Reafirmando seu compromisso com o esporte, a Penalty, maior fabricante nacional de material esportivo, anuncia a adesão ao Pacto Pelo Esporte, acordo privado entre empresas que busca contribuir para que entidades esportivas pratiquem uma gestão profissional, com integridade, transparência e governança. A marca une-se a outras 34 empresas signatárias e patrocinadoras do esporte brasileiro.
Com o acordo, a Penalty contará com dados do Rating Integra, plataforma que avalia o grau de integridade na gestão das entidades esportivas. Com sistema de adesão voluntária, a ferramenta possibilita que confederações, federações ou clubes realizem um autodiagnóstico gratuito de governança, integridade e transparência. Após essa autoavaliação, a entidade pode solicitar uma verificação externa, independente, para obter uma nota.
As notas, de 0 a 10, dão às empresas interessadas em investir no esporte um retrato do comprometimento das entidades com boas práticas de gestão, proporcionando mais segurança aos investimentos. As entidades, por sua vez, recebem informações sobre o que é possível melhorar. O Rating Integra tem governança própria formada por membros representantes das organizações fundadoras, além de três membros independentes.
Para Bernardo Caixeta, Gerente de Marketing e Relações Esportivas da Penalty, a adesão ao Pacto Pelo Esporte e o acesso aos dados do Rating Integra serão um recurso a mais para a gestão de patrocínios. “Acreditamos que o incentivo à prática esportiva é uma ferramenta fundamental para a construção de uma sociedade melhor, mais inclusiva e harmoniosa. A adesão ao Pacto vem justamente para nos dar mais assertividade para ampliar nossas iniciativas de apoio ao esporte”.
Criado em 2015, o Pacto pelo Esporte é uma iniciativa inédita no mundo e tem como objetivo aumentar o investimento privado no esporte. A adesão da Penalty ao acordo endossa também o compromisso de governança e transparência da Cambuci SA, empresa detentora da marca.