Anvisa realizou, na madrugada desta sexta-feira (25/12), mais uma ação de fiscalização e acompanhamento no último voo proveniente do Reino Unido antes do início das restrições previstas na Portaria 648/2020. O voo chegou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
A ação faz parte das medidas de prevenção diante da informação de que uma variante do vírus da Covid-19 está em circulação naquele país. Os procedimentos de desembarque foram acompanhados por fiscais da Anvisa e delegados da Receita Federal e Polícia Federal.
Confira as ações realizadas:
1- leitura de mensagem sonora no voo, já em solo brasileiro, com a presença da autoridade sanitária. Os passageiros foram informados de que, ao ingressar no território brasileiro, deverão permanecer em quarentena por 14 dias;
2- fiscalização no interior da aeronave, antes do desembarque;
3- orientação aos passageiros e tripulantes sobre o monitoramento dos viajantes em solo nacional por autoridades brasileiras de saúde;
4- solicitação de informações sobre os passageiros e tripulantes à empresa aérea. Essas informações já foram enviadas às autoridades competentes;
5- monitoramento dos procedimentos de limpeza e desinfecção da aeronave;
6- acompanhamento do trânsito dos passageiros até a área de imigração, orientando o distanciamento social e evitando a aglomeração.
A Anvisa esclarece que nenhum passageiro ou tripulante declarou ter sintomas da Covid-19 durante o voo.
O acesso ao Duty Free foi proibido durante o desembarque dos passageiros. O desembarque foi feito pelo Terminal 3, em horário reservado exclusivamente para este voo. Os passageiros de outros dois voos somente desembarcaram quando a restituição das bagagens do voo LA 8085 foi finalizada, para que não houvesse contato com passageiros de outros. A operação durou aproximadamente 45 minutos sem qualquer intercorrência.
De acordo com a Portaria 648/2020, a partir do dia 30 deste mês a entrada de viajantes por via aérea no país só será permitida com a apresentação de teste laboratorial do tipo RT-PCR negativo ou não-reagente, para rastreio da infeção por Sars-CoV-2.
Além disso, a partir desta quinta-feira, começam a valer novas regras para viajantes que estiveram no Reino Unido:
- Estrangeiros que estiveram no Reino Unido nos últimos 14 dias não estão autorizados a embarcar para o Brasil.
- Brasileiros que estiveram no Reino Unido nos últimos 14 dias poderão entrar no país com a obrigação de realizar quarentena de 14 dias.
- As restrições entram em vigor no dia 25/12/2020.
Confira o texto integral da Portaria 648/2020.
CidadeMarketing com informações da Anvisa.