A retomada das vendas no varejo pode ter a Black Friday de 2020 como grande aliada. Levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre traz uma boa notícia: 15,7% dos consumidores pretendem gastar mais do que na Black Friday no ano passado. Com isso, a média de gastos pretendida pelos consumidores na data promocional neste ano ficou em R$ 1.094,00. Em 2019, este valor foi de R$ 1.077,00.
A pesquisa também mostra que a procura por produtos deve ser alta, já que 65% dos porto-alegrenses têm a intenção de comprar algum produto. As preferências dos consumidores estão divididas em eletrodomésticos (29,1%), eletroportáteis, como celulares e tablets (21,7%), eletrônicos (15,4%), roupas (14,9%) e calçados (12%).
E é a internet que pode mudar o jogo, tanto na hora da escolha quanto na hora de efetuar a compra. Acompanhando a tendência dos últimos meses, o e-commerce cresceu em relação ao ano passado, quando foi a opção de 35,7% dos consumidores, e agora será o canal para 44,7% dos clientes. Outro ponto importante para os lojistas é que as pesquisas realizadas online são o fator que mais impacta na escolha para 54,3% dos consumidores, seguidas pelas propagandas digitais, apontadas por 31,7% das pessoas.
Ainda assim, as lojas físicas seguem em foco, já que 52,4% das pessoas irão comprar presencialmente e 23,7% garantem ser impactadas pelas vitrines na hora de escolher. A forma de pagamento preferida neste ano será em cartão de crédito parcelado (47,1%).
Transparência na venda
Os lojistas também devem estar atentos ao seu público para conquistar as vendas. Isso porque 22,6% dos consumidores declararam que pretendem priorizar marcas que fizeram alguma ação positiva durante a pandemia. As ações de Black Friday também devem ser transparentes e reais, pois para 64,3% dos porto-alegrenses o que mais fará a diferença é que as lojas ofereçam descontos e promoções melhores que em outros períodos do ano.
A expectativa é de que a média de desconto seja de 30%. Para a maioria dos clientes (92,4%), a Black Friday poderia ocorrer durante toda a semana, como uma Black Week.Portal InspiraAção
Desde o início das restrições às atividades do comércio, o Sindilojas Porto Alegre mantém um espaço exclusivo para ajudar os lojistas a superarem a crise causada pela pandemia. O Portal InspiraAção reúne conteúdos especiais, soluções comerciais, decretos e informações importantes sobre o mercado que podem contribuir para o desenvolvimento dos negócios. A página, que já foi acessada por mais de 57 mil pessoas, é mais um canal de contato direto com a Entidade e suas ações para o varejo da Capital. Para saber mais, acesse www.sindilojaspoa.com.br/inspiraacao.