A M. Dias Branco, líder nacional em massas e biscoitos, reconhecida em todo o Brasil com as marcas Adria, Fortaleza, Isabela, Vitarella e Piraquê, dá início à terceira edição do Programa Germinar, de conexão com startups, com investimento total de R$1 milhão em conjunto com o Senai Ceará. As inscrições ocorrem até 23/11.
Nessa edição, foram definidos cinco novos desafios, alinhados à estratégia de inovação estabelecida pela companhia. A parceria entre grandes empresas e startups tem se tornado cada vez mais frequente, uma vez que representa oportunidades para todos os envolvidos. “Ao mesmo tempo em que nossos colaboradores têm a oportunidade de entrar em contato com o ambiente de inovação de maneira ágil e intensa, trazendo ganhos para o negócio, as startups ganham experiência, a partir de nossos processos de mentoria e da possibilidade de testar e alavancar sua solução a partir de toda a bagagem técnica do Senai”, afirma Fernando Bocchi, Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da M. Dias Branco.
Os desafios são: Eficiência Energética, para redução de consumo de energia elétrica e gás natural; Agregação de Valor em Resíduos e Subprodutos da Indústria; Digitalização do Processo e de Dados para a Eficiência do Processo Produtivo; Estabilização do Processo de Fabricação do Biscoito e Controle de Qualidade de Processos.
Os projetos selecionados receberão apoio para o desenvolvimento de uma prova de conceito, passando por processos de validação, prototipação e teste. Cada projeto terá a duração máxima de 12 meses e contará com investimento mínimo de R$ 250 mil, chegando a R$ 400 mil, dependendo do escopo.
A execução dos projetos poderá ser realizada nas instalações do Instituto Senai de Tecnologia, localizado em Maracanaú/CE, e as startups selecionadas poderão se instalar no Instituto, devendo designar pelo menos um representante local. Algumas etapas poderão ser executadas nas instalações fabris da M. Dias Branco.
Histórico do Programa Germinar. A ideia nasceu em um processo iniciado no fim de 2017, com uma viagem de executivos da companhia a polos de inovação globais, incluindo o Vale do Silício, na Califórnia (EUA), que abriga as maiores empresas de tecnologia do mundo. Inspirada pelos ganhos mútuos, a M. Dias Branco assumiu a responsabilidade de incentivar o fomento do foodtech a partir da conexão com startups.
A iniciativa começou em 2018, com o objetivo de encontrar novas formas de inovar e aumentar a rentabilidade do negócio, ao mesmo tempo em que impulsiona o crescimento das startups. No total, oito startups foram aprovadas para a continuidade do relacionamento, aptas a se manterem como fornecedoras e parceiras de negócios. Dentre as empresas, do ponto de vista de inovação em marketing, destacou-se a WinWin. A startup desenvolveu um projeto de game em realidade aumentada para Treloso, uma das 19 marcas da M. Dias Branco.
O game proporcionou uma experiência de caçada às moedas Treloso durante um mês em quatro varejos parceiros, que foram selecionados para a execução em Recife. A ação foi aberta para todos os consumidores, sendo necessário apenas o download do aplicativo Clube Treloso e a presença física em uma das lojas selecionadas para iniciar o jogo. A cada cinco moedas caçadas, o consumidor estava apto a resgatar um brinde. O resultado foi o fortalecimento da relação comercial e o estímulo de compra dos produtos, ao mesmo tempo em que o consumidor foi cativado, fortalecendo a relação com a marca.
Em 2019, seis startups apresentaram projetos viáveis e com condições de manter a parceria comercial com a companhia. Como referência, a Desenvolve dedicou-se a projetos nos segmentos de Treinamento Digital Rápido, criando uma plataforma online, capaz de ser atualizada em tempo real. Os aprendizados e dicas de profissionais em ambiente fabril, seja no formato de texto ou de vídeo, têm condições para serem visualizados pelos funcionários nas demais plantas industriais da M. Dias Branco, distribuídas em todo o Brasil. O resultado foi o aumento de performance para a companhia e o engajamento do time no aperfeiçoamento de técnicas e na troca de conhecimento com pessoas fora do seu convívio diário. Outra solução de destaque foi na Gestão Inteligente de Almoxarifado feita pela Ledcorp, que ofereceu solução para o inventário e rastreamento de peças a partir de etiquetas que usam o sistema de RFID (Radio-Frequency IDentification ou, em português, Identificação por Rádio Frequência).
“Estamos otimistas com a nova edição do Germinar, diante dos ganhos que obtivemos nos anos anteriores. Agora, com o foco direcionado aos avanços na indústria, esperamos obter mais produtividade, eficiência e redução de consumo, seja de gás ou de energia elétrica”, ressalta Bocchi.
Para mais informações sobre o Programa e para fazer a inscrição, acesse: https://germinartecnologia.sfiec.org.br/