A Cogna Educação, uma das principais organizações educacionais do mundo, acaba de ser certificada com o selo WOB (Women on Board). Trata-se de uma iniciativa independente – apoiada pela ONU Mulheres – que visa reconhecer, valorizar e divulgar a existência de ambientes corporativos com a presença de pelo menos duas mulheres em conselhos de administração ou conselhos consultivos.
A conquista se deve à eleição da Angela Freitas ao Conselho de Administração da companhia, que já contava com a conselheira Juliana Rozenbaum. Dessa forma, as mulheres passam a representar 28% do total do Conselho, que, ao todo, é composto por sete integrantes. Hoje, mais de 60% de seu quadro, de mais de 24 mil colaboradores, é formado por mulheres.
Atualmente, apenas 39 empresas contam com o selo WOB, sendo a Cogna a primeira holding do segmento da educação a ser certificada. A conquista reflete a aderência da empresa às melhores práticas de ESG, como o avanço na construção de seu programa de diversidade e inclusão – iniciado esse ano e que permeará todas as áreas de negócio da companhia.
Como primeiros passos no desenvolvimento desse plano, a Cogna está consultando especialistas e promovendo um diagnóstico aprofundado de diversidade com seus colaboradores, além de incentivar campanhas de letramento com a liderança e a criação de grupos de afinidade sobre protagonismo feminino, orgulho LGBTQIA+ e diversidade racial.
Perfil das integrantes do Conselho de Administração
Angela Freitas é sócia fundadora da Incorporadora Gamaro e sócia fundadora da Alaska Asset Management. A conselheira eleita foi membro do Conselho de Administração da Anhanguera Educacional entre 2007 e 2009 e ocupou cargos na Diretoria Executiva da Anhembi Morumbi entre 1997 e 2007, tendo sido sua CEO (Chief Executive Officer) de 2005 a 2007. É graduada em arquitetura pela Universidade Mackenzie, cursou MBA Empresarial na Fundação Dom Cabral bem como cursos de extensão na Harvard University, London Business School e Kellogg School of Management, além do curso de Governança Corporativa ministrado pelo IBGC.
JáJuliana Rozenbaum é membro do Conselho de Administração desde dezembro de 2019 e é formada em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e detém a designação CFA®. Acumula 17 anos de experiência em Sell Side Equity Research e Investment Banking, com foco primordial em empresas do setor de Consumo e Varejo. Passou por diversas instituições financeiras entre 2007 e maio de 2013, tendo atuado como economista no Buy Side de instituições como JGP, Pactual e Icatu. Também faz parte do Conselho Consultivo da Renner, Duratex, EDP e Eurofarma e é mentora ativa da rede de Empreendedores Endeavor.