Outubro é o mês e rosa é a cor que simboliza a campanha nacional de conscientização às mulheres e à sociedade em geral sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, umas das doenças que mais causam mortalidades de mulheres no Brasil. De acordo com as estatísticas, de 2020 a 2022, estima-se a ocorrência de 66.280 casos, ou seja, um risco de 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres*. Mas, com informação, prevenção, diagnóstico e tratamento precoces, o índice de cura pode chegar a 95%. Em apoio à causa, o SBT do Bem, plataforma de responsabilidade social do SBT, lançou a campanha Empodere-se contra o câncer, que tem como mensagem principal mostrar a representatividade que o empoderamento feminino tem na luta contra a doença.
A força da mulher é capaz de transformar qualquer realidade, com base nisso, a campanha traz um filme principal elaborado a partir de linguagens do universo feminino, que buscam encorajá-las a se fortalecerem ainda mais para vencerem o câncer. “Há tempos, a mulher alcançou um protagonismo na família, no trabalho, no empreendedorismo, nas artes, entre outros. Quisemos trazer nessa campanha a ideia de a própria mulher ter um olhar mais atento para si mesma, se valorizar, ser resiliente e, ao mesmo tempo, se empoderar também em momentos difíceis” declara Priscila Stoliar, Head de Marketing do SBT.
Ao longo do mês, serão realizadas diversas iniciativas nas redes sociais do SBT Online como forma de engajar as mulheres nessa luta. Dentre elas estão, desafio de dança no Tik Tok com uma coreografia especial ligada a representatividade e força feminina na luta contra o câncer de mama. Por meio de posts no Instagram e Facebook, todas as mulheres serão incentivadas a tirarem fotos empoderadas e compartilharem com a #Empodere-seContraOCâncer. Já no Spotify, a apresentadora Eliana convidará às mulheres – maiores de dezoito anos – a se valorizarem nessa batalha e acompanharem o projeto na página do SBT do Bem.
A campanha irá ao ar no mês de outubro. A criação é da agência WMCcAnn.
*Fonte: INCA – Estatísticas de câncer 2020
Ficha Técnica
Agência: WMcCann
Cliente: SBT
Produto: SBT do Bem
Nome da campanha: Empodere-se
CCO: Hugo Rodrigues e Kevin Zung
Direção de criação: Fábio Ludwig
Criação: Ligia Mecenas, Ariane Melo e Raoni Leão
Atendimento: Anna Moraes, Vitoria Silvestre
VP de Mídia: André França
Mídia: Leonardo Pellegrino
VP de Produção: Tato Bono
Produção integrada: Cayan Lobo e Camilla Mendes
Produtora do filme: Lemonade Filmes
Diretor: Rafaela Ferrari e Raphael Rodriguez
Diretor de Fotografia: Amanda Louzada
Pós-produção: Renata Nascimento / Yggor Araújo e Bruna Oliveira
Produtora de Som: Marcelo Guerreiro
Trilha: Marcelo Guerreiro
Tecnologia: Marcelo Soares, Victor Odo e Caio Costa
Projetos: Yarha Costa
Relações Públicas: Kerena Neves, Bruna Ramos e Patrícia Lázaro
Aprovação pelo cliente: Fred Müller, Priscila Stoliar, Milena Maeda, Julyana Magrini