O Banrisul registrou, no primeiro trimestre de 2021, lucro líquido de R$ 278,9 milhões, 8,3% acima do registrado no mesmo período de 2020, e rentabilidade anualizada de 13,2% sobre o patrimônio líquido médio. O desempenho do período reflete o menor fluxo de despesa de provisão para perdas de crédito, o crescimento da carteira de crédito rural e a redução das despesas administrativas. Destaca-se, também, a ampliação da agenda ESG – Environmental, Social and Governance (em português, ASG – Ambiental, Social e de Governança).
O patrimônio líquido alcançou R$ 8,6 bilhões em março de 2021, aumento de R$ 512,2 milhões ou 6,3% em 12 meses. Os ativos totais apresentaram saldo de R$ 95,4 bilhões em março de 2021, incremento de 14,6% em relação ao registrado em março de 2020, ampliação proveniente, em especial, do crescimento na captação de depósitos. Os recursos captados e administrados alcançaram saldo de R$ 78,6 bilhões em março de 2021, aumento de 8,3% em relação ao mesmo mês de 2020. Estes recursos são compostos, principalmente, por depósitos a prazo, recursos de terceiros administrados e depósitos de poupança.
CRÉDITO
A carteira de crédito do Banrisul registrou saldo de R$ 36,9 bilhões em março de 2021, com crescimento de R$ 666,4 milhões ou 1,8% nos 12 meses. O resultado decorre, especialmente, do crédito rural, que registrou saldo de R$ 3,5 bilhões, com aumento de R$ 746,8 milhões ou 27,5% em um ano.
Neste período de enfrentamento da crise da pandemia, o Banrisul desempenha importante papel na oferta de crédito para pessoa física, principalmente empréstimos consignados, e para microempresários e empresas de pequeno porte. O crédito comercial pessoa física apresentou aumento de R$ 301,9 milhões nos 12 meses, alcançando R$ 21,9 bilhões em março de 2021. A evolução foi influenciada especialmente pelo crescimento do saldo das operações de crédito consignado, que totalizaram R$ 16,9 bilhões em março de 2021.
O Banrisul, com o objetivo de conferir segurança, agilidade e conveniência aos seus clientes, especialmente diante do cenário de distanciamento social, ampliou as funcionalidades disponíveis no aplicativo Banrisul Digital e no Home Banking, disponibilizando a contratação de operações de crédito consignado aos aposentados e pensionistas do INSS e para mais 32 convênios municipais e estaduais por estes canais de atendimento.
As operações de crédito comercial pessoa jurídica apresentaram saldo de R$ 6,3 bilhões em março de 2021, com incremento de R$ 133,1 milhões ou 2,2% em relação a março de 2020, devido, principalmente, às linhas de capital de giro, diante do aumento dos volumes concedidos em linhas emergenciais de acesso ao crédito, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), e o Programa Emergencial de Acesso ao Crédito (PEAC).
Agronegócio
No primeiro trimestre de 2021, o Banrisul manteve a elevação de sua participação no setor agropecuário gaúcho, intensificou sua atuação para alavancar negócios com agricultores familiares, médios produtores, agricultores empresariais, cooperativas, agroindústrias e demais empresas do agronegócio; oferecendo soluções tecnológicas e financiamentos para investimentos, custeios, comercialização e industrialização, de acordo com a necessidade de cada cliente.
Alinhado ao momento positivo do agronegócio, o Banco vem estruturando cada vez mais ações voltadas ao setor, entre as quais destacam-se, no primeiro trimestre do ano, a abertura da contratação das operações de custeio relativas à safra de inverno/2021, a antecipação da contratação das operações de pré-custeio para a safra de verão 2021/2022 e a disponibilização de linhas de crédito para investimentos com recursos equalizados diretamente junto ao Tesouro Nacional.
No primeiro trimestre de 2021, foram contratadas 3.307 novas operações, com volume total de R$ 531,8 milhões. Desses totais, 3.128 operações e R$ 320,0 milhões referem-se a operações com pessoas físicas, e 179 operações e R$ 211,8 milhões a pessoas jurídicas.
SUSTENTABILIDADE
Diante do cenário global de pandemia do coronavírus, a adoção de ações de aspectos ASG, nunca foram tão necessários e requisitados por parte da sociedade como um todo. O Banrisul, enquanto instituição financeira, sabe do seu papel essencial neste contexto e direcionou seus esforços para garantir o atendimento aos clientes e não clientes, investiu em melhorias e adequações tecnológicas, necessárias para que seu quadro de colaboradores continue prestando serviço de qualidade e com segurança. Todo esse esforço empreendido busca manter a saúde do maior número de pessoas possível, pois num momento vital de pandemia, a solidariedade e atitude coletiva faz a diferença para enfrentar este grande desafio que está diante de todos.
