O maior campeonato regional do Brasil terá, mais uma vez, a distribuidora de combustíveis ALE como patrocinadora oficial. A companhia renovou a parceria com a Copa do Nordeste e, pelo segundo ano consecutivo, fará uma série de ativações durante as disputas. A estratégia reforça a presença da ALE no marketing esportivo e integra as ações comemorativas de 25 anos da companhia, celebrados em 2021. Ontem (4 de fevereiro), em evento transmitido pelos canais oficiais da Copa do Nordeste (Facebook, Twitch e YouTube) e pelo Facebook da ALE, ocorreu o sorteio oficial da competição.
A marca ALE estará exposta em painéis de campo nos jogos transmitidos pelo SBT Nordeste, Fox Sports, e pelo aplicativo oficial da competição: o NordesteFC. Também estará presente, nas redes sociais da competição. Segundo o diretor de Marketing e Varejo da ALE, Diego Pires, os investimentos em marketing esportivo seguem como estratégia principal da marca para este ano. “Mesmo com os impactos da pandemia de Covid-19, não deixamos de investir no esporte e vamos apoiar, mais uma vez, um dos campeonatos regionais com maior relevância no universo do futebol”, declara.
Ele acrescenta que o patrocínio à Copa do Nordeste está estrategicamente alinhado às metas de crescimento da companhia no país e fortalecimento da marca. “O Nordeste é uma das principais áreas de atuação da ALE, além de ser a região de nossa origem. Sem dúvida, essa renovação da parceria com o campeonato reforça nossa presença na região e nos consolida para a conquista de novos clientes e abertura de mais postos no Nordeste. Além disso, nos aproxima ainda mais do povo nordestino, que tanto nos acolhe desde o início das nossas atividades há 25 anos”, afirma.
Pires também destaca a importância do marketing esportivo para o relacionamento com consumidores, clientes e equipe dos postos. “Daremos sequência ao desenvolvimento de ações no ambiente digital, que nos deram um retorno positivo no ano passado. O objetivo é seguir impactando nossos revendedores, consumidores e colaboradores e proporcionar a eles uma experiência única”, revela.
“Estamos muito felizes em ter, mais uma vez, a ALE Combustíveis como parceira da Copa do Nordeste. ALE e Lampions têm o mesmo sentimento de orgulho da região e temos certeza de que vamos ampliar essa conexão com o torcedor nordestino na edição 2021”, acrescenta Guilherme Lenz Cesar, diretor comercial da LiveMode, empresa responsável pela comercialização de patrocínios da Copa do Nordeste.
Ativações em 2020 migraram para o digital
No ano passado, a Copa do Nordeste se adaptou ao digital, apresentando excelentes resultados em termos de engajamento: somente no canal oficial da Copa do Nordeste no YouTube, houve um crescimento de 300% na audiência em comparação ao período anterior ao início da pandemia. O recorde alcançado foi de 477 mil acessos simultâneos na plataforma.
No início de 2020, as ativações da ALE foram realizadas presencialmente, como a ação “Blitz ALE nas Praias”, que passou pelas cidades de Natal (RN), João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Imperatriz (MA) e Salvador (BA) e distribuiu brindes aos clientes dos postos. Além disso, ativou postos no Nordeste com a chamada “Lampions League”. Com a pandemia, a companhia migrou as ações para o ambiente on-line, criou estratégias para se conectar com os torcedores e revendedores e obteve boa repercussão. Para ativar o campeonato no ano passado, a ALE fez parceria com influenciadores digitais, que produziram conteúdo para as redes sociais da empresa e interagiram com os seguidores durante vários jogos da Copa.
As ações de relacionamento também foram reforçadas no B2B: a ALE premiou revendedores e frentistas que participam do programa de gestão e incentivo Clube ALE com acessos para assistir aos jogos. Os revendedores e frentistas também puderam participar da “plateia interativa”, ação exclusiva da companhia em seis jogos da Copa do Nordeste. Outra ação da ALE foi a escalação da seleção da rodada, em que os torcedores votaram para escolher os craques de cada uma. Como resultado, foram mais de 400 posts e 250 mil interações nas redes da competição.
A solidariedade também foi um dos focos da Copa do Nordeste e a empresa seguiu empenhada nesse propósito. Para incentivar as doações à instituição Ação da Cidadania, a ALE veiculou vinhetas durante os jogos, por meio de um QR code, em que as pessoas puderam destinar recursos ao projeto “Futebol do Nordeste contra a Fome”. Foram distribuídas cerca de 1 milhão de refeições para os moradores do Nordeste impactados socialmente pela pandemia. “Os resultados que obtivemos com o patrocínio, sobretudo no ambiente digital, foram muito expressivos. Por isso, as expectativas para a ‘Lampions League’ deste ano são ainda mais positivas. Muitas novidades estão por vir e seguiremos a nossa missão de estarmos juntos, apesar da distância física”, afirma Diego Pires.