O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) comunicou, nesta terça-feira (27), que o servidor utilizado para armazenar a plataforma Lattes apresentou falhas. O problema foi apresentado ontem (26), quando pesquisadores de todo o Brasil tentaram acessar a plataforma e não conseguiam. Nas redes sociais, o governo federal confirma a “indisponibilidade das plataformas”. Por fim, o CNPq afirma que não há perda de dados e que os pagamentos das bolsas serão efetuados normalmente.
“Em continuidade aos comunicados sobre a indisponibilidade dos sistemas do CNPq, incluindo as Plataformas Lattes (Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes) e Carlos Chagas, esclarecemos:
- O problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados.
- O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas. Portanto, não há perda de dados da Plataforma Lattes.
- O pagamento das bolsas implementadas não será afetado.
- Todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas, estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados.
- Os comunicados oficiais do CNPq são feitos exclusivamente por meio dos canais oficiais na internet: site e redes sociais. Manteremos todos atualizados sempre que houver novas informações sobre a questão.
- Para demais dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 61 3211 4000 ou pelo e-mail cnpq@mctic.gov.br
Reforçamos que o CNPq/MCTI estão comprometidos com a restauração do acesso aos sistemas operacionais com a maior brevidade possível.”