Em 8 de dezembro, o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes completa mil dias sem que seus autores e mandantes tenham sido identificados. Em uma irônica coincidência, a data é também o Dia da Justiça no país. Para cobrar respostas, a agência URBN Experience, a organização não governamental Anistia Internacional e o Instituto Marielle Franco organizam o Despertaço 1000 Dias sem Respostas, que irá instalar um monumento com 550 despertadores programados para despertar simultaneamente na manhã de 8 de dezembro, com o objetivo de “acordar” as autoridades e fazer Justiça pelo caso. A ação é conceituada e produzida pela URBN para a Anistia Internacional.
O monumento será montado na Praça da Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro. Os 550 despertadores formarão a frase “1000 dias sem respostas”, e despertarão às 8 da manhã do dia 8 de dezembro. “A Cinelândia é palco tradicional de manifestações democráticas no Rio de Janeiro, e também endereço da Câmara de Vereadores da cidade. É um local muito representativo tanto para a democracia quanto para a história de Marielle Franco”, explica Duda Pacheco, Diretor da URBN Experience.
O público poderá participar, colocando seus próprios despertadores para tocar ao mesmo tempo que os relógios da Cinelândia e postando em suas redes sociais com a #1000DiasSemRespostas. Além da divulgação da Anistia Internacional e da URBN Experience, influenciadores digitais informarão sobre a campanha e convidarão o público a participar. Toda estratégia de conteúdo, canais e influenciadores, além da criação e execução e monitomento da campanha digital ficaram a cargo da consultoria digital Indiana ETC, parceira da URBN Experience nesta entrega. A Anistia Internacional faz petição online para cobrar uma resposta das autoridades sobre o crime. Para assinar, acesse bit.ly/mariellejustiça.
Desde que Marielle e Anderson foram assassinados, a URBN Experience vem conceituando e produzindo ações para gerar reflexões a respeito do caso que se tornou símbolo da lentidão da Justiça no nosso país. Em março de 2019, quando os assassinatos completaram um ano, a URBN e a Rio de Paz fizeram a instalação Cela Vazia, na Cinelândia. “A defesa dos Direitos Humanos e da Democracia são uma marca da URBN, e dedicamos parte do nosso tempo a ações que levem à reflexão sobre esses assuntos”, finaliza Duda.
Sobre a URBN Experience
A URBN Experience é uma agência de brand experience que conceitua e produz experiências inovadoras e memoráveis entre marcas e público. Com ações online e off-line, a URBN oferece soluções customizadas e baseadas em análise de dados e tendências para compreender os desejos de cada nicho e encantar de forma assertiva diferentes públicos.
SERVIÇO: 1000 DIAS SEM RESPOSTAS – ASSASSINATO DE MARIELLE FRANCO E ANDERSON GOMES
Data: 8 de dezembro
Horário: despertadores tocarão às 8h da manhã
Formas de participação: o público poderá participar ativando seus próprios despertadores e publicando nas redes sociais com a #1000DiasSemRespostas
Realização: URBN Experience e Anistia Internacional