intensificadas no momento atual e realizadas em ondas, a Kimberly-Clark lançou o projeto Bolsa-Huggies, iniciativa que distribui fraldas e produtos de higiene para bebês da marca Huggies, em parceria com 12 instituições que auxiliam pessoas em situação de vulnerabilidade social. Três mil famílias das regiões Sudeste, Sul e Nordeste estão sendo beneficiadas com o programa. No total, a empresa está distribuindo mais de 1 milhão de itens para crianças pequenas, que serão assistidas durante três meses.
Com Intimus, marca de cuidados femininos da Kimberly-Clark Brasil, o compromisso da empresa com a higiene menstrual é feito por meio de uma parceria com a ONG Plan International, organização global que trabalha para promover os direitos da criança e a igualdade para as meninas. São mais de 1,3 milhão de absorventes e protetores diários para cerca de 35 mil meninas e mulheres do projeto em comunidades de Salvador (BA), São Luís e Codó (MA) e Teresina (PI).
“Nosso objetivo é manter o máximo de pessoas assistidas com produtos essenciais para o dia a dia. Por isso, a nossa estratégia é realizar ondas de doações em vários momentos e para as mesmas pessoas, entendendo o momento atual. E, para isso, mapeamos tanto as necessidades de meninas e mulheres que vivem em comunidades, com a entrega de produtos da marca Intimus, quanto as de famílias com bebês, que também estão em situação de vulnerabilidade, com itens de Huggies. Queremos oferecer uma jornada mais tranquila e minimizar de alguma forma a situação que estamos vivendo”, afirma Claudio Vilardo, Vice-presidente da Kimberly-Clark Brasil.
A empresa entende a importância de impactar positivamente a vida de meninas e mulheres nas áreas de educação, saúde e bem-estar geral. Por isso, além de produtos, uma cartilha educacional sobre menstruação e corpo feminino foi elaborada e distribuída pela marca Intimus.
OUTRAS INICIATIVAS
Em abril, a Kimberly-Clark iniciou outra onda de doações com 160 mil produtos de higiene, incluindo fraldas, cremes de assadura, absorventes e produtos para incontinência urinária. Nesse primeiro momento, as doações se concentraram em São Paulo, para o Amparo Maternal e Aldeias Infantis.
A Kimberly-Clark também tem apoiado ações voluntárias que os colaboradores das operações estão fazendo. A empresa está dobrando (em produtos de higiene) o valor arrecadado pelos colaboradores nas fábricas para beneficiar pessoas atendidas por ONGs do entorno das unidades da companhia. Mais de 100 mil produtos têm sido entregues a partir de iniciativas dos funcionários.
Os colaboradores da fábrica de Mogi das Cruzes (SP) lançaram o Desafio do Bem em uma competição para comprar alimentos para doação. Todos os competidores participaram, e foram comprados 1,4 tonelada de alimentos para distribuição. A companhia dobrou a colaboração em produtos de higiene para a instituição Lar Batista. O desafio se estendeu para as demais unidades, em diferentes formatos, beneficiando o Corpo de Bombeiros, em Correia Pinto, e o Instituto Amor Misericordioso Aldeias Infantis (BA).
Já o time do escritório central, na capital, promoveu a Live do Bem para arrecadar doações para o Lar Abrigo Saint Germain, em São Paulo. A companhia organizou uma Live para todos os colaboradores, com a apresentação de sete talentos internos cantando voluntariamente. Foram quase 250 colaboradores participando. A Kimberly-Clark vai doar o mesmo valor arrecadado em produtos para a instituição.
“Vivemos uma situação sem precedentes e buscamos apoiar nossos colaboradores, comunidades e pessoas que trabalham no centro da crise. Estamos continuamente analisando o que mais podemos fazer para cuidar e ajudar aqueles que precisam, mantendo a saúde e a segurança no centro de tudo do que fazemos. Sabemos que isso será uma jornada e, na Kimberly-Clark, estamos comprometidos em apoiar os esforços de recuperação e alívio”, destaca Vilardo.
A Kimberly-Clark também contribuiu para o Governo do Estado de São Paulo com distribuição de “cestas básicas de higiene”. A empresa doou mais de 600 mil produtos para a Secretaria de Desenvolvimento.