Início Notícias Equipotel confirma retomada da hotelaria e turismo

Equipotel confirma retomada da hotelaria e turismo

Semana da Hospitalidade da Equipotel reuniu o trade turístico para debater as melhores práticas para a retomada e os impactos da pandemia no setor

0

Entre os dias 27 e 30 de outubro aconteceu a primeira Semana da Hospitalidade Equipotel em versão online na plataforma Equipotel Conexões. As palestras, fóruns e workshops tiveram presença de importantes nomes da hotelaria, hospitais e turismo durante os quatro dias que ocorreu, com mais de 15 horas de conteúdo, 6 horas de transmissão em estúdio e mais de 4 mil inscritos. No total contabilizou-se 25 palestrantes, entre os quais, os ministros Marcelo Álvaro Antônio, do Turismo; Tarcísio Gomes, da Infraestrutura e Ricardo Salles, do Meio Ambiente. 

A Arena do Saber iniciou a Semana da Hospitalidade Equipotel com moderação de Gabriela Otto, da GO Consultoria. No painel “Bem-estar e o design para impulsionar os negócios”, especialistas debateram o turismo de bem-estar e a relevância do design para atrair novos clientes. “Turismo de bem-estar é um mercado que ainda tem muito a ser explorado no Brasil. Com a pandemia veio essa conscientização da qualidade de vida, trazendo aspectos de bem-estar durante a viagem” comentou Talita Silvério, fundadora da Amman Consultoria de SPAS, uma das convidadas.

O painel “Retomada do Turismo” contou com a presença de Marco Navega, presidente da Federação de C&VB do Rio de Janeiro. O executivo confirmou que as festas de Natal, Ano Novo e Carnaval na capital fluminense foram canceladas. Segundo Gabriela Otto, “Estamos falando de 4 bilhões de reais e ocupação média de 75% na cidade do Rio de Janeiro. O cancelamento desses eventos tem um impacto dramático no turismo não só do estado, mas do Brasil”.



Em dois dias de CONOTEL – Congresso Nacional de Hotéis, a edição especial digital, contabilizou 3.245 views nas plataformas de transmissão. O Congresso é promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Nacional. O primeiro dia teve abertura do Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio; Gilson Machado, presidente da Embratur e Ricardo Salles, Ministro do Meio Ambiente. Marcelo: “O setor hoteleiro tem papel fundamental na retomada. Esse momento é muito importante para construir o melhor caminho para que a retomada seja de forma eficiente. Trabalhamos de forma integrada e harmônica defendendo os interesses e o aumento do fluxo turístico, tanto nacional quanto internacional. Em primeiro momento, nossa pauta se tornou quase exclusivamente econômica, visando dar assistência e socorro a todo o setor”, comentou o Ministro do Turismo.

A primeira palestra do CONOTEL contou com a presença do Raul Martins, presidente da Hotelaria de Portugal, onde apresentou dados sobre a hotelaria do país e contou que a expectativa é de recuperação apenas em 2022. Orlando de Souza, presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil; Sérgio de Souza, presidente da Resorts Brasil e Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional se reuniram para o debate “2021 – Ações e Expectativas para o mercado hoteleiro em tempos do Novo Normal”.

O segundo dia de CONOTEL contou com o tema “Trabalhando o Novo Normal – Hotelaria, Turismo, Agenciamento, Aviação e Eventos”, onde os convidados trouxeram dados sobre a retomada do turismo em todos os setores. “Nós estamos fechando outubro com 52% da malha aérea no ar, vamos fechar novembro com 60% e dezembro 70%. Nossa expectativa é que no ano que vem teremos o conjunto da malha no ar. 92% dos aeroportos já estão reconectados, não com o mesmo número de voos, mas com oferta”, comentou Eduardo Sanovciz, presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas. Participaram do debate Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels; Patrick Mendes, CCO da Accor Global; Claiton Armelin, diretor executivo de Produto Terrestre Nacional da CVC Corp; Alexis Pagliarini, presidente executivo da AMPRO – Associação de Marketing Promocional e Toni Sando, presidente da UNEDESTINOS.


O Fórum HealthCare Hospitality, teve sua primeira edição celebrada na Semana da Hospitalidade Equipotel em parceria com o Grupo Mídia. Com dois painéis, os palestrantes debateram o papel dos colaboradores na excelência dos serviços e no encantamento dos clientes. “Em tempos de COVID-19, a importância da Hospitalidade Segura e o papel dos colaboradores para a excelência dos serviços”, contou com debate de Marconi Morais de Freitas, do Sabará Hospital Infantil e Abgair Lima Honoré, do Hospital Christóvão da Gama. Mediado por Luis Fernando, superintendente da FBH – Federação Brasileira de Hospitais.

“A hospitalidade influencia na jornada dos pacientes. O setor de hotelaria e hospitalidade desempenha papel fundamental na recuperação e na experiência do usuário em atendimento. São enormes as necessidades de sistematização e organização de áreas como limpeza e higienização, segurança, garantia da integridade física das pessoas, dos bens e equipamentos, serviços e logística”, comenta Marconi. Onde apontou algumas mudanças feitas no Sabará, como afastamento de alguns colaboradores, higiene hospitalar e outros serviços.

No segundo painel “A Hospitalidade Hospitalar e a Experiência do Paciente. Como engajar a equipe para conquistar encantamento do cliente”, Marcelo Boeger, especialista em hospitalidade hospitalar, comenta que a hotelaria é fundamental em um hospital e para engajar a equipe é necessário processos bem definidos “Para a hotelaria tem a expectativa do cliente, tentando gerar o maior estado de bem estado possível. Que não é algo comum a todos, é muito específico para cada especialidade. Temos que ter programas de humanização na relação entre colaborador e paciente, entre todos os pontos de contato. É preciso ter processos definidos, descrições de funções claras, atribuições compatíveis”. Participaram deste painel George Hebert, da Rede São Camilo; Antonio João Meira Ceccon, do Hospital Sagrada Família e Vania Pereira, do ICESP – Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.


O Workshop de Governança Hoteleira reuniu Maria José Dantas, presidente da Associação Brasileira de Governantas, João Fonseca, do InterContinental Lisboa e Andrea Vasconcelos, do Maceió Mar Hotel. No painel os participantes debateram sobre a gestão dos hotéis durante a pandemia e o papel da governança. “As empresas que já estavam nesse caminho de profissionalização estão atravessando mais facilmente a pandemia. Quando construímos os protocolos para a Governança quisemos que a hotelaria se apropriasse deles”, comentou Maria José Dantas.

A última palestra da Semana da Hospitalidade Equipotel foi o Hostel Hour organizado por Marina Moretti, fundadora do Ô de Casa Hostel. Com participação de Federico Lavagna, Funder & CEO Viajero Hostels e Diego Bonel, criador do site Brasil Hostel News, no painel “Hostels: os próximos 3 anos no Brasil e América do Sul”. Marina comenta que “80% dos hostels no país sobreviveram e cerca de 20% saíram, mas com intenções de voltar. Tem um ponto positivo na pandemia que é a oportunidade única de cativar de vez o mercado doméstico. Eu acho que essa é a nossa missão”.



“A semana da hospitalidade veio para reforçar o quanto o setor enxerga a Equipotel uma ferramenta de oportunidades, tanto no físico quanto agora no formato digital. Em 4 dias nosso objetivo era levar relevância ao setor e cumprimos. Agora estamos nos preparando para a retomada em 2021”, finaliza Daniel Pereira, gerente de produto da Equipotel.

A Equipotel São Paulo presencial irá acontecer de 14 a 17 de setembro de 2021 no São Paulo Expo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui