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Delegacia Virtual: Amazonas e Sergipe agora tem mais facilidade para registrar ocorrências

Amazonas e Sergipe agora tem mais facilidade para registrar ocorrências

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Divulgação

Os estados do Amazonas e Sergipe agora oferecem à população a praticidade e a segurança do registro de boletins de ocorrência de qualquer dispositivo móvel ou computador pela Delegacia Virtual (Devir). O sistema nacional, desenvolvido pelo Serpro para a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, está integrado aos sistemas estaduais, permitindo a comunicação de ocorrências 24h por dia, sete dias por semana. A solução já é utilizada por oito estados brasileiros – Acre, Alagoas, Rio Grande do Norte, Roraima, Tocantins e Amapá, além do Amazonas e Sergipe – e, em breve, estará disponível em outras localidades.

Segundo a Polícia Civil do Amazonas, a média de registros de boletins de ocorrência online tem aumentado no estado. No período de janeiro a junho de 2020, foram registrados 93.834 BOs e, no mesmo período em 2021, o número saltou para 98.373, representando um aumento de 4,83% em relação ao ano anterior. A expectativa da Polícia Civil é que a procura por serviços online aumente, já que a sociedade está em constante evolução e em busca, cada vez mais, por serviços disponibilizados em ambiente virtual. 

Por meio do Devir, a população do Amazonas pode comunicar a ocorrência de furtos, roubos, violência doméstica contra mulher, acidentes de trânsito, crimes contra idosos, entre outros fatos. Já no estado de Sergipe, os registros podem ser realizados para comunicação de perturbação do sossego; desaparecimento de pessoa; adulteração do sinal identificador de veículo; estelionato; e outros mais.

Upgrades no sistema

O sistema Delegacia Virtual está em constante evolução e vem sendo aperfeiçoado para melhorar a experiência do cidadão e dos policiais que usam a solução. De acordo com o gerente da Divisão do Domínio de Justiça e Segurança Pública do Serpro, Lavoisier Vieira, as recentes melhorias implementadas foram o incremento de funcionalidades que garantam acessibilidade digital conforme regras mais atuais de governo eletrônico e a disponibilização de perguntas frequentes – FAQ para o esclarecimento de dúvidas dos usuários. 

Lavoisier informa que outras novidades estão sendo implementadas no sistema. “Está em andamento o desenvolvendo de um novo layout de exibição das naturezas; exibição de mapa para auxiliar o preenchimento do endereço local do fato; ampliação dos tipos de anexos permitidos (imagem, documento, áudio e vídeo); mudança na dinâmica de edição de uma comunicação; alteração da natureza no processo de validação; e alerta da existência de possível comunicação ou registro de BO para o mesmo fato”, afirma. 

Como registrar um BO

Para registrar uma ocorrência, basta acessar a Delegacia Virtual e selecionar em qual estado foi cometido o fato. Depois, o usuário é encaminhado para uma página com orientações gerais sobre o uso do sistema. Em seguida, são mostrados os tipos de ocorrências que podem ser registrados e, então, é solicitado o preenchimento dos dados requisitados na página. Após a conclusão do registro, o cidadão poderá acompanhar todos os passos do BO por meio da plataforma e, também, como está o status do atendimento.

Delegacia Virtual

A Devir integra-se ao Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE) do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), que visa a facilitar a gestão e o registro de procedimentos policiais em todo o Brasil. A solução permite o cadastro e tramitação do BO, desde seu registro até o fechamento ou encaminhamento como procedimento policial, em formato de Inquérito Policial (IP), Auto de Investigação de Ato Infracional (AIAI), ou mesmo registro de Auto de Prisão em Flagrante (APF), Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e Boletim Circunstanciado de Ocorrência (BOC).

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