A Vinícola Aurora registrou aumento de 415% em valor nas exportações do primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado foi impulsionado pelo crescimento de 583% no volume de produtos, reflexo da reabertura de mercados e pela alta do dólar. O excelente desempenho foi puxado pelas vendas de suco de uva e Keep Cooler, que representaram 77% do total. A empresa gaúcha também é líder no mercado interno nas duas categorias.
Nos primeiros seis meses, foram enviadas 837 mil litros de sucos, coolers, vinhos e espumantes para 17 países. Além dos 62 containers remetidos até junho, estão programadas outras 37 cargas até dezembro. A expectativa é que a Vinícola Aurora feche 2021 com crescimento de cerca de 60% no volume de exportações.
“Desde 1954, a Aurora vem desbravando continentes e levando os produtos gaúchos para o mercado internacional. Dos 90 anos da nossa empresa, mais de dois terços foram focados também nas exportações. O trabalho contínuo e persistente, tanto na abertura de novos mercados quanto na manutenção daqueles conquistados, tem sido um dos fatores determinantes para os ótimos resultados obtidos”, avalia a supervisora de Exportação e Importação da Vinícola Aurora, Giorgia Mezacasa Forest.
Suco de uva: o carro-chefe das exportações
Sinônimo de saudabilidade, o suco de uva é o grande destaque das exportações da Vinícola Aurora. A categoria é a que mais avança de forma continua, sendo o carro-chefe em países asiáticos e em solo americano, principais mercados-alvos da empresa.
O produto também vem sendo ampliado com a abertura de novos territórios, como Chile, Canadá, Líbia e Nova Caledônia, pequena ilha no oceano Pacífico. Só no primeiro semestre, foram vendidas 330 mil litros de suco de uva integral e gaseificado, alta de 544% frente ao mesmo período do ano passado.
“Nos últimos anos estamos conquistando ótimas oportunidades, especialmente para o suco de uva, uma bebida natural, feita com 100% uva, repleta de antioxidantes, que serve para a família toda. Por não conter álcool, se tornou símbolo de um dia a dia saudável, mesmo em casa. No final de 2020 também abrimos novos mercados para os coolers, em especial o Haiti, que compra praticamente só esta bebida. Neste primeiro semestre, vendemos mais de 1 milhão de garrafas do Keep Cooler. Ícone nos anos 80 e 90, o produto voltou com força há três anos após um reposicionamento de marca. É uma bebida muito diferente, que chama a atenção pela mistura de vinho branco com suco de uva, associada à aromas naturais de frutas”, conta Giorgia, lembrando que no primeiro semestre de 2020 as exportações haviam sido prejudicadas por conta do início da pandemia, o que acabou ocasionando em fechamento de portos e causando insegurança nos compradores.
A executiva pontua ainda que o aumento expressivo nas vendas de suco, com potencial de crescer ainda mais nos próximos anos, também é resultado da ampliação da capacidade produtiva da empresa. Desde 2019, a Aurora conta com uma unidade exclusiva para a elaboração do suco de uva, localizada no Vale Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS). A nova fábrica é 100% sustentável.
“O resultado do primeiro semestre foi magnífico e acreditamos que poderia ter sido ainda melhor se pudéssemos fazer o que sempre fizemos, que é participar de eventos, feiras e degustações em ponto de venda, que são primordiais para fazer nossos produtos serem conhecidos pelo seu principal atributo: o sabor”, revela a supervisora de Exportação e Importação da Vinícola Aurora.
“Em 2020, participamos apenas de três feiras na China, através do nosso brand ambassador asiático. O país estava mais bem preparado para a pandemia e realizou os eventos com todos os protocolos de segurança. Os visitantes, claro, se restringiram ao público local. Nos outros países, nossas vendas se focaram no on-line e também nos supermercados”, complementa a Giorgia. Por conta da instabilidade da pandemia, viagens internacionais ainda não estão confirmadas para o segundo semestre do ano. Entretanto, a Vinícola Aurora possui representantes comerciais na China, nos Estados Unidos e em Portugal, além de importadores em outros países, que são braços da marca, auxiliando na manutenção e abertura de novos mercados