Maior festival de cultura negra do mundo, o Afropunk, que neste ano teria sua primeira edição na América Latina, mais especificamente em Salvador, acaba de ganhar versão virtual. Seguindo os protocolos de saúde e segurança, o novo Planet Afropunk será apresentado online entre os dias 23 e 25 de outubro, de forma global e gratuita, e no Brasil terá o patrocínio do Bradesco.
Para anunciar a ativação, o Banco lança nesta quarta-feira (21) campanha digital que, como o evento, celebra a comunidade criativa negra, sua arte, música e moda. Criada pela Publicis, a campanha destaca expressões artísticas e estéticas como a pintura e a dança, roupas e penteados. Essas referências aparecem junto a inserções gráficas que remetem à identidade visual do festival.
No filme, uma mulher pinta em uma instalação artística, outra dança, um homem tem o seu cabelo trançado e se maquia com a ajuda de uma amiga, se preparando para um grande evento. Todos os personagens ganham brilhos e detalhes em neon. O texto informa: “O Bradesco apresenta o Afropunk, um festival que celebra o passado, o presente e o futuro”. Em seguida vem a assinatura da campanha: “Bradesco no Afropunk Bahia 2020”.
“Além de homenagear as diferentes vertentes da cultura negra, o Afropunk também fomenta o afroempreendedorismo. São duas áreas que conversam diretamente com os pilares de atuação do Bradesco, o que faz com que o apoio ao evento tenha aderência”, comenta Marcelo Salgado, gerente de UX e redes sociais do banco.
O Afropunk nasceu em Nova York e depois ganhou versões em Atlanta, Paris, Londres e Joanesburgo. Em 2020, celebra 15 anos de existência e estava previsto para acontecer no país pela primeira vez com realização do Afropunk Bahia. Para participar da versão virtual do Festival, cadastre-se aqui: www.planetafropunk.com
Bravoz
Em novembro, mês da Consciência Negra, o Bradesco celebra um ano de seu projeto ‘Bravoz – Encontros Bradesco de Vozes Brasileiras’, que tem como objetivo amplificar artistas negros nacionais na sua visão de arte e de negócio. Ao longo do projeto, a cada mês, em suas redes sociais, o banco trouxe dois artistas negros de diferentes segmentos para celebrar a bravura de ser artista e empreendedor no Brasil, além de potencializar vozes negras fortes que transformam a sociedade. Neste mês, Gilberto Gil e a atriz Dhu Moraes protagonizam o encontro, já disponível nas redes do Bradesco. No dia 20 de novembro, no canal do Bradesco no Youtube, acontecerá uma transmissão ao vivo reunindo todos os artistas que passaram pelo projeto durante o último ano.
Ficha técnica Afropunk 2020
Cliente: Bradesco
Agência: Publicis
Produto: Institucional
Título: Bradesco no Afropunk 2020
Aprovação no Cliente: Márcio Parizotto, Marcelo Salgado e Nayara Ruiz
CCO: Domenico Massareto
Diretor Executivo de Criação: Gustavo Victorino
Diretores de Criação: Rico Lins
Diretores de Criação Associados: Bernardo Correa, Rafael Campos
Direção de arte: Doug Reis
Redação: Luiz Fonseca, Gabriela Moura
Conteúdo: Gabriela Moura
Atendimento: Tatiana Chiari, Marcelo Trivilato e Tahnee Riente
Mídia: Fabiana Rodrigues, Ester Ribeiro, Giovanna Passos, Juliana Coralli, Alinne Lopes, Carlos Rodrigues, Leandro Lessa, Lídia Rodrigues, Priscila Santos, Deyvilla Alves, Italo Brito, Rivagna Valcaci, Tainah Toledo, Tatiane Santos
RTVC: Renata Sayao, Alessandra Pais
Produtora de Som: A9 Audio
Direção Musical: Apollo Nove
Atendimento: Guta Lima
Produção Musical: Douglas Couto
Locutora: Lorena Vasconcelos
Produtora: Magma
Direção: Thatiane Almeida
Produtor Executivo: Manuel Nogueira
Atendimento: Lili Pulz
Coordenação de produção: Renata Munaretto (Santa API)
Direção de fotografia: Léo Kawabe
Assistente de direção: Pati Jaeger
Diretor de produção: Guilherme Valiengo
Montagem: Diogo Comum
Coordenador de pós: Liquor Media
Finalizador: Bruna Custódio
Pós produção: Liquor Media
Motion: Pedro Alk
Color grading: Felipe Tolotti