A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, promove ações realizadas em prol do meio ambiente pelo Instituto BRF, braço responsável pelos investimentos sociais da empresa. Alinhadas a sua Política de Sustentabilidade, que reforça compromissos e princípios ambientais, sociais, de governança e financeiros, foram realizadas 41 iniciativas ao longo dos meses de junho e julho em 33 cidades do País.
Em Várzea Grande (MT), a ação Circuito Ambiental aconteceu às margens do rio Cuiabá, onde os voluntários – acompanhados por representantes da Secretaria de Meio Ambiente do Município – realizaram a limpeza no trecho urbano do rio. Por meio dessa ação, eles contribuíram para a limpeza e conservação do rio e suas margens. Em Curitiba (PR), foram doadas 940 sementes para o Projeto Taquari. Junto à comunidade, essa iniciativa promove e incentiva cuidado coletivo e o plantio de verduras e alimentos. Já em Manaus (AM), houve realização de um webinar abordando temas que incluem meio ambiente, sustentabilidade e a contínua necessidade de mudança de atitude.
Entre outras ações, os voluntários também realizaram Plogging – uma combinação de corrida com coleta de lixo – em algumas cidades pelo Brasil, como Lucas do Rio Verde, Embu, Buriti Alegre, Dourados, Uberlândia, Várzea Grande e Mineiros; doação e plantio de mudas, divulgação de material educativo, revitalização de ambientes, entre outras. Houve também jornadas sobre sustentabilidade, guias práticos de reciclagem, filme sobre a temática, realização de webinar e explanação sobre cuidados com o meio ambiente.
“A BRF acredita que, atuando de forma sustentável e responsável, estamos ajudando a construir o mundo que queremos amanhã. Com as nossas iniciativas, visamos efeitos a longo prazo nas populações mais vulneráveis dentro do contexto social nos territórios onde estamos presentes”, diz Barbara Azevedo, gerente do Instituto BRF.