O Rappi, como uma empresa que nasceu digital e é totalmente focada no usuário, observa constantemente o comportamento do consumidor dentro do superapp para identificar tendências e como incrementar as vendas durante o ano inteiro – especialmente nas datas mais importantes do comércio brasileiro.
De acordo com o superapp, os brasileiros estão comprando mais em lojas online desde o início da pandemia da COVID-19, principalmente via m-commerce – principal driver de crescimento do comércio eletrônico no país. Considerando este novo momento de foco ampliado no digital, Fernando Vilela, diretor de estratégia do Rappi no Brasil, enumera cinco dicas sobre como se dar bem na Black Friday mais digital de todos os tempos:
Foco no consumidor
O alto volume de vendas e a preocupação com estoque e com os processos não podem distrair a atenção do que é mais valioso: o consumidor. Prepare uma equipe dedicada para realizar um atendimento de qualidade durante os dias de promoção, tenha políticas de troca de fácil acesso, forneça estimativa de tempo de espera e, se for necessário, ofereça soluções rápidas e concretas aos clientes.
Seja criativo
A Black Friday costuma atrair diferentes segmentos do mercado e, diante de tantas opções para o consumidor, é preciso sobressair na multidão. Portanto, torna-se fundamental, antes de mais nada, avaliar as especificidades do modelo de negócio, assim como o comportamento do público-alvo, e pensar e estrategicamente em como colocar a marca em evidência.
Conheça o público-alvo
A análise de dados deve ser utilizada a favor das empresas. Otimizar o budget focando no público que poderá oferecer o maior retorno financeiro para cada segmento de promoção é a melhor maneira de conquistar bons resultados. Por meio do levantamento de informações (sempre respeitando a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados), como localização, faixa etária, horário de compras e comportamento em outras campanhas, pode-se criar direcionamento personalizado que agrade a cada grupo específico.
Prepare o estoque (ou deixe clara a limitação)
O impacto da promoção no número de vendas não é uma ciência exata, mas ter um estoque compatível com o cenário planejado mais otimista é o ideal. A honestidade, neste caso, é o único caminho realmente valioso para chamar a atenção do consumidor. Em caso de baixa quantidade disponível, deve estar claramente sinalizado que a promoção é limitada para enquanto durarem os estoques.
Invista no pós-venda
Black Friday é o momento de conquistar novos clientes e a experiência positiva ou negativa pode ser crucial para o relacionamento futuro. Por este motivo podemos dizer que “não acaba quando termina” e que a comunicação personalizada após a venda é a responsável por construir a base de contatos para próximas campanhas. O objetivo é não apenas ter clientes esporádicos em datas sazonais, mas criar verdadeiros fãs da marca dispostos a consumir em qualquer período do ano.
“O comportamento do consumidor mudou e temos hoje cada vez mais diferentes faixas etárias buscando tudo o que precisam na internet. O público nunca foi tão diversificado e exigente, por isso é importante preparar o negócio para uma das principais datas de vendas online do ano”, afirma Vilela.
Sobre o Rappi
O Rappi é um superapp que resolve a vida de seus usuários ao oferecer a eles uma plataforma única para suas necessidades e desejos diários. A empresa, criada em 2015, chegou ao Brasil em julho de 2017 e está presente em mais de 100 cidades do país. Por meio do aplicativo é possível conseguir produtos e serviços de diferentes categorias, incluindo restaurantes, supermercados, bebidas, farmácias, manicure, e-commerce, entretenimento e viagens, entre outros. Além do Brasil, o Rappi está presente na Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Peru e Uruguai.