Mesmo com a crise econômica enfrentada pelo mundo por causa da Covid-19, a Canon do Brasil, líder mundial em soluções de imagem digital, comemora bons resultados em vendas de impressoras corporativas no ano de 2020, com relação às vendas no mesmo período do ano anterior. De acordo com dados divulgados pelo estudo IDC Quarterly Hardcopy Peripherals Tracker, Q3 2020 da IDC Brasil, a Canon teve um percentual de crescimento de 257% em vendas de impressoras de tanque de tinta e 315% de crescimento em vendas de unidades no mercado nacional de impressoras MFP laser monocromáticas 31-44ppm em relação ao ano anterior. O principal equipamento responsável por esses números positivos foi a impressora Canon imageRUNNER 1643iF.
Esse crescimento se dá pelas conquistas obtidas em mercados específicos. A Canon teve crescimento expressivo no principal segmento do mercado brasileiro de impressoras: equipamentos MFP A4 PB de 31 a 44 ppm, onde houve participação de market share de 8% no terceiro trimestre de 2020.
A Canon também teve crescimento de vendas de suprimentos e peças de 10%, em relação a agosto.
“É importante lembrar que mesmo com a pandemia, estamos registrando alto crescimento no canal de distribuição. Isso nos indica que existe um espaço de mercado onde a Canon até 2018 não participava, onde mesmo com custo mais alto (revendas que compram de distribuidores) é possível ganhar negócios e expandir a participação da marca Canon no mercado brasileiro”, afirma Fabiano Peres, gerente de revendas e distribuição da Canon do Brasil.
No segmento A3 de impressoras multifuncionais coloridas, a Canon mantém números importantes com 7% de market share.
Os equipamentos Canon que foram mais vendidos no período são:
Preto e Branco, laser, A4: imageRUNNER 1643iF e imageCLASS MF445dw
Colorida, laser A3: imageRUNNER C3025 e imageRUNNER ADVANCE C3525/C3530
Produção Preto e Branco: imageRUNNER ADV 8505, varioPRINT VP140, VarioPrint 6000
Produção Colorida: imagePRESS C910
“Por conta dos números que tínhamos obtido no primeiro trimestre, estávamos otimistas com relação aos números do segundo trimestre. Mesmo com a pandemia tivemos um bom volume de negócios. Tenho certeza que teríamos números ainda mais positivos, mas conseguiremos alcançar as metas estabelecidas antes dessa pandemia, o que já é uma vitória visto o atual momento econômico enfrentado pelo mundo”, continua Fabiano Peres.
A Canon credencia estes números positivos às soluções oferecidas pela Canon em softwares como o uniFLOW e o Therefore. Ambas as soluções são fundamentais e agregam diversas funcionalidades aos equipamentos Canon que se tornam ainda mais eficazes e competitivos no dia a dia das empresas. “Esse é um nicho que acreditamos muito, ainda mais agora que as empresas vivenciaram uma nova realidade, o home office. Nossos softwares de gestão serão cada vez mais necessários”, afirma Tadeu.
“Nosso foco é levar cada vez mais soluções e equipamentos que atendam o mercado brasileiro. Como já prevíamos o mercado brasileiro ainda tem um potencial de crescimento enorme e vamos seguir as estratégias para continuar crescendo e fazendo nossos parceiros e clientes crescerem também”, finaliza o gerente da Canon.