Promovido pelo Sebrae para reconhecer os melhores trabalhos de profissionais da imprensa, o Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) está de volta para prestigiar a cobertura dos temas relacionados ao universo dos micro e pequenos negócios do país, por meio das diversas mídias. A última edição do prêmio aconteceu em 2015 e, neste ano, a instituição decidiu retomar o evento, tão tradicional e prestigiado entre os jornalistas, contando com a agência Moringa na liderança da criação e desenvolvimento do projeto.
A jornalista e analista da Unidade de Gestão de Marketing do Sebrae, Larissa Meira, destaca que o prêmio foi repaginado para abraçar os novos desafios e a pluralidade da comunicação. “Quando o Sebrae lançou esse prêmio em 2008, o objetivo era inserir os micro e pequenos negócios nas pautas e nas redações brasileiras. Conseguimos atingir esta missão. Hoje já existem editorias e cadernos especializados em empreendedorismo”, comenta Larissa. “Atualmente, a comunicação vive uma nova fase e, com ela a evolução do jornalismo, que enfrenta grandes desafios com as fake news. Assim, a nova edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo visa também valorizar o jornalismo de qualidade, com informações checadas, conteúdos multimídias, com uso de todos os recursos tecnológicos que os profissionais dispõem”, acrescenta a analista de comunicação.
A Moringa fez parte do processo de resgate e reativação da iniciativa desde o início, colaborando com todas as dinâmicas para definição do novo escopo da premiação. “A partir do briefing que recebemos do cliente, foi necessário fazer todo um processo de entendimento da evolução do jornalismo com o passar dos anos para definirmos qual seria o formato ideal para a nova edição” explica Rianni Bertoldo, diretora geral da Moringa. A agência foi responsável pelo desenvolvimento do projeto por completo, que envolveu desde o desenho da plataforma e estrutura do site que detém todo o gerenciamento da premiação, até as avaliações sobre quais formatos e tipos de conteúdos seriam abordados, estudo sobre as categorias que deveriam ser consideradas e planejamento estratégico da comunicação. O trabalho da agência englobou, ainda, a criação da nova identidade visual da marca e do novo conceito, que foi baseado na força do jornalismo a favor da cultura empreendedora e traz o tema: “A importância da micro e pequena empresa para o enfrentamento da pandemia”
Agora é oficial: o Prêmio Sebrae de Jornalismo está de volta. As inscrições estarão abertas a partir do dia 1º de julho e os profissionais poderão concorrer com trabalhos executados em diversos formatos e publicados em veículos da imprensa brasileira. A premiação será dividida em etapas estaduais, regionais e nacional, com previsão do resultado final ser divulgado em janeiro de 2022. O prêmio para o grande finalista é um notebook e um smartphone de última geração, com configurações de alto desempenho e capacidade de edição de vídeos e fotos, além do prestígio de vencer um dos principais prêmios da categoria no Brasil.
Novos talentos
Outra novidade desta edição é o reconhecimento à nova geração do jornalismo. Estudantes da área ou recém-formados com até 25 anos poderão inscrever suas reportagens na categoria Jornalista Revelação. A única condição é que o profissional tenha seu trabalho publicado em algum veículo de imprensa nacional. A premiação para essa categoria é um notebook de última geração, com configurações de alta performance, para contribuir com a carreira do profissional vencedor.
Para saber mais sobre o Prêmio Sebrae de Jornalismo acesse www.premiosebraejornalismo.com.br.
Ficha Técnica
Título: Prêmio Sebrae de Jornalismo
CEO: Bruno Ladeira
Diretora Geral: Rianni Bertoldo
Direção de Criação: Daniel Macedo e Marcelo Góes
Diretora de Atendimento: Rosa Cordeiro
Atendimento: Manoela Nodari
Direção de Projetos e PMO: Diogo Moreira
Direção de Arte: Vitor Orém, Emanuel Oliveira e Lídia Pessoa
Redação: Marcelo Góes e André Luiz Silva
Designers: Stéphanie Maia, Reinaldo Dimon e Pedro Gomes
UX Designers: Mário Aoki e Larissa Rocha
Projetos: Ludmila Mascarenhas, Karine Luchtemberg, Samantha Brandão
Tecnologia: Isaías Coelho
BI: Ariadna Neves e Fabio Silva
Planejamento & Estratégia: Ana Reis, Caio Ribeiro e Pedro Moreth
Conteúdo: Francisco Rezende, Sabrina Bacelar e Gabriel Guimarães
Revisão: Mariana Moura e Júlia Castello
Aprovação do cliente: Fernando Bandeira, Eduardo Duarte e Larissa Meira