No dia 28 de fevereiro de 2021, o Estadão celebra 20 anos de parceria com o Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade. Selecionado entre os maiores grupos de comunicação nacional para ser o representante oficial do Festival no país, a tradição e compromisso ético da empresa jornalística foram fatores chaves no momento de oficializar o trabalho colaborativo entre as partes.
Pautado pela defesa das liberdades democráticas, o Estadão se vê em constante transformação digital e de mercado, agregando conteúdo de qualidade e credibilidade para seu público e, também, para o setor publicitário do país. O compromisso com o Festival, além de valorizar essa demanda criativa, auxiliou a plataforma a se consolidar entre clientes, patrocinadores e leitores.
A parceria tem reforçado a importância do país enquanto potência criativa, valorizando o profissional brasileiro e o modelo de trabalho da indústria de comunicação. As agências e marcas nacionais estão criando um padrão de qualidade em suas comunicações para toda a América Latina – e, em alguns casos, também chega a ser refletido mundialmente. “Os brasileiros da publicidade estão alocados em diversas agências pelo mundo a fora. Este desempenho ressalta a posição de nossa propaganda como uma das líderes na indústria”, comenta Paulo Pessoa, Diretor Executivo Comercial.
Em 2020, por exemplo, durante a 67ª edição, realizada de forma digital por conta da pandemia, a brasileira AlmapBBDO foi eleita a Agência da Década pelo Festival. “Todos os dias a publicidade brasileira surpreende o mundo todo com sua criatividade. E o poder de sempre se reinventar. O Cannes Lions mais do que nunca nos ajuda a enxergar e dar visibilidade a esses parâmetros. E a aliança entre a publicidade brasileira e as plataformas de inovação, como o Estadão, há anos criam canais de ressignificação da comunicação internacional”, ressalta Luiz Sanches, chairman da agência.
Ao longo desses 20 anos, o Estadão intermediou dezenas de eventos relacionados ao Festival, como: Cannes Predictions, Cannes Winners, Cannes Preview, cerimônias de entregas de troféus, almoços com jurados e imprensa especializada, coletivas de imprensa, reuniões com o mercado. Além de organizar inúmeras matérias, entrevistas e visitas de Philip Thomas, chairman do Festival, ao país.
Para Paulo Pessoa, Diretor Executivo Comercial, o Estadão e o Festival evoluíram juntos nesses 20 anos de parceria. “Assim como o Cannes Lions foi evoluindo de modo extraordinário desde 2001, transformando-se na plataforma de informação da comunidade criativa mundial, o Estadão fez o mesmo, acelerando sua transformação digital reforçando o seu posicionamento como plataforma completa de informação para o leitor, disponibilizando para as marcas soluções de negócios para impactarem de forma assertiva audiências cada vez mais qualificadas. Juntos estamos crescendo, inovando, criando”.