O Aniversário Guanabara, um dos principais eventos do varejo fluminense, não acontecerá este ano devido à Covid-19. A empresa, por medida de segurança, cancelou a ação, pois acredita que seguir as normas determinadas pelos órgãos de saúde é zelar pelos funcionários, colaboradores e clientes.
Mas para não deixar a população órfã de ofertas, a empresa fará, ao longo de 30 dias, a campanha Show de Ofertas, com diversos produtos em promoção, mas sem os preços arrasadores do Aniversário. Essa foi a maneira encontrada para evitar aglomeração, mas também para não deixar de homenagear os clientes. A Show de Ofertas começa no dia 20 de outubro.
De acordo com o diretor de marketing do Supermercados Guanabara, Albino Pinho, a decisão foi difícil, pois durante 26 anos ininterruptos organizar o Aniversário era a grande paixão de todos. “Até pouco tempo atrás achávamos que a pandemia seria resolvida e o Aniversário fosse acontecer. A vacina não chegou e ficou inviável a realização. Só que esse é o momento que devolvemos aos clientes, em forma de ofertas, o carinho que recebemos ao longo do ano e por isso criamos a Show de Ofertas”, explica.
O diretor pontua ainda que foram realizadas várias reuniões com fornecedores de todo o Brasil para que conseguissem chegar neste formato da Show de Ofertas, já que a empresa não queria frustrar os clientes, pois muitos guardaram as economias para usar nesta época do ano em que sempre ocorreu o Aniversário.
A campanha Show de Ofertas começa com promoção de todos os segmentos como: cereais, carnes, bebidas, enlatados, produtos de beleza, limpeza e infantil. Durante todo o período promocional haverá um rodízio de produtos em ofertas para que os clientes possam adquirir o que considerarem necessário.
A Show de Ofertas não tem como proposta estimular que as pessoas comprem para estocar. A rede pede que os clientes comprem somente o necessário, já que o momento não é propício para fazer estoque.
A empresa alerta para os clientes irem às lojas com calma, sem pressa e não gerarem aglomeração, pois haverá produto para todos. Também lembra que é preciso que as pessoas cumpram as normas determinadas pelos órgãos de saúde como: usar máscara, manter o distanciamento de 1,5m e priorizar que um membro apenas da família vá ao mercado.
Diante do “novo normal”, a campanha de marketing também será diferente este ano. Produzida em casa, numa espécie de live e estrelada por Ivete Sangalo, o conceito da ação é informar que o Guanabara tem ofertas, mas que os clientes terão tempo para aproveitar com toda segurança e cuidado.
Criada pela agência Fullpack, o material terá ampla divulgação nas redes sociais, na TV aberta, meios impresso e on line, além de rádio e mobiliário urbano.
“Este ano não poderemos comemorar como gostaríamos, mas em 2021 esperamos celebrar como gostamos, queremos e sabemos fazer. Ao mesmo tempo, não podemos deixar de agradecer nossos clientes”, finaliza Albino Pinho.
Normas de segurança para combate ao novo coronavírus
É importante lembrar que a rede segue todas as medidas de higienização e segurança em suas lojas, incluindo sanitização dos carrinhos, limpeza constante dos salões e áreas de trabalho, além de utilizar álcool gel e produto sanitizante à base de quaternário de amônia em todos os caixas. Todos os clientes têm sua temperatura aferida na entrada, e é obrigatório o uso de máscaras no interior das lojas.
A empresa disponibilizou EPIs para todos os funcionários incluindo dois tipos de máscaras, uma de proteção facial e a outra faceshield, além de proteção de acrílico em todos os caixas e marcação de distância nos pisos.
Relembrando o Aniversário Guanabara
O Aniversário Guanabara, considerado um marco no varejo, atraía pessoas de vários estados do Brasil. O evento conquistou positivamente a mídia em diversos países e chegou a ter repercussão na imprensa internacional.
Em 2019, o Aniversário Guanabara mobilizou 23 mil pessoas diretamente e vendeu, em apenas dez dias, mais de 15 milhões de lata de cerveja, cerca 8 milhões unidades de leite condensado e quase 7 milhões de unidades de sabonete. Ao todo, a rede ofereceu descontos em 2 mil produtos de 550 fornecedores. Foram colocados à disposição dos clientes 45 mil carrinhos de compras, além de sorteio diários de um automóvel e vale-compras. Apenas no primeiro dia do evento ano passado, cerca 450 mil pessoas passaram pelas 26 lojas da rede.