Ao assumir o compromisso com o desenvolvimento sustentável, o Banrisul está atento às demandas e exigências crescentes do mercado financeiro nos aspectos socioambientais. Em seu portfólio de produtos, o Banco possui linhas específicas destinadas a atender a demanda por soluções de energias renováveis, com o propósito de incentivar a utilização de energia limpa por parte dos consumidores pessoa física e jurídica, como o CDC Sustentabilidade e linhas de crédito com repasse do BNDES – Finame Baixo Carbono e Programa Fundo Clima.
No mesmo sentido, o Banco disponibiliza linhas de crédito para promover a redução das emissões de gases de efeito estufa oriundos das atividades agropecuárias e a adoção das tecnologias de produção sustentáveis, por meio do Programa ABC, utilizando recursos próprios do Banrisul equalizados diretamente pelo Tesouro Nacional.
O Banrisul trabalha as questões socioambientais com a integração das áreas de gestão de riscos, negócios e serviços para garantir melhorias nos processos, assim como no gerenciamento do risco socioambiental. A revisão do planejamento estratégico de sustentabilidade, baseado nos pilares ASG, define o caminho para a jornada que o Banco está trilhando no intuito de fortalecer e impulsionar as ações alinhadas às diretrizes da instituição e às estratégias dos negócios. No primeiro trimestre de 2021, foram promovidas ações relacionadas às mudanças climáticas para impulsionar uma economia de baixo carbono, como a adesão ao Programa Brasileiro GHG Protocol e o início da realização do projeto para consumo de energia de fonte renovável.
Neste contexto, o Programa Sementes Banrisul visa auxiliar no atual momento de pandemia e vulnerabilidade social e econômica no Estado, fortalecendo a soberania familiar de diversas famílias. No primeiro trimestre de 2021, o programa atendeu seis projetos, com a distribuição de sementes a agricultores e escola. Foram investidos em torno de R$ 30,6 mil e distribuídas em torno de 5,5 milhões de sementes para um público de 1.169 famílias beneficiadas em diversas regiões do Rio Grande do Sul.
SEGURIDADE
O Banrisul disponibiliza aos clientes amplo portfólio de produtos de seguridade, com seguros de pessoas e patrimoniais, títulos de capitalização e planos de previdência complementar. Buscando soluções que atendam às necessidades dos clientes, o primeiro trimestre de 2021 foi marcado pela ampliação dos produtos disponibilizados de forma remota.
No período, também ocorreu o início das atividades da Banrisul Corretora de Seguros S.A. que irá, gradativamente, absorver a operação de seguros do Banrisul. No primeiro trimestre do ano, a arrecadação de prêmios de seguros, contribuições de previdência e capitalização atingiu R$ 580,2 milhões. As receitas totais, incluindo a participação na Rio Grande Seguros, alcançaram R$ 70,0 milhões no primeiro trimestre de 2021.
CANAIS DIGITAIS
O Banrisul segue trabalhando constantemente na melhoria dos seus canais digitais, ampliando a gama de serviços disponíveis e otimizando a jornada e experiência dos seus clientes e usuários. Os canais digitais do Banco continuam em evolução, representando 77,5% das operações realizadas pela instituição no primeiro trimestre de 2021, considerando todos os canais disponíveis (digitais, ATM, correspondentes, caixas e Banrifone).
Nos três primeiros meses de 2021, os canais de Internet Banking (Home e Office Banking) e Mobile Banking(Minha Conta, Afinidade e Office, acessados por meio do aplicativo Banrisul Digital), registraram 97,7 milhões de acessos, 20,7% superior ao mesmo período de 2020, equivalendo a uma média de 1,1 milhão de acessos diários. Entre as operações feitas nesses canais, a quantidade de transações financeiras aumentou 16,8% e o volume transacionado cresceu 2,4%, se comparados ao mesmo período de 2020.
Os canais digitais tiveram, ainda, mais relevância considerando-se a pandemia da Covid-19, representando os principais canais para manter o relacionamento entre o Banrisul e os clientes, sendo foco de diversas melhorias. No primeiro trimestre de 2021, foram implantadas diversas melhorias no serviço de Pix: disponibilização de pagamento e recebimento pelo Pix no Office Banking, contando com a geração de QRCode; majoração e possibilidade de personalização do limite para operações de Pix no app Banrisul Digital, conforme a necessidade do cliente.
Em relação aos serviços de investimentos pelo aplicativo Banrisul Digital, foi implantada nova tela inicial, envio de push para renovação de CDB e disponibilizado extrato para acompanhamento dos investimentos. Além disso, prezando pela transparência e comunicação, foi implantado no app o envio de avisos direcionados ao perfil do cliente e com marcação de leitura da mensagem.
VERO
A Vero encerrou o período com 139,5 mil estabelecimentos credenciados ativos com transações nos últimos 12 meses. Nos três meses deste ano, foram capturadas 80,9 milhões de transações, 57,3 milhões com cartões de débito, mantendo-se estável em relação ao ano anterior, e 23,7 milhões de transações com cartões de crédito, retração de 5,6% em relação ao mesmo período de 2020. Em volume financeiro, o valor transacionado totalizou R$ 7,9 bilhões, refletindo crescimento de 7,7% frente ao primeiro trimestre do ano anterior. Desse montante, R$ 4,5 bilhões com cartões de débito e R$ 3,3 bilhões são oriundos das transações com cartões de crédito.
No primeiro trimestre de 2021, a Vero implantou as seguintes novidades: alteração no modelo dos QR Codes gerados para os vendedores, passando a adotar o padrão BR Code; e implantação da funcionalidade Onde tem Vero, permitindo que os usuários da Vero Wallet possam encontrar estabelecimentos para utilizar a carteira digital.
Em razão do agravamento da pandemia, no primeiro trimestre de 2021, foram prorrogadas as medidas de apoio e manutenção dos clientes da Vero, como a isenção das tarifas de manutenção e congelamento de MDR, mantendo as condições comerciais previamente negociadas; e a prorrogação da isenção de mensalidade de POS adicional para empresas que operam na modalidade delivery.
CARTÕES DE CRÉDITO
O Banrisul encerrou o primeiro trimestre de 2021 com uma base de 1,2 milhão de cartões de crédito, nas bandeiras Mastercard e Visa. No mesmo período, foram realizadas 19,5 milhões de transações, o que possibilitou a movimentação financeira de R$ 1,7 bilhão.
Neste período, ocorreu a ampliação do horário de atendimento da Central de Atendimento dos Cartões Banrisul via chat. Agora, tanto o atendimento telefônico quanto via chat estão disponíveis aos clientes a qualquer momento: 24 horas por dia, sete dias por semana. Pela Central de Atendimento dos Cartões Banrisul, é possível realizar o desbloqueio de cartões de crédito, a comunicação de perda ou roubo e a consulta de informações sobre saldo, limite e vencimento da fatura. Esses serviços também estão disponíveis a qualquer momento no ícone Cartões de Crédito do aplicativo Banrisul Digital.
Para ampliar a disponibilidade do uso do cartão de crédito com segurança, no contexto da pandemia, no primeiro trimestre de 2021 o Banrisul passou a oferecer a sua pulseira de pagamentos, a BanriFast, também para usuários de cartões adicionais. O pedido pode ser feito pela ferramenta Cartões de Crédito, dentro do app Banrisul Digital.
MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA
No primeiro trimestre de 2021, foram investidos R$ 98,6 milhões em modernização tecnológica, que inclui a transformação digital, ampliação da infraestrutura de TI e o compromisso cada vez maior com a segurança da informação. Dessa forma, o Banrisul avança com consistência, comprometido em disponibilizar uma experiência digital cada vez mais completa, eficaz e segura aos seus clientes.
No período, foi realizada a contratação da solução da rede de acesso corporativo, que possibilitará a modernização dos ativos e serviços, integrando-se a tecnologia Wi-fi (wireless fidelity) e rede local do edifício sede da Direção Geral (DG) e prédios anexos – rede corporativa. A implementação da nova rede, mais moderna e robusta, atenderá as demandas oriundas da transformação digital, com capacidade, conectividade e desempenho aderentes à agilidade necessária à nova era digital.
Quanto às ações relacionadas à infraestrutura de TI, destaca-se o início do processo de implantação da solução de Telefonia IP, adquirida em dezembro de 2020, para a DG. A funcionalidade proverá disponibilidade, redução de custos, segurança e escalabilidade na comunicação departamental, compatível com dispositivos móveis e preparada para o home office.
O Banrisul evoluiu a jornada de experiência do cliente e onboarding no app Banrisul Digital, agregando novas funcionalidades e serviços. Foram adicionados avisos customizados e direcionados ao perfil de cada correntista, a reconfiguração em funcionalidades do DDA, a publicação automatizada de banners facilitando a comunicação com os clientes e, ainda, a disponibilização de consulta às imagens de cheques.
Acompanhando as tendências mais disruptivas de players inovadores do mercado financeiro, a jornada de abertura de conta para o público universitário no app incrementou a possibilidade de upload dos documentos cadastrais do cliente em PDF. Também foram realizadas diversas melhorias no fluxo e na usabilidade do produto, sempre com foco em uma melhor experiência do usuário.
Neste primeiro trimestre de 2021, o Banrisul publicou o edital de lançamento do ciclo de aceleração de startups do BanriTech – uma das iniciativas do BanriHub, amplo projeto de inovação do Banco. O programa, realizado em parceria com o Tecnopuc, selecionou startups com propostas inovadoras relacionadas aos seguintes temas: serviços financeiros, relacionamento com clientes e empresas, eficiência operacional, agronegócios, segurança da informação e governos. Foram selecionadas 30 empresas para participarem do programa de aceleração. A banca de avaliação foi composta por integrantes do projeto, superintendentes das áreas verticais, representantes do Tecnopuc e do Governo do Estado