Nesta terça-feira, 10 de novembro, às 19h, acontece mais um episódio programa Sem Estúdio, uma produção do Editorial J, Laboratório Convergente do Curso de Jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS. Nesta temporada, o tema abordado será Direitos Humanos. A convidada deste episódio é a diretora-executiva do Médico Sem Fronteiras Brasil, Ana de Lemos, que debaterá sobre a atuação do MSF durante a pandemia. A transmissão ocorre na página do Facebook do Editorial J e o público pode mandar suas perguntas nos comentários para serem lidos no ar.
Sobre a convidada
Ana de Lemos integra o Médico Sem Fronteiras desde 2000, já tendo desempenhado função de coordenadora de campanhas, coordenadora de projetos e diretora em países como Hungria, Libéria, Moçambique, Nigéria, Palestina, Quênia, Sudão, Suíça, Tanzânia e Zimbábue. Em 2017, Ana iniciou sua atuação no escritório do MSF-Brasil como diretora de comunicação. Ela é formada em Publicidade e Relações Públicas, fez mestrado em Gestão Ambiental e tem pós-graduação em Estudos da Paz e Resolução de Conflitos, além de Relações Internacionais e Geopolítica. Já trabalhou também na Organização Mundial da Saúde (OMS), além de outras organizações atuando em Suíça, Iraque, Jordânia e Moçambique, sempre envolvida com entidades que oferecem ajuda humanitária a populações vulneráveis, bem como serviços de marketing e comunicação.
Sobre o programa
O episódio desta semana é o décimo primeiro da atual temporada, que tem como temática os Direitos Humanos e já recebeu, dentre outros nomes, Preto Zezé (presidente da CUFA), Ailton Krenak (líder indígena) e e Míriam Leitão (jornalista do GloboNews). Na primeira temporada, a pauta foi o jornalismo, entre os entrevistados estiveram Isabel Vincent (New York Post), José Roberto de Toledo (Revista Piauí), Pedro Dória (Canal Meio) e Marcelo Canellas (Rede Globo). Todas as entrevistas estão disponíveis para serem assistidas no Facebook do J. O Sem Estúdio alcança, em média, mais de duas mil pessoas em cada uma das suas edições através da rede social.
Há nove anos, o Editorial J recebe estagiários e alunos voluntários dos mais variados semestres, que produzem, diariamente, conteúdos em diversas linguagens e plataformas. Neste período, o grupo já conquistou 27 prêmios de jornalismo regionais e nacionais. A produção pode ser encontrada no site e nas redes do @editorialj.