Em busca de uma vaga em uma inédita final individual, a velocista Rosângela Santos faz sua estreia no atletismo dos Jogos de Tóquio nesta sexta-feira (30). A partir da 0h15min, ela inicia sua participação nas baterias eliminatórias dos 100 m rasos, na pista do Estádio Olímpico. A World Athletics (Federação Internacional de Atletismo) ainda não anunciou a lista de partida e a série específica na qual a atleta do Time Ajinomoto irá participar.
Esta é a quarta participação de Rosângela Santos na história dos Jogos e a terceira em que busca uma vaga individual em uma final. Nas duas anteriores, na edição de Londres, em 2012, e no Rio de Janeiro, em 2016, chegou até a semifinal dos 100 m.
Mas foi nos Jogos de Pequim, em 2008, que Rosângela Santos alcançou o maior feito de sua carreira, quando aos 17 anos integrou o time brasileiro do revezamento 4 x 100 m, que levou a medalha de bronze. Medalha que só foi confirmada em 2016, quando se constatou a desclassificação por doping da equipe da Rússia e o Brasil, que terminou em quarto lugar na pista, subiu uma posição e levou o bronze.
Em Tóquio, Rosângela também irá integrar o quarteto do 4 x 100 m, cuja eliminatória acontecerá no dia 5 de agosto.
“Meu objetivo é chegar à final e melhorar minha marca. Torço ainda para uma boa apresentação do 4×100 m feminino”, afirmou a recordista sul-americana dos 100 m, com 10s91, tempo obtido na final do Mundial de Londres-2017.
Projeto Vitória
O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional. Atualmente, 32 atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte relativo à nutrição e aos benefícios da ingestão de aminoácidos por esportistas de alto rendimento.