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Em campanha do Mercado Livre, Zico marca o seu 335° gol no Maracanã

No Maracanã, um sistema de Inteligência Artificial reproduziu a voz do pai do jogador, falecido em 1986, especialmente para um último pedido: marcar o gol que ele nunca viu.

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Reprodução

O Mercado Livre – líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina -, elaborou, com criação da GUT São Paulo, um filme que irá mexer com os corações das famílias neste Dia dos Pais, flamenguistas ou não. A marca homenageia José Antunes Coimbra, o pai de Zico, falecido em 1986, em uma iniciativa emocionante, trazendo o jogador para realizar seu 335° gol no Maracanã. 

Na ação, o ídolo do futebol pisa novamente no templo do futebol, o Maracanã, a convite do Mercado Livre, sem saber a surpresa que estava por vir. Zico acreditou que participaria de uma campanha tradicional. No gramado, ele ouve a voz de seu pai, recriada digitalmente para um último pedido: marcar mais um gol no lendário estádio, para que dessa vez, o pai possa “presenciar”. 

Recentemente, Zico revelou que seu pai, falecido em 1986, nunca viu um gol seu no Maracanã. Um fato curioso, já que o ex-jogador é o maior artilheiro da história do estádio, com 334 gols até então. 

“Meu pai estava no Maracanã na fatídica final da Copa de 50 e ficou tão chateado com o resultado que nunca mais colocou os pés lá. Ele se foi há mais de 30 anos e eu sempre falei para o meu filho que eu gostaria muito que meu pai tivesse vivido esse momento, de ver o filho fazendo um gol naquele gramado sagrado, vestindo a camisa do Flamengo”, conta Zico.

“Quisemos criar uma conexão entre os pais e filhos que estão longe e também com os apaixonados por futebol ao destacar a história do jogador Zico, ícone do Flamengo. Além disso, nosso filme quer mostrar que nunca é tarde para se realizar sonhos”, diz Thais Nicolau, Diretora Regional de Branding do Mercado Livre. 

Para recriar a voz de Seu Antunes, pai do jogador, a campanha lançou mão de uma tecnologia de Inteligência Artificial inovadora. Foi criado um dicionário de voz personalizado que constrói uma mini base de fala a partir de gravações já existentes e materiais suplementares de timbre similar. Com essa base, usou-se um vídeo do arquivo pessoal de Zico e, adaptado a um sistema de síntese neural, o dicionário produziu um novo texto com fala sintetizada, recriando, a partir de diversas edições, a voz de Seu Antunes. 

De acordo com a Soundthinkers, responsável em conduzir toda essa etapa de inovação e tecnologia através do som, para garantir a qualidade de síntese, todas as frases foram gravadas seguindo um estilo único. Paulo Dytz, sócio e líder da St, explica que é um processo complexo, que é preciso ter um conjunto mínimo de aproximadamente 250 frases foneticamente ricas para a construção do dicionário de voz.


“Foi um sonho realizado poder ouvir a voz do meu pai novamente. Nunca imaginei que fosse possível e tive esse desejo atendido. O mundo mudou e a tecnologia possibilitou ter, mesmo que por poucos momentos, a sensação e a alegria de ter meu pai comigo novamente. Agradeço ao Mercado Livre pela oportunidade e desejo que todos os pais tenham um dia incrível”, comenta Zico. 

“Essa é uma campanha inspiracional, que fala sobre como as relações entre pais e filhos transpassam barreiras físicas. Hoje, a tecnologia nos proporciona infinitas novas possibilidades para despertar sentimentos no público. Esse é o objetivo da campanha, aflorar os sentimentos das pessoas pelas suas figuras paternas, sejam elas quem forem, em qualquer lugar”, explica Bruno Brux, diretor executivo de Criação da GUT São Paulo.

Agência: GUT São Paulo 

Anunciante: Ebazar

Produto: Institucional

Título: Gol 335

Duração: 1×2’30” ; 1×60”; 1×30”; 1×15”; 1×5″

Território: Nacional

 
ECD: Bruno Brux e Murilo Melo

Creative Directors: Linus Oura e Tiago Abreu

Creatives: Will Santos, Kayran Maroni e Fernando Cabral

Global CSO:  Fernando Ribeiro

Managing Director : Valéria Barone

Regional Account Director: Natalia Noya

Account Director: Raphaela Guillen

Account Manager: Luiz Ortega 

Head of Strategy: Amanda Agostini

Strategy Director: Diana Lopes, Mercedes Barusso

Senior Strategist:Amora Marzulo,

Strategy: Bárbara Reis

Social Strategy Director: Douglas Coelho

Social Strategy: Bruce Vital

Head of Media & Data: Guilherme Cavalcante 

Media: Douglas Silveira, Laura Cardeal, Jayane Lopes

Head of Production: Mariane Goebel

Senior Producer: Thaís Schroder

Produtora de Filme: Santería 

Direção: Rafa Damy 

Diretor Criativo: Felipe Luchi 

Produtor Executivo: Ana Paula Domingues 

Diretora de atendimento: Paty Silveira 

Atendimento: Hellen Gazetta 

Coordenação de produção: Ana Paula Domingues 

1º Assistente de direção: Bárbara Aranega 

2º Assistente de direção: Vitor Silva Moreno Gerbaudo 

Diretor de Produção: Antônio Carlos Accioly 

Coordenadora de produção: Bianca Marques

 Produtora: Karla Bastos 

Assistente de produção: José Roberto Antonio Da Silva, Bruna Amaro 

Direção de Fotografia: Guillermo Musé 

Direção de arte: Patricia Beatriz Nunes Pereira 

Produtora de Objetos: Daniela Caetano De Mesquita 

Figurinista: Marise Von Klay Santos 

Produção de elenco: Gabriela Guimarães, Giselle Souza Favoreto

Coordenação de Pós Produção: Rafael Tschope 

Assistência Coordenação: Luke Sakai & Neide Oliveira 

Edição/Montagem: Paula Mayumi, Rafa Damy e Saulo Simão 

Finalização: Juliana Silva 

Color: Bleach Color Grading 

Pós: Line VFX


PRODUTORA DE SOM: HEFTY
PRODUTOR: Edu Luke, Otávio Cavalheiro, Cris Botarelli, Celso Moretti, Tuco Barini e Rud Lisboa 

ATENDIMENTO: Debora Carvalho e Daniella Cabaritti

COORDENAÇÃO: Cristiane Oliveira

I

Sound company (responsável pela Inteligência Artificial p/ voz do Sr. Antunes):  Equipe Soundthinkers

 Aprovação do cliente: Louise Mckerrow, Thais Nicolau, Nathalia Cavalcante Teixeira, Ana Luisa Milanesi

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