Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em torno de seis milhões de vidas de crianças são salvas a cada ano por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de vida.
Além disso, a amamentação é a forma de proteção mais econômica e eficaz para redução da morbimortalidade infantil, pois permite grande impacto na saúde da criança, diminuindo a ocorrência de diarreias, afecções perinatais e infecções, principais causas de morte de recém-nascidos, ao mesmo tempo que traz inúmeros benefícios para a saúde da mulher, como a redução das chances de desenvolver câncer de mama e de ovário.
Pensando nisso, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (COCAM/CGCIVI/DAPES/SAPS) e em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria, criou a campanha “Todos pela amamentação. É proteção para a vida inteira”.
Com o objetivo de informar e sensibilizar sobre a importância do aleitamento materno e incentivar que mais mulheres adotem a prática de amamentar até os 2 anos ou mais e, de forma exclusiva, nos 6 primeiros meses da criança, mesmo em casos de covid-19, o filme da campanha mostra uma mensagem emocional e otimista, onde uma criança manda um recado para ela mesma ainda bebê. De forma leve e emotiva, a personagem fala sobre como a vida dela será incrível graças aos benefícios do aleitamento e ao apoio dos pais e de toda a rede de suporte, fazendo com que ela cresça e se desenvolva de maneira saudável.
As peças online e offline trabalham o conceito de maneira didática e visualmente leve, mostrando como o apoio de todos da rede de suporte à amamentação podem fazer a diferença no futuro da criança e da sociedade, estimulando o ato, tanto do ponto de vista dos pais, quanto dos profissionais de saúde, empregadores e toda a sociedade.
Confira o filme com direção de Edu Pimenta, produção da VAPT Filmes e criação da agência Fields360:
Ficha técnica:
Agência: Fields360
Cliente: Ministério da Saúde
Produto: PUP
Título da campanha: Visão do bebê
Diretora de Operações: Ruskaya Campos
VP de criação: Thiago Reis
Direção de Arte: Juan Sales
Redação: Lucas Andrade
Planejamento: Thiago Reis e Bárbara Braga
Diretora de Atendimento: Viviane Miranda
Atendimento: Sabrina França
Diretora de Mídia: Adriana Lopes
Mídia: Raquel Noura, Marco Marques, Bárbara Marques, Danielle Farias, Daílson Santos
Diretora de produção: Ozana Andrade
Produtora RTV: Daniela Crystinne
Aprovação pelo cliente: Patrick Leal, Juliana Vieira, Nathália Gardini
Produtora de Vídeo: VAPT Filmes
Diretor de cena: Edu Pimenta
Diretor de fotografia: Eduardo Lopes
Diretora de arte: Flávia Ventura
Atendimento: Wanessa Severo
Coordenadora de produção: Ana Paula Domingues
Produção: Larissa Quicoli
Figurinista: Juliana Borba
Make: Mirian Mano
Produção de casting: Isabeau Christina (Clube do Casting)
Assistência de casting: Rosana Pereira da Silva
Coordenação de Pós Produção: Alexandre Fernandes
Assistência Coordenação Pós Produção: Lucas Sakai e Neide Oliveira
Edição/Montagem: Ray Caldas
Finalização: Welthon Lopez
Color: Burn Colorgrading – Alan Porciúncula
Pós/Motion: Line VFX
Produtora de Áudio: Estúdio Muzak
Produtor Musical e mixagem: Paulo Barreto
Técnico de som direto: Samuel Borimecico
Produção Executiva: Camila Guedes
Atendimento: Simone Sbardellini
Elenco: Alexia Daniel Cerqueira (principal) e Ana Maria Daniel Cerqueira (acompanhante), Jonatas Marques Rosendo (coadjuvante), Elisabete Santos da Silva, Mônica Cristina da Silva Gonçalves, Luiz Felipe Moreira Francisco, Suelene Pina de Figueiredo, Maite Gonçalves Moreira Francisco (coadjuvante), Miguel Oliveira de Moraes Soares Serodio e Ariana Florisa de Oliveira (figuração), Helena Maria Marques Stabile e Heide Cristina Marques Stabile, Luana Miyuki Reimão Kokumai e Lucyana Reimão dos Santos Kokumai, Pedro Henrique Frare Bertagna e Juliana Frare Bertagna, Maite Gonçalves Moreira Francisco (coadjuvante